quarta-feira, 2 de junho de 2010

Discussão sem fim .

Ontem se fizeram presentes na sessão da Câmara Municipal de Antonina representantes da classe portuária de nossa cidade ,que compareceram naquela casa de leis para explanar mais uma situação de entrave na movimentação de cargas nos nossos Portos, infelizmente. Pelo que pude filtrar na explanação dos trabalhadores portuários o problema novamente se resume em uma queda de braço com uma empresa instalada na cidade de Paranaguá . Segundo a maioria dos vereadores presentes nesta sessão a situação é de cunho político ,pra variar . Fazendo valer mais uma vez aquela história do quem pode mais chora menos . Na nossa vida tudo é política e como disse um vereador “a corda sempre vai arrebentar no lado mais fraco”. Paranaguá com seus quase 100 mil eleitores sempre terá aos olhos dos políticos mais força e representação que Antonina que tem aproximadamente 16 mil eleitores.

Portanto a única saída seria a municipalização do nosso Porto e essa situação teria que ser discutida a nível de Governo Federal ,nesse ponto o Requião tem razão. Desde 1971 quando nosso porto foi anexado ao porto de Paranaguá ,Antonina vem sofrendo este tratamento desigual.

O Porto de Antonina, é administrado por autarquia estadual - concessão do Governo Federal ao Governo do Paraná originada pelo decreto 26298 de 23/02/1949. Então seria interessante levar esta discussão também a nível federal, pois entra governador e sai governador o problema não é resolvido .

Haroldo Leon Perez, Pedro Viriato Parigot de Souza, João Mansur, Emílio Hoffman Gomes, Jaime Canet Junior,Nei Braga,José Hosken de Novaes, José Richa ,João Elísio Ferraz de Campos,Álvaro Dias,Mário Pereira, Jaime Lerner,Hermas Brandão, Requião ,Pessuti.

Qual destes governadores nesses últimos 40 anos tomou uma decisão relevante que realmente viesse ao encontro dos anseios da população antoninense no que diz respeito a reativação definitiva do complexo portuário de nossa cidade ? O buraco é mais em cima .


8 comentários:

  1. Tutuca.
    Discordo do ponto de vista da matéria, tenho certeza que NUNCA Paranaguá foi contra a movimentação do Porto de Antonina, por incrível que possa parecer os parnanguaras tem um carinho muito grande por Antonina. O que acontece sempre é que quando a situação se agrava, os representantes portuários recorrem aos nossos políticos, vereadores e Prefeito, esses por sua vez fazem movimentos teatrais e nada, absolutamente nada muda. Não adianta recorrer mais a essa administração estadual que ora finda, Requião NÃO tem razão ficou 7 anos e nada! Destruiu o que existia. Municipalização prá quê? Se nem o nosso município os "nossos" políticos sabem administrá-la. Esses últimos 8 anos foram os piores pra Antonina, no ponto de vista econômico-portuário. Tutuca se não houver uma renovação total na nossa mentalidade política e políticos, tenha certeza que a tendência é ficar como está, talves até piore.
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Maurício.
    A questão não é o carinho que o povo parnanguara tem pelos antoninenses pois eu também acredito que este carinho exista .A questão sempre será
    política . Os parnanguaras fazem apenas defender os seus interesses.E com 80 mil eleitores a mais
    fica bem mais facil negociar qualquer questão.
    Também concordo que precisamos evoluir políticamente falando,até para enfrentarmos
    situações tão complexas como essa.Sobre a municipalização do Porto creio que seria a unica maneira de termos autonomia para decidirmos o que é bom ou ruim para a nossa cidade.Mas também acho que precisariamos de uma revolução quando falamos de competência na área de gestão seja portuária ou municipal.Sobre o Requião não acho que tenha sido pior ou melhor que os outros e mantenho a pergunta .O que esses
    outros tantos governadores fizeram efetivamente para que o nosso porto viesse realmente funcionar nesses últimos 40 anos?

    ResponderExcluir
  3. Já cansei de ver pessoas que fazem algo que consideram importantíssimo quererem que o mundo inteiro RESOLVAM OS PROBLEMAS DELAS.

    Aliás, esta é a justificativa que os ruralistas usam para nunca pagarem suas dívidas.

    Quem monta um negócio, ou esta sendo prejudicado em seu "ganha pão" não deve ficar atrás de políticos ou de funcionários públicos para bancarem seus próprios negócios, ou o seu "ganha pão". Deve sim é por o bloco na rua, quando setratar de um negócio particular, que o empreendedor seja criativo, trabalhar com qualidade...quando for para o "ganha pão" dar visibilidade ao seu movimento, chamar a imprensa, fazer passeata na rua XV de Curitiba, distribuir folhetos...Eu sempre fui a favor da MUNICIPALIZAÇÃO DO PORTO DE ANTONINA.

    ResponderExcluir
  4. "A pergunata que não quer calar":
    quem pagaria a multa se por acaso o contrato do Terminal Ponta do Felix não fosse cumprido?A AppA,ou o diretor do Porto de Paranguá.
    Eu quero apenas entender.

    ResponderExcluir
  5. Os parnanguara tem um "carinho" aqui por Antonina,um carinho pelos otários dos quais eles riem de nosso infortunio de um porto sucata.O que o porto de antonina almeja com esse nada de nada que lá existe,desculpe-me a expressão,mas este porto de Antonina,atualmente não vale nem serve prá bosta nenhuma,porisso o carinho dos parnanguaras

    ResponderExcluir
  6. Tutuca,
    Parece que a discussão vai longe, é interessante ver a manisfestação nos comentários nem sempre unânimes, uns com mensagens sub-liminares, outros diretos com xingamentos. Mas vejo pelo lado bom, a discussão. Tutuca parabéns, mande meu abraço ao Dep. Alexandre Curi.
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  7. no bem da verdade não resolve nada essas nossas opiniões isoladas,o que a classe portuaria da cidade e varios outros segmentos que direta ou indiretamente dependem dessa atividade deveriam ou devem lotar uns vinte onibus ou mais e ir a Curitiba fazer uma passeata com faixas e batendo panelas em frente o palacio do governo e da assembleia legislativa,para ver se a midia focando o protesto dos trabalhadores portuarios surte efeito,precisamos subir a serra,berrar, protestar,se continuar-mos calados com certeza a coisa não vai melhorar,observe-se que eu trabalho na prefeitura,ganho o suficiente para sobreviver,mas vejo a situção dos amigos que dependem deste ramo de atividade,enfrentarem períodos de escasses financeiras devido a falta de atitude de nosso governador e deputados estaduais,até quando este descaso?

    ResponderExcluir
  8. Maurício;
    Este é o objetivo do blog ,o debate, cada um expondo o seu ponto de vista mas todos com um só interesse o bem da nossa cidade.
    Continuo afirmando que esta questão do nosso complexo portuário tem que ser discutida também na esfera Federal,pois os governantes do Estado que passaram ao longo do tempo ,quando ,quando tomaram alguma medida em relação aos nossos portos foram medidas paliativas,
    sempre circunstanciais,invariavelmente eleitoreiras ,não podemos mais aceitar este tipo de tratamento ,precisamos de definição.
    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir