sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ditadura disfarçada. Receita Federal em xeque.

O comando da Receita Federal suspeitou de fraude na violação do sigilo fiscal da filha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, mas mesmo assim montou uma operação para abafar o escândalo e evitar impacto político na campanha de Dilma Rousseff (PT). Em meio ao discurso oficial de que não havia irregularidade, o governo já sabia que a procuração usada para violar os dados de Verônica Serra poderia ser falsa.

Os novos documentos da investigação, a que o jornal O Estado de S. Paulo teve acesso na quarta-feira (1º), também provam que a Receita sabia desde o dia 20 de agosto que o sigilo fiscal de Verônica havia sido violado em setembro do ano passado. A prova da suspeita da Receita está em um documento que mostra que, na tarde de terça-feira (31), a comissão de inquérito decidiu encaminhar o caso ao Ministério Público Federal. Ou seja, antes de a filha de Serra e o cartório afirmarem que o documento era falso, o que desmente o discurso edo secretário-geral da Receita, Otacílio Cartaxo.

Num documento obtido pelo jornal, com data de terça-feira, a comissão de investigação levanta suspeitas sobre Antônio Carlos Atella Ferreira, autor da procuração utilizada para retirar os dados fiscais de Verônica Serra em uma agência da Receita em Santo André. No ofício, Ferreira é tratado como pessoa "supostamente" autorizada a retirar os documentos da filha de Serra. A comissão levantou informações sobre ele e cita que tem quatro CPFs em "diversos municípios". Diante da suspeita, a comissão pede que a procuração seja enviada à Procuradoria da República para "confirmação de autenticidade". O documento da comissão, tratado como "ata de deliberação", registra o horário das 17h de terça. A Receita descobriu pouco antes, às 13h42, que Ferreira era dono de quatro CPFs.

Na noite daquele mesmo dia, quando o episódio foi revelado, o Ministério da Fazenda e a Receita procuraram a imprensa para informar que não havia irregularidade e os dados de Verônica foram consultados mediante requisição autorizada e assinada por ela. O discurso foi compartilhado pelo primeiro escalão do governo durante toda a manhã de quarta, incluindo o ministro Guido Mantega (Fazenda) e o líder no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

Os documentos obtidos pelo jornal mostram ainda que, além de já suspeitar da violação do sigilo, a Receita descobrira havia pelo menos 10 dias que os dados fiscais da filha de Serra haviam sido invadidos ilegalmente. Mais exatamente às 17h59 do dia 20 de agosto, quando Eduardo Nogueira Dias, membro da comissão de investigação, consultou o histórico dos acessos aos dados de Verônica. Naquele dia, ele descobriu que as declarações de renda dela foram acessadas às 16h59 de 30 de setembro de 2009 por meio da senha da servidora Lúcia de Fátima Gonçalves Milan, lotada em Santo André.

Ou seja, quando deram uma entrevista coletiva, convocada às pressas na sexta-feira passada (27), Cartaxo e o corregedor-geral, Antônio Carlos da Costa D'Avila, já tinham conhecimento do acesso aos dados fiscais de Verônica. Na sexta, Cartaxo e D'Avila anunciaram uma versão que até agora não se sustenta nos autos da investigação. Afirmaram que a Receita descobriu a existência de um esquema de venda de dados fiscais mediante "encomenda" e "pagamento de propina".

Fonte - Revista Época

Por Tutuca,

Novamente o PT usa do mesmo expediente. Lembram do caso Pallocci e o caseiro Francenildo?Esse governo do PT não respeita as instituições e aos poucos vem instalando um estado de ditadura disfarçada e acabando com a democracia,seguindo par a passo o estilo dos “companheiros” Hugo Chaves , Fidel Castro e Ahmadinejad.

Não temos mais nem o sagrado direito da Privacidade .

9 comentários:

  1. A ditadura é um estado em que todos têm medo de um e um tem medo de todos!!!
    Estamos caminhando a passos largos para este processo...

    ResponderExcluir
  2. Liguei para o Vasco.

    - Vasco, o que deu no Serra ? Por que essa insistência numa canoa furada ?

    - Ele é um obcecado. Ele vai para o precipício com convicção, ninguém segura ele.

    - É, mas, também, na hora de fugir, ele foge com convicção – digo para provocar.

    - Deixa isso para o Dunga, meu filho.

    - Não, Vasco. O que eu quero saber é o seguinte: você acha que o Serra acha que ganha eleição com o sigilo da filha ?

    - Ele sabe que não.

    - Então por que insiste ?

    - Você quer saber por que o PiG (*) insiste ou …

    - Não, o PiG a essa altura já se descolou do Serra. O PiG agora quer livrar a própria cara. Salvar o resta de sua reputação. Eles inventaram essa crise e tem que ir até o fim. Meu problema é o Serra. Por que ele insiste nisso ?, perguntei.

    - Porque o problema dele é o Daniel Dantas.

    - O que é isso ? Parece o Paulo Henrique Amorim …

    - Não, meu filho. Acompanhe com atenção.

    - Sou todo ouvidos.

    - O problema do Serra é o 4 de outubro.

    - Sim, ele vai perder a eleição.

    - Mais do que isso. Ele vai perder a eleição e vai ter que se defrontar com o livro do Amaury. Ele vai se ver cara a cara com o passado, o passado que o PiG escondeu até agora.

    - E por que o PiG abriria o armário agora ?

    - Porque em 4 de outubro ele será um fósforo queimado.

    - E daí.

    – Daí, ele vai ter que enfrentar as informações sobre o que ele fez na privatização do Príncipe dos Sociólogos.

    - O Farol de Alexandria, aquele que iluminava a Antiguidade.

    - E foi destruído num terremoto.

    - Mas, e por que o Serra insiste no sigilo da filha ?

    - Para melar o jogo, no dia 4 de outubro.

    - Você andou rápido demais. Devagar, por favor. Só tenho dois neurônios e um deles se dedica permanentemente ao Daniel Dantas.

    - Se ele melar o sigilo, denunciar documentos falsos, dizer que o Amaury é um criminoso porque acessou dados secretos, se ele desqualificar toda a arquitetura do Amaury, desde agora, quando todos os holofotes ainda estão em cima dele, ele …

    - Cria o clima para desmoralizar tudo o que o Amauy disser em 4 de outubro.

    - Você é rápido, meu filho.

    - Obrigado.

    - O pessoal do PiG já deve ter entendido: no dia 4, o Serra caput. Finito. C’est fini. Ele estará naquele lugar que os americanos descobriram para depositar os jenios: no “dustbin of History” - disse o Vasco, para demonstrar erudição de aeroporto.

    - Será que a ficha do PiG já caiu, mesmo ?

    - Acho que sim. Já percebeu que ele não faz mais campanha para presidente. Ele já sabe que foi para o brejo. Ele agora foge do Amaury.

    - Como fugiu para o Chile.

    - Deixa isso para o Dunga.

    Pano rápido.


    Paulo Henrique Amorim

    ResponderExcluir
  3. O CASO DA RECEITA FRACASSOU...

    Se o Datafolha ainda insiste em possibilidades sinistras de recuperação de Serra, alimentadas sempre por casos policialescos, o colunista da Folha de S.Paulo, Fernando Rodrigues, afirma categoricamente em seu blog que o “Receitagate”, como batizou o caso dos vazamentos de dados da Receita Federal, não funcionou eleitoralmente.

    Discordo radicalmente da expressão “Receitagate”, que tenta equivaler um caso ainda muito mal explicado e com possibilidades de estar restrito à disputas internas do próprio tucanato, ao famoso “Watergate”, que levou o presidente Nixon à renúncia, mas o reproduzo com a certeza de que a mídia o assumirá de agora em diante para estabelecer as devidas ressalvas.

    Mas o que é importante é que o colunista da Folha reconhece que o assunto foi “bombardeado” na cabeça do eleitor, inclusive com a prestimosa contribuição do jornal em que ele escreve, mas que a pesquisa do Datafolha mostrou que isso não serviu para nada, já que Dilma subiu um ponto, e Serra caiu outro, aumentando a diferença entre os dois de 20 para 22 pontos.

    O colunista vai além ao indagar se a “estratégia serrista” ainda pode funcionar até 3 de outubro. Ele considera que o fato de um petista de “baixíssimo escalão” ter requerido fradulentamente a delcaração de IR da filha de Serra não atinge diretamente a Dilma. A colocação do colunista é interessante, pois ele reduz o tal contador ao que ele realmente é, um nada, o que contraria a manchete do seu jornal, justamente destinada a proclamara que o dito cujo foi militante do PT. Como influente jornalista da Folha, ele deveria dizer ao comando da redação que manchtes não se destinam a personagens de “baixíssimo escalão”.

    O colunista da Folha argumenta a sua análise com o fato, provado pela pesquisa do Datafolha, de que a “massa” mais interessada no processo eleitoral já está a par do tema explorado a exaustão por Serra e não se indignou. Ou seja, 51% já assistiram a propaganda eleitoral, não cairam no trololó de Serra e consideram que Dilma está se saindo muito melhor.

    Juntando esta parcela aos que viram sua vida melhorar durante o governo Lula e sabem que Dilma é quem vai dar continuidade a esta política o cenário se fecha. É lógico que a disputa não está encerrada. O próprio colunista da Folha ressalta o pouco efeito do episódio da Receita se ele “continuar circunscrito ao que já se sabe”. Assim como Datafolha, deixa sempre um espaço aberto para novas campanhas sórdidas.

    Mas continuamos com a verdade ao nosso lado e ela nos levará a vitória em 3 de outubro.

    ResponderExcluir
  4. PICARETAGEM NO NINHO TUCANO...

    A notícia de que o tal contador do sigilo quebrado teve uma filiação ao PT não deve deixar ninguém apavorado. Desde que surgiu este cidadão, viu-se que era um tipo estranho. Na primeira vez que o citei, disse que dava para perceber que era um personagem estranho, com a entrevista que deu à Folha de S. Paulo.
    No dia seguinte, veio a tal entrevista na CBN, onde ele diz que “queria se arrumar” com esta história.
    Agora, surge esta filiação ao PT, partido ao qual ele jamais se referiu, dizendo que era eleitor e admirador do Serra.
    Este homem pode falar qualquer coisa. Ninguém pode se espantar. Parece ser uma pessoa totalmente desqualificada.
    Qualquer pessoa lúcida e esclarecida percebe o que está em jogo e imagina a que métodos se pode recorrer quando se enfrenta uma situação eleitoral desesperadora.
    O PT tem de agir, verificar suas fichas de filiação, encontrar os rastros deste homem, se é que foi filiado. Quem o filiou, quem o conhecia. E o TRE, que deu a informação de que ele foi filiado, deve informar também qual foi a razão de sua exclusão.
    O fato de ele ter sido filiado ao PT prova tanto quanto o fato de que o tal Ademir Cabral, seu aparente cúmplice, ser filiado ao PV de Marina: nada.
    A única coisa certa, até agora, é que se está lidando com um esquema de picaretagem.
    Uma picaretagem miúda. Mas há picaretagem graúda e política nos propósitos a que isso está servindo.
    Nosso dever é nos mantermos atentos e, como sempre, procurarmos a verdade. Porque a verdade é que temos ainda 29 dias de embate pela frente. E nenhum deles será dedicado ao descanso.

    ResponderExcluir
  5. Antonio Bento por um acaso você não tem mais um sobre nome.
    Este sobre nome por acaso não é Machado???

    ResponderExcluir
  6. Prezado Tutuca:

    1. Parabéns, meu caro. Você realmente publica comentários que sejam contrários às tuas posições, o que comprova que você não medo da democracia. Digo isso porque o Reginaldo Gouvea exigiu que lhe fornecesse meu CPF para publicar um modesto comentário que fiz.
    2. Eu iria postar um comentário mas, se me permite, Antonio Bento demonstrou o que realmente está acontecendo.
    3. Aproveito para pedir ao Antonio Bento que faça contato (prcequinel@yahoo.com.br).
    PAULO ROBERTO CEQUINEL

    ResponderExcluir
  7. Tutuca.
    Cuidado! O mesmo contador pode rastrear a contabilidade do teu carrinho de cachorro-quente.
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  8. Se continuar essa onda no Jornal Nacional em relação a sigilo fiscal, na pesquisa espontânea o tal de Sigilo Fiscal vai passar o Serra.

    Antonio Gomes Bento, ao seu dispor...

    ResponderExcluir
  9. Bela gravata Sr. Tony...

    Antonio Gomes Bento


    http://www.rotary4730.org.br/jml1515/index.php?option=com_content&view=article&id=665:rosa-bruinj-o-nome-da-sede-do-rotary-club-de-pinhais&catid=1:notas

    ResponderExcluir