quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Incêndio no Planalto.


A 13 dias da eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interrompeu ontem as férias do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e cobrou dele providências para estancar a crise na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Lula quer que Bernardo seja uma espécie de interventor para fazer uma operação pente-fino na estatal e apagar o foco de tensão política que pode respingar na campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

Foi o ministro que, ao lado da então chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, recomendou ao presidente a troca de comando nos Correios. As mudanças no primeiro escalão ocorreram em 28 de julho, sob a alegação de que era preciso combater o fisiologismo e a ineficiência na empresa.

De lá para cá, porém, a crise aumentou a ponto de derrubar Erenice e o diretor de Operações dos Correios, Eduardo Artur Rodrigues Silva, conhecido como "coronel Quaquá". Disputas fratricidas entre o PMDB e o PT por cargos, negociatas e conflito de interesses na estatal preocupam o Palácio do Planalto.

No diagnóstico de Lula, a briga de poder nos Correios é o pano de fundo de muitas das acusações que têm alvejado a Casa Civil. O presidente quer saber, porém, se há mais problemas à vista para evitar novos escândalos às vésperas da eleição de 3 de outubro.

Paulo Bernardo é cotado para assumir a Casa Civil em eventual governo Dilma. Por enquanto, porém, sua missão é a de fazer a radiografia política dos Correios para afastar os escândalos e blindar a candidata do PT. Na reformulação dos Correios, ele indicou o novo diretor de Recursos Humanos, Nelson Luiz Oliveira de Freitas.

Ainda sobre os Correios...

Antes de nomear David José de Matos presidente dos Correios, a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra designou uma das filhas dele, Paula Damas de Matos, assessora na Secretaria Executiva do ministério. Ontem, Paula foi exonerada, "a pedido", conforme consta no Diário Oficial da União de hoje.

Paula foi nomeada para o cargo de assessor de gabinete, segundo consta também no Diário Oficial, em 25 de junho deste ano. Deixou o posto em meio às denúncias que já provocaram a queda de Erenice, no Planalto, e do coronel Eduardo Artur Rodrigues Silva da Diretoria de Operações dos Correios.

Fonte Paraná On Line.

Por Tutuca,

No início era um factóide criado pela imprensa “golpista e parcial” . Agora a coisa já parece ter mudado de rumo e a cada dia que passa rola uma cabeça lá pelos lados do planalto. O incêndio nos Correios e na Casa Civil está fora de controle .

Um comentário:

  1. Tutuca.
    Isso é que nem enfileirar pedras de dominó, voce sabe bem o que acontece se derrubar qualquer uma da fila.
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir