terça-feira, 25 de maio de 2010

Espetáculo Cruel .


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou o Projeto de Lei 7291/06, do Senado, que acaba com o uso de animais da fauna silvestre brasileira e os exóticos (importados) na atividade circense. A proposta ainda precisa ser votada pelo Plenário.

Trechos da Lei

Art. 1º - Fica proibida, em todo o território nacional, a apresentação de espetáculo circense ou similar que tenha como atrativo a exibição de animais de qualquer espécie.
Art. 2º - Os animais referidos nesta Lei compreendem todo ser irracional, quadrúpede ou bípede, doméstico, ou selvagem.

Art. 3º - Não se aplicará a proibição prevista no artigo 1º quando se tratar de eventos sem fins lucrativos, de natureza científica, educacional ou protecional .

Art. 4º - O descumprimento às disposições desta Lei implicará em multa de R$100.000,00 (cem mil reais).

O relator, deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP), disse que houve um acordo entre os membros da Comissão de Educação e Cultura, que amplia de três para oito anos o prazo para que os circos se desfaçam dos animais ainda existentes em seu plantel, e afirmou que vota pela aprovação da proposta.

Nota;

Em depoimento a um programa de TV o deputado citado diz ter assistido um vídeo que mostrava como um urso era ensinado a dançar.

Disse o Deputado que o urso era colocado em uma jaula muito estreita e a parte debaixo da jaula era uma chapa de aço . Ao se iniciar uma música embaixo desta chapa era acendida uma chama que conforme esquentava a chapa forçava o urso a erguer as patas. Com o passar do tempo o urso por instinto ,só com o som da música passava a erguer as patas , fazendo parecer assim que o animal está dançando . Cruel não ? Esta crueldade tende a acabar ,e isso não quer dizer que a magia do circo vai acabar, pois existem circos como o Circo de Soleil que não usa animais em seus espetáculos, e nem por isso deixa de ter um espetáculo fabuloso e mágico.

Nada justifica esta crueldade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário