segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Propaganda x Realidade 2

Dedicação e vocação são essenciais para o profissional que pretende ingressar na Medicina. Por muito tempo considerada uma profissão de status, hoje ela assume um caráter diferente. As universidades passam a questionar freqüentemente seus alunos quanto à sua opção profissional com o objetivo de selecionar e preparar para o mercado jovens compromissados com o trabalho e, principalmente, com a Saúde Pública do Brasil.

Para o diretor-científico adjunto da APM (Associação Paulista de Medicina) e professor titular de Medicina de Urgência da Unifest (Universidade Federal de São Paulo), Álvaro Nagib Atallah, a Medicina é considerada um sacerdócio principalmente frente às atuais dificuldades do sistema de saúde do país. "Para ser médico no Brasil, onde os investimentos são escassos, é necessário ter acima de tudo vocação e muita força de vontade para mudar esta realidade", diz.

Segundo Atallah, o país está no antepenúltimo lugar em investimentos na área da saúde da América Latina, ficando à frente apenas de Trinidad e Tobago e Jamaica.

"Temos escolas de Medicina onde o ensino é considerado de primeiro mundo, mas, infelizmente, é uma área que não recebe muitos investimentos", diz. Outra dificuldade a ser enfrentada pelos médicos do Brasil é o mercado de trabalho saturado nos grandes centros e carente de bons profissionais nas cidades interioranas.

"Há uma grande concentração de médicos nas metrópoles. Só em São Paulo, a relação é de um para cada para 500 habitantes", afirma.

Fonte Universia – Rede de Universidades do Brasil.


Por Tutuca,

A Educação no País é ruim , e a prova é; você já viu filho de Deputado ,Prefeito e Governador estudando em Escola Pública ? Pois é !!

A saúde é péssima haja visto o exemplo da matéria acima, é o dia a dia de quem precisa da saúde pública.

As estradas do pais estão como já postei matéria aqui no blog ,70% delas em péssimo estado de conservação.

E a segurança Pública? como também já postei matéria aqui no blog ,e segundo números da Organização Mundial de Saúde o país se encontra em estado de violência epidêmica.

Se os pilares de uma nação ,Saúde , Segurança, Educação vão de mal a pior e as estradas do país responsáveis pelo escoamento da produção que movimenta a economia estão sucateadas .

Então, o país tá bom pra quem ?


2 comentários:

  1. Elogio do aprendizado

    Aprenda o mais simples! Para aqueles
    Cuja hora chegou
    Nunca é tarde demais!
    Aprenda o ABC; não basta, mas
    Aprenda! Não desanime!
    Comece! É preciso saber tudo!
    Você tem que assumir o comando!

    Aprenda, homem no asilo!
    Aprenda, homem na prisão!
    Aprenda, mulher na cozinha!
    Aprenda, ancião!
    Você tem que assumir o comando!
    Frequente a escola, você que não tem casa!
    Adquira conhecimento, você que sente frio!
    Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.
    Você tem que assumir o comando.

    Não se envergonhe de perguntar, camarada!
    Não se deixe convencer
    Veja com seus olhos!
    O que não sabe por conta própria
    Não sabe.
    Verifique a conta
    É você que vai pagar.
    Ponha o dedo sobre cada item
    Pergunte: o que é isso?
    Você tem que assumir o comando.


    Bertolt Brecht(1898-1956)

    ResponderExcluir
  2. Fortunato,

    No comentário sobre a Saúde pública no Brasil creio que o comentarista citado tem alguma bagagem no setor portanto é conhecedor do assunto em pauta (diretor-científico adjunto da APM(Associação Paulista de Medicina)e professor titular de Medicina de Urgência da Unifest (Universidade Federal de São Paulo) , e o melhor de tudo não é político não precisa agradar a A ou B em suas palavras só constata a realidade . Quem sou eu pra discordar ?

    ResponderExcluir