sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Ibope: Beto tem 46%; Osmar, 33%

Pesquisa mostra que nenhum outro candidato no estado chega a 1% das intenções de voto. Indecisos são 16%.

O candidato do PSDB ao governo do estado, Beto Richa, tem 46% das intenções de voto no Paraná, segundo a pesquisa Ibope/RPC divulgada ontem. Beto aparece com 13 pontos de vantagem sobre o candidato do PDT, Osmar Dias, que teve 33%. De acordo com a pesquisa, 16% dos entrevistados não decidiram em quem votar, enquanto 4% pretendem anular ou votar em branco. Amadeu Felipe (PCB), Luiz Felipe Bergmann (PSol) e Paulo Salamuni (PV) aparecem com menos de 1% das intenções de voto. Avanilson (PSTU) e Robinson de Paula (PRTB) não foram citados por nenhum dos eleitores.

Na pesquisa espontânea do Ibope – na qual os eleitores não são apresentados a uma lista de candidatos –, Richa tem 22%, contra 10% de Osmar. Para o diretor-presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os números do Ibope mostram um crescimento significativo de Beto Richa, levando em conta as pesquisas de outros institutos. “Ele abriu 13%. É uma diferença considerável”, diz Hidalgo.

Segundo ele, porém, os números podem mudar com rapidez, devido ao início do programa eleitoral, programado para começar daqui a duas semanas. “Até agora eles falaram para centenas. Na televisão irão falar para milhares. É aí que tudo pode ser decidido.”

Avaliação

Beto Richa comemorou o seu desempenho no Ibope. “É gratificante ver o resultado do nosso trabalho. Fico honrado com a confiança dos paranaenses”, disse o candidato tucano. Apesar da euforia, Beto disse que a pesquisa indica a fotografia do momento, que pode ser alterada. Ele disse que a campanha na tevê será fundamental. “A campanha é uma soma de fatores. Influencia quem você é, o que você fez, com quem você anda”, afirmou.

A campanha de Osmar Dias minimizou a importância e a metodologia da pesquisa. Em nota divulgada para a imprensa, o presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri, afirmou que a metodologia do Ibope é “ultrapassada”.

“Eles entram em contato com as pessoas apenas por telefone fixo, quando a maioria das pessoas tem apenas celular. Tenho certeza de que a próxima pesquisa vai mostrar um resultado completamente diferente, com Osmar na liderança”, diz Verri. Osmar Dias já havia anunciado que não comentaria números de qualquer instituto.

Metodologia

O levantamento do Ibope/RPC ouviu 1.008 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 2 e 4 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o protocolo 17.416/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21.696/2010.

Fonte Gazeta do Povo.

Por Tutuca.

O que podemos constatar é que quando os resultados das pesquisas não são os esperados por qualquer que seja o lado rapidamente quem esta atrás procura desqualificar a pesquisa .

O presidente do PT estadual confirma esta prática mais precisaríamos saber se ele pensa da mesma maneira quanto as pesquisas para a Presidência do País onde a candidata Dilma está na frente. Se a pesquisa do Ibope não serve aqui também não serve lá.

O que vemos é que o numero de indecisos é significante 16% portanto não tem nada definido .Segue o baile.



3 comentários:

  1. Tutuca.
    Disse o "polvo" Antonio Bento bem lá trás:
    "A entrada do PSB de Antonina na campanha?..."
    Ele previu, com certeza, o PSB de Antonina ajudou a alavancar o índice da pesquisa em prol do Beto Richa.
    Mauricio Scarante (Masca)
    Secr. geral do PSB de Antonina

    ResponderExcluir
  2. O problema das pesquisas é que o universo pesquisado nunca é noticiado e por isso leva a manipulação e interpretações errôneas. Pode-se fazer uma pesquisa sem distorção dos número beneficiando um candidato. Basta se fazer as pesquisas em cidades onde ele tem boa popularidade. Claro, para o eleitor saber se está sendo enganado teria que se ver os locais onde se fez as pesquisas (o universo pesquisado). Neste caso, eu previ sim a alavancagem do Beto Richa, como a pesquisa foi feita em Antonina, só entrevistaram por e-mail o presidente e os dez filiados do PSB, o que gerou um índice estatístico de aprovação do Beto Richa na espontânea.

    ResponderExcluir
  3. Tutuca.
    Quando a pesquisa não é favorável a culpa é do "universo", do FHC.
    "Polvo" adivinhe o indice de rejeição da administração municipal obtida na última pesquisa realizada na terrinha?
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir