domingo, 8 de agosto de 2010

O surfista.

Luiz Inácio Lula da Silva está na presidência da República há sete anos e sete meses. Tem a maior popularidade já aferida pelos institutos de pesquisa.

Teve ampla maioria na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Aprovou várias leis que beneficiaram sua administração. Teve várias vetadas pela base aliada. Pôde fazer praticamente tudo que planejou.

E por isso causa surpresa uma declaração como a dada semana passada e relatada pelo jornal O Estado de S. Paulo: "O presidente Luiz Inácio Lula da Silva contou, durante discurso na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, seus planos para os dias em que não for mais presidente. ‘Eu vou ser um leão para que o meu partido assuma a responsabilidade de, junto com outros, fazer uma reforma política para que a gente possa ter as coisas mais visíveis', adiantou. ‘Porque não é da responsabilidade do presidente fazer a reforma política, é de responsabilidade dos parlamentares e que, portanto, nós temos de priorizar'. (...) Numa entrevista publicada pelo jornal Correio do Povo, Lula disse que não sabe direito o que vai fazer em 2011, mas reiterou que pensa em participar das grandes reformas de que o Brasil precisa, citando a tributária e a política".

Interessante. Lula ficou todo este tempo no poder e somente agora vem falar que será um "leão" para defender a realização de uma reforma política. Alegando que é o Parlamento que deve tomar a iniciativa, o presidente joga para a plateia e pede mudanças no próximo governo - que, no caso, não será o dele, será o de José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) ou Marina Silva (PV).

Como dito no início do texto, nenhum presidente teve tantas oportunidades para modernizar a política brasileira. Como político sempre ligado ao mesmo partido (o PT), Lula poderia priorizar a fidelidade partidária e reforçar a identidade programática, e quem sabe reduzindo o número quase obsceno de partidos do País. Mas ele preferiu deixar assim.

Por quê? Porque não interessava. Era mais importante manter a base aliada da forma como ela estava, apoiada no fisiologismo e sem a menor unidade política. Não importava isto nos últimos anos, porque era melhor contar com PP, PMDB, PR, PRB, PC do B, PSB e outros partidos nas votações decisivas. Lula perdeu essa oportunidade.

Na entrevista ao jornal Correio do Povo, o presidente também falou da reforma tributária. Ora, se ela é tão necessária (e realmente é, fala-se dela desde o governo de José Sarney), porque ele não liderou a sua realização? Se já está com o nome gravado na história, Lula poderia ter comandado uma alteração profunda na tributação dos brasileiros. Poderia ter reduzido a carga de impostos das pessoas físicas, aumentado a produtividade e a competitividade das empresas nacionais. Seria uma conquista gigantesca. Mas ele preferiu deixar assim.

E por quê? Porque não interessava. Era mais importante ter recordes de arrecadação, mantendo a máquina pública em pleno funcionamento para os planos governamentais, principalmente o Bolsa Família. Programa social de extrema importância, é verdade, mas que poderia ter outras fontes que não fossem os escorchantes impostos na classe média e no setor produtivo. Lula perdeu essa oportunidade. E deve pensar o quão maior seria se abdicasse de interesses imediatos para pensar no legado que deixaria para o Brasil.

Fonte Paraná On Line.

Por Tutuca,

O texto é bem esclarecedor e tem tudo haver com a frase do FHC.

“Lula nada mais é que um bom surfista mas não cria onda, quem criou onda foi eu”.

Fernando Henrique resumiu, bem Lula não criou nada só deu seqüencia a tudo o que foi criado pelo governo anterior teve oportunidade de fazer mas não o fez. Por Que ?

Porque não interessava.

5 comentários:

  1. Lula tem 80% aprovação. Podia emprestar uns 30% para o FHC.

    ResponderExcluir
  2. Postaram neste momento no meu e-mail, achei interessante e estou-lhe enviando.

    Por que devo votar em José Serra
    David Stival



    Precisei lutar muito e passar por cima de muita gente para chegar onde estou! Todo o meu esforço foi em vão, porque já não faço parte da elite e aqueles que eu solenemente ignorava quando esmolavam agora são insolentes e me olham de igual para igual, como seu eu fosse igual a eles.


    Hoje não se consegue mais uma doméstica limpinha e barata! Até as negrinhas sumiram. Cismaram de estudar no tal de ProUni e inflacionaram o mercado. E aquelas que não estão fazendo curso superior estão em cursos técnicos ou profissionalizantes. Rosinalva, a minha ex-empregada doméstica está trabalhando como soldadora, pode? E Gracinha, a cozinheira? Meu Deus do céu! Não gosto nem de pensar. Ela pediu as contas, assim sem mais nem menos, depois de tudo que eu fiz por ela. E ainda por cima me processou na Justiça do Trabalho. Tive que pagar oito anos de repouso semanal. Minha sorte foi contratar um bom advogado e ter feito um acordo, senão aquela ingrata me quebrava. Arrumou um ponto comercial e abriu um restaurante popular com o meu dinheiro... Repouso semanal, tá! A desgraçada está lá naquele bairro, reformando a casa. Tem até carro do ano.


    Também perdi meu jardineiro. A filha veio buscá-lo e o levou de volta a Pernambuco. Agora é vigia de um prédio. Outro dia me telefonou para avisar que vem a São Paulo nas férias, de avião e quer me visitar... Avião! É o fim do mundo mesmo.


    Outra coisa que me incomoda é a falta de um bom pedreiro. Antigamente era só falar que estava pensando numa reforma e faziam fila na porta. Hoje eu tenho que ir telefonar para uma agência e entrar na fila se quiser um bom profissional – e caro! Não há mais pedreiro, pintor, carpinteiro, eletricista, nada! Cadê aquele bando de desocupados?


    O trânsito está cada dia pior, por culpa do Governo Federal. Pobre agora tem carro e moto, tirando o sossego da gente de bem. É por isso que eu vou votar no Serra, para colocar essa gente toda em seu devido lugar, que é debaixo de minha sola...


    Pois sim! Inclusão social é o raio que o parta!


    Colaboração Eliseu Braz Santos deOliveira - por email

    ResponderExcluir
  3. Fica a pergunta ;

    O Lula criou essa política econômica ?

    O Lula criou os programas de combate a fome?

    O Lula não plantou nada só colheu e com toda essa popularidade deixou de fazer as reformas estruturais do país ,como a judiciária,eleitoral,tributária,previdênciária e
    agora diz que vai lutar por elas.

    O que o governo Sarnei deixou para o FHC inflação e a desordem ,um país à beira de um ataque de nervos .

    FHC deixou o plano real os programas de combate a fome e a estabilização da economia
    mesmo que o PT e o Lula sempre fossem contra tudo e contra todos não interessa se fosse bom para o país .

    Agora ,bom agora o Lula joga pra torcida e isso ele faz muito bem ,apesar que o seu sucessor vai
    encontrar em seguimentos como ,Saúde,Educação,
    Segurança,e estrutura viária o país igual ou pior do que quando pegou do FHC.

    Por isso o título de "O Surfista".

    ResponderExcluir
  4. Quem quis ficar na crista da onda nesse final de semana foi o FHC. Quis surfar mas não conseguiu. Tudo o que a gente leu no seu artigo do Estadão e viu no SBT é manifestação de ressentimento. Ele morre de inveja do Lula. Quando Lula o apoiou na sua candidatura a senador, Lula era bom. É claro! O operário da senzala levava seu apoio ao senhor da casa grande. Mas quando o operário chegou ao mais alto cargo da nação, aí o encanto acabou. Interessante como o artigo do Estadão encerra o texto de FHC: "Sociólogo, foi Presidente da República". Coitado! Já se sente esquecido e precisa avisar: "Gente, fui presidente. Viu?" Mas o FHC se acha o máximo, a "última bolacha do pacote". Pra Marília Gabriela disse: "A tragédia da vida é que o reconhecimento só vem depois de morrer". Ele não confessa mas a tragédia dele é muito pior: o reconhecimento que Lula vem recebendo antes de morrer. Enquanto FHC espera receber reconhecimento depois que morrer, um operário o recebe em vida! O FHC precisa parar de ficar choramingando por aí. Ele pode se juntar ao Serra e ao Índio e ir por aí criticando o Lula e defendendo os candidatos demo-tucanos. Ou será que até o Serra morre de medo de receber o apoio do Soberano?

    ResponderExcluir
  5. O que Lula conquistou foi somente consequência, e a única coisa que quer deixar é a perpetuação do poder....somente isso...Chaves está ensinando ele muito bem. 2014 ele está de volta e assim a vida continua....

    ResponderExcluir