terça-feira, 7 de setembro de 2010

E viva o 7 de Setembro.




O Brasil não é um país afeito a patriotismos. O sete de setembro, ano após ano, interessa ao grande público tão somente para saber em que dia da semana cairá o feriado. A exceção à regra acontece a cada quatro anos, durante o período de Copa do Mundo de futebol, quando externamos um recluso espírito verde e amarelo. Todavia, no que toca às mazelas éticas e morais que atingem a Nação, nosso desinteresse é geral. Talvez isso explique o comodismo e a tolerância das entidades de classe com as violações dos sigilos fiscais efetuadas por gente ligada ao partido do governo no intuito de atingir o adversário da oposição. Não obstante o crime cometido junto à Receita Federal seja do tamanho do Brasil, não se vê um único gesto de indignação pública de maior envergadura. As centrais de trabalhadores, em particular, contaminadas pelo vírus da ideologia partidária, fecham os olhos e aderem a um silêncio comprometedor. Trata-se de um escândalo e de um escárnio. A pátria, literalmente, dorme em berço esplêndido.
Vergonha

Se a culpa pela afronta à Constituição Federal é de todos nós, pior ainda é a postura adotada pela presidência da República nesse incidente. O Planalto, com a desfaçatez típica de um nacionalismo faceiro, manipula o caso perante a opinião pública como se o acesso criminoso às declarações de renda, inclusive da filha do presidenciável tucano, fosse uma mera questiúncula eleitoral.
Aliás...

Se o Brasil fosse um país minimamente sério, já havia caído o comando inteiro da Receita Federal e o ministro da Fazenda. O óbvio, no nosso Estado, não é óbvio.
Exercício
Imaginemos, por exemplo, se o governo atual fosse comandado pelo PSDB. É fácil prever que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical, embora desafetas, estariam unidas no sentido de denunciar o crime cometido contra o cidadão comum. Passeatas e atos públicos aconteceriam de norte a sul do país e, em Brasília, mais de um milhão de pessoas pediriam a renúncia do presidente.
No campo
Fosse um governo que não do PT, o Movimento Sem Terra também estaria revoltado. Invasões de propriedade seriam orquestradas e, por conta da gravidade da situação, se estabeleceria uma espécie de “setembro vermelho”. Se o chefe da Nação tivesse fazenda, esta seria ocupada. E todos cantariam o hino nacional a plenos pulmões contra o abuso.
Opinião
A revista Veja dessa semana entrevistou personalidades de diversos segmentos da sociedade e perguntou o que cada uma delas pensava a respeito do mais recente político nacional. Entre todos os ouvidos, a declaração mais contundente é a da escritora Fernanda Young: “Alguém se surpreende ainda? A violação do sigilo fiscal é de uma indecência sem tamanho. É um estupro. O pior é que a maioria da população nem entende o que isso significa”. Ela tem razão. E viva o sete de setembro!

Fonte Paraná On Line

9 comentários:

  1. DIREITO DE RESPOSTA!

    O FATO NADA VALE, E SIM AS VERSÕES...

    Por: Fortunato Machado Filho

    Quando jovem, já fui um simples e moderado simpatizante (não um seguidor e ativista fanático) de algumas idéias e teorias socialistas. Mas com o tempo e muitas análises tomei consciência das limitações e contradições teóricas e práticas do socialismo e do comunismo.
    Assim, caro jovem idealista político, estude muito e não parta para a luta armada pela mídia. Faça uma faculdade de economia ou administração ou ciências contábeis primeiro antes de estudar Filosofia, Psicologia, Psiquiatria, Ciência política, Direito, Sociologia, Antropologia, História, Jornalismo e outras ciências humanas e sociais.

    Estude mais sobre empreendedorismo, educação financeira e seja mais pró-ativo na sua vida como um todo, procurando individualmente melhorar a sua vida e da sua família, via uma boa gestão financeira individual e familiar primeiro para depois pensar e agir com mais racionalidade econômica dentro das empresas, dos governos, dos sindicatos, das Ongn’s, Ocip’s, cooperativas, etc.

    Não seja passivo e não fique só esperando ajuda do "papai estado". O governo deve fazer sua parte, mas cada pessoa também deve fazer a sua parte para o seu próprio desenvolvimento econômico, profissional, intelectual, etc. Não seja um cidadão que apenas reclama de tudo e todos, deitado na rede e/ou sentado na poltrona vendo TV e/ou ouvindo rádio e/ou na internet. Seja mais um empreendedor da sua própria vida.

    Não seja apenas mais uma pessoa preguiçosa e acomodada que só exige direitos e não é muito exigente no cumprimento dos seus próprios deveres.Que só deseja benefícios,mas que esquece e/ou não gosta de pagar os custos.

    Estude,estude,estude,estude,estude e estude cada vez mais. Faça mais de uma faculdade e busque o conhecimento para compreender a realidade da forma mais inteligente e racional possível. Não seja mais um cidadão comum e leigo que emite opiniões sobre tudo de forma muito limitada e superficial. Procure desenvolver cada vez mais seu intelecto.

    Estava aqui estudando, fazendo atividades para o meu mestrado, onde bem podia estar com os meus amigos, tomando umas cervejas neste feriado prolongado, Mas, não tenho as minhas responsabilidades! Na minha vida nada me veio de graça, tive e estou na luta. Num momento de descanso resolvi dar umas passadas pelos blogs antoninenses, e no seu blog, você Tutuca referiu-se a minha pessoa de uma maneira irônica, sem eu ter nada haver com isso. Certos individuos de nossa cidade me superestimam, criam versões sobra a minha pessoa etc e tal. Entro sim personalizado nos diversos blogs não só de Antonina como em outros. A mídia blogueira de Antonina tem um "pensamento único" e eu tenha a minha ideologia política formada na teoria e na pratica. Não voto nessa ultra-direita que esta com o Beto Richa, vive na carne a "privataria" feita por eles no Banestado S/A, onde mais de 10(dez) mil familias ficaram desamparadas da noite para o dia. Hoje ,Tutuca estou enviado um e-mail a todos que estão na minha caixa postal, para dimistificar o Sr. José Serra. Se hoje podemos livremente expressar as nossas opiniões e pensamentos devemos a Dilma Roussef que lutaram para isso, assim como um incompreendido cidadão antoninense, homem de forte ideologia que também nas lutas foi contemporânea dela, o Nerval Pires da Silva.
    Cuidado com todos os fanatismos, incluindo os fanatismos políticos, pois todos eles não são muito inteligentes devido a uma grande carga emocional e menor racionalidade lógica,científica e técnica.

    Estudar nunca é demais!

    Atenciosamente,

    Fortunato Machado Filho(Natinho)

    Obs: Ou Antonio Gomes Bento, Pedro, João, Álvaro, Márcio, o Guardião, Amelinha, João Bosco, Cartola...como queiram os escarnecedores!!!

    --
    Αφθονία

    ResponderExcluir
  2. Me parece que o fanático na estória é vc pois eu nunca disse que os tucanos quando governo não erraram . Mas vc insiste em dizer que tudo que depõe contra o Lula e o PT é invenção da mídia ou
    tentativa de golpe da oposição,isso é fanatismo fanatismo também é ficar enviando emails pra todo mundo contra esse ou aquele ,cadê a liberdade de pensamento e expressão?

    Sobre o Antonio Bento ou Fortunato ,não tenho nada contra ,tanto é que contiunuo postando os seus comentários ,o curioso é que quando um desses faz um comentário invariavelmente após oito ou nove minutos o outro também comenta é só
    conferir ,é batata e a linha de racicínio é sempre a mesma logo...

    Tenho conciência que não posso me considerar uma
    pessoa assim vamos dizer inteligente, mas fico
    de cara quando pessoas possuidoras de um de canudo e que se intitulam intelectuais querem jogar merda na pouca inteligência que tenho.Infelizmente não é a primeira vez.

    ResponderExcluir
  3. "Você vê coisas e diz: Por que?; mas eu sonho coisas que nunca existiram e digo: Por que não?" (George Bernard Shaw)

    ResponderExcluir
  4. (...)Sobre o Antonio Bento ou Fortunato ,não tenho nada contra ,tanto é que contiunuo postando os seus comentários ,o curioso é que quando um desses faz um comentário invariavelmente após oito ou nove minutos o outro também comenta é só
    conferir ,é batata e a linha de racicínio é sempre a mesma logo...(...)

    Tutuca faltar com a verdade, fere a credibilidade de qualquer cidadão, estava fazendo uma pesquisa nisso o que vc escreveu sobre horário de entrada no seu blog, e é uma inverdade, então fique vc com os escarnecedores de crachá.

    Bom feriado...

    ResponderExcluir
  5. As vezes uma boa conversa,e um bom poder de convencimento ,tipo mentir e acreditar no que tá dizendo,é bem melhor do que estudar,o Lula que o diga.

    ResponderExcluir
  6. Celso...quem não tem inteligência intuitiva, assim como o Amador Aguiar, fundador do Bradesco e o Lula, tem que estudar.

    ResponderExcluir
  7. Celso, conheci um Natinho na minha juventude de Antonina, era eletricista, iamos muito no Primavera e Ipiraga, é ele? Vou dar um pitaco neste assunto de sigilo violado, nós vamos para a reserva remunerada, mas sempre as informações vem a nós, comenta-se que esta "cheirando pão de queijo" esse imbroglio.

    ResponderExcluir
  8. Celso e leitores fiquem sabendo!!!!!

    Stanley Burburinho e o livro do Amaury
    por Stanley Burburinho (em comentário no Viomundo)

    1 – O Amaury tinha prometido lançar o livro logo depois da Copa;

    2 – Acontece que ele foi contratado pela Record há duas ou três semanas;

    3 – Foi feito um acordo entre a Record e o Amaury para ele adiar a publicação do livro até 2011 para não configurar motivação eleitoral e ele sendo funcionário da Record. A Globo faria a festa;

    4 – De saco cheio das acusações do Serra, o PT (Lula) resolveu pedir para que a PF ouvisse também o Amaury. Isso significa que a PF terá acesso ao conteúdo do Amaury antes de 2011. Como as partes envolvidas poderão ter acesso ao conteúdo, é muito provável que tudo vaze. Foi a forma encontrada para publicar o livro antes de 2011 e sem complicar a vida da Record;

    5 – Logo depois do anúncio do pedido do PT para que o Amaury fosse ouvido também pela PF, o Serra reduziu o tom das acusações dizendo que a quebra de sigilo não tinha motivação eleitoral, mas política;

    6 – Agora mais do que nunca o Serra e aliados ficarão na defensiva e o Serra botou o Aith para conversar com o Amaury;

    7 – Mas, na minha opinião, o mais interessado em conversar com o Amaury através do Aith é o Dantas e não o Serra. O Serra já sabe que a eleição está perdida. Ele quer se livrar da confusão que virá depois que o conteúdo do livro se tornar público porque ele estará sem foro privilegiado;

    8 – O motivo do interesse do Dantas em conversar com o Amaury via Aith é que o Dantas já foi condenado pelo De Sanctis a dez anos de cadeia. Ele não é mais réu primario. Se ocorrer qualquer outra condenação ele terá que ser preso e o livro do Amaury pode complicar a vida dele.

    9 – O Serra deu tiro no próprio pé e complicou a vida de muita gente. Até o FHC se complicará.

    ResponderExcluir
  9. Celso...tanto é que o FHC já se mandou para a Europa.

    ResponderExcluir