domingo, 5 de setembro de 2010

MENSALÂO ,1º Condenado.

Advogado e sócio do empresário Marcos Valério, Rogério Lanza Tolentino foi condenado em um dos processos resultantes do mensalão do PT que tramita na Justiça Federal de Minas. Tolentino se tornou o primeiro réu condenado pelo esquema de compra de apoio político pelo governo Lula, um ano e dez meses depois de aberta esta ação penal.Pelo crime de lavagem de dinheiro, Tolentino foi condenado a sete anos e quatro meses de prisão e ao pagamento de 3.780 salários mínimos. Seus bens estão sequestrados desde 2008. Ele poderá recorrer em liberdade. Ele segue réu com mais 38 pessoas na ação do STF. É denunciado por lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

Por Tutuca,

O mensalão segundo muitos não existia,era uma tentativa de golpe da oposição e uma criação da mídia oposicionista. Lula no início afirmava desconhecer os fatos, depois foi a TV e em verdadeira cena de Hollyood disse que o PT teria que pedir desculpas à nação e se fez de marido traído.

Depois em depoimento no STF Lula admitiu pela primeira vez que teve conhecimento do mensalão durante reunião com o presidente do PTB, Roberto Jefferson, no primeiro semestre de 2005. No Ofício nº 57/2010 encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, incluído na Ação Penal nº 470, que investiga o repasse financeiro a partidos da base aliada, Lula também reconheceu a possibilidade de ter sido feito um acordo financeiro entre o PT e o antigo PL (hoje PR) na campanha eleitoral de 2002. Os escândalos da administração Lula aparecem em profusão .Correios,Receita Federal ,mensalão , superfaturamento em obras públicas denunciados pelo Tribunal de Contas da União , Aloprados, e os Petistas dizem que tudo isso são factóides criados pela oposição. Éh! O tal de Rogério Lanza Tolentino foi condenado por conta de um factóide.

3 comentários:

  1. A INFORMAÇÃO NÃO PODE SER MANIPULADA SE FOR É OPINIÃO.

    PORQUE O MENSALÃO NÃO EXISTIU, COMO DIZEM:Roberto Jefferson, acuado, resolveu atacar. Denunciou que o governo "comprava" deputados para votarem a favor no Congresso. Denunciou Marcos Valério como operador financeiro do dito "Mensalão".
    Realmente ficou comprovado pagamentos a deputados através de Marcos Valério. Mas isso tem a ver com o adiantamento de "pagamentos" à espera de "benesses" que nunca vieram, e não com uma mensalidade para apoio ao governo.Além do mais Marcos Valério tinha uma extensa rede de relacionamentos com políticos independente uns dos outros. Desde os tucanos do Eduardo Azeredo, até muito outros.As agências de Publicidade de Marcos Valério tinha a conta do Governo de Minas de Aécio Neves, e do Governo do Distrito Federal de Roriz.
    Clésio Andrade, vice-governador de Aécio Neves em 2002, foi sócio de Marcos Valério na SMP&B.
    A quebra do sigilo telefônico pela CPI dos Correios do sócio de Marcos Valério, Cristiano de Mello Paz, mostrou pelo menos 37 telefonemas com o comitê financeiro do tucano José Serra durante a campanha presidencial de 2002. Além destas ligações, a comissão já identificara telefonemas de Valério para o comitê de Aécio Neves (governador de Minas) em 2002 e para o senador Eduardo Azeredo (ex-presidente do PSDB) entre 2001 e 2002.
    Pimenta da Veiga, o ex-ministro das Comunicações de FHC, é um dos políticos mais próximos de Marcos Valério. A quebra do sigilo bancário do empresário mostrou que Pimenta da Veiga recebeu R$ 150 mil da agência SMPB. Segundo Valério, pela "prestação de serviços advocatícios".
    Nada disso foi investigado à fundo nas CPI's. Na imprensa falar mal dos DEMos e Tucanos também é heresia. Aguardemos a denúncia do Procurador Geral da República sobre o Valerioduto tucano.Voltando à tese de pagar em troca de apoio, isso cai por terra, quando analisamos:

    - Os pagamentos de Marcos Valério não eram necessariamente coincidentes com as votações no Congresso.

    - O deputado Roberto Brandt era do PFL e recebeu dinheiro do Marcos Valério da mesma forma que os da base governista. Como ele poderia ser pago para votar com o governo se era da oposição e votava claramente contra o governo?

    - O deputado João Paulo Cunha, recebeu dinheiro de Marcos Valério. Alega ser para campanha eleitoral (isso a justiça se encarregará de esclarecer). É impossível que seja para votar com o governo, pelo simples motivo que ele era presidente da câmara, e presidente da câmara não vota.

    - Os deputados do PT eram governistas, e vários receberam algum pagamento de Marcos Valério. Jamais poderia ser para votar com o governo. Fica cada vez mais claro que nestes casos deve ser mesmo caixa 2 de campanha.

    - Antes da denúncia do dito "Mensalão", o governo já havia perdido a eleição para a presidência da Câmara. O candidato governista, deputado Greenghald, perdeu para Severino Cavalcanti que foi apoiado pela oposição. Houvesse mensalão e Greenghald teria vencido.

    ResponderExcluir
  2. Celso essas serão as próximas manchetes do PIG(Partido da Imprensa Golpista) - Folha de São Paulo, Estadão, O Globo, Rede Globo, Veja, Época e Gazeta do Paraná>>>>>>>>>>>

    de que o PIG vai acusar a Dilma ?

    Dilma era a cardiologista do Michael Jackson!
    Dilma Roussef atirou o pau no gato
    Pinguins que apareceram mortos em praia gaúcha eram filiados ao PT
    Petistas pagaram 30 moedas de prata para que Judas denunciasse Jesus.
    Em prévia do Episódio 7 de Star Wars, George Lucas revela que Dilma era mãe de Darth Vader
    Dilma foi contra o Bolsa Família, mas Serra insistiu e Lula cedeu
    Dilma forjou tudo para que Édipo matasse o pai e consumasse o intercurso com sua própria mãe
    Preferido de Serra para vice, Arruda revela que comprou panetones de Dilma
    Cientistas afirmam que Maria Madalena, ao contrário do que acreditávamos, foi apedrejada. Dilma atirou a primeira pedra!
    Dilma indicou o vice do Serra
    Dilma é a única responsável pela Folha emprestar sua peruas para os torturadores da Ditadura Militar
    Dilma facilitou a entrada do ET de Varginha
    Foi Dilma, à época da guerrilha, quem matou Salomão Ayala e Odete Roitman
    Foi a Dilma que roubou o diploma do Serra
    Dilma colocou Cachaça no remédio de Lucia Hipolito
    Folha descobre que sobrenome de Judas é Rousseff

    ResponderExcluir
  3. Para refrescar a memória...

    O Procurador-Geral da República, Antonio Fernando Souza, classificou o esquema como “fruto de uma organização criminosa dividida em três núcleos: o político-partidário, o publicitário e o financeiro – tudo para garantir a permanência do PT no poder”.

    O destino dos mensaleiros agora está nas mãos do ministro Joaquim Barbosa, que ontem já resolveu tirar o caso do Mensalão do descabido status de “segredo de Justiça”. O Ministério Público deu um prazo de 15 dias para que os acusados apresentem defesa prévia. Depois disso, o Supremo decide se recebe ou não a denúncia. Se os ministros do STF decidirem aceitar denúncia, começa o processo penal contra os 40 acusados pelo MPF. O problema é que dificilmente o ministro Barbosa conseguirá concluir este ano o processo do Mensalão. Tal fato pode reforçar a noção de impunidade que já está no ar.

    Os denunciados pelo Mensalão são acusados pelo procurador de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão ilegal de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato. O deputado cassado José Dirceu é apontado nas 136 páginas da denúncia como sendo o chefe de operação do sistema. O procurador abraçou praticamente todas as denúncias do - também denunciado - deputado cassado Roberto Jefferson.

    Além dos dirigentes do PT, o empresário Marcos Valério e os Bancos Rural e BMG figuram como centralizadores operacionais do Mensalão. O procurador Antônio Fernando deixa claro: “O conjunto probatório produzido no âmbito do presente inquérito demonstra a existência de uma sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”.

    O procurador foi direto nas denúncias: “Pelo que já foi apurado até o momento, o núcleo principal da quadrilha era composto pelo ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Delúbio Soares, o ex Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores, Sílvio Pereira, e o ex Presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoíno”.

    A Procuradoria-Geral da República encaminhou a denúncia ao Supremo no dia 30 de março, mas só ontem anunciou este fato jurídico e politicamente histórico. A entrega da denúncia não interrompe as investigações remanescentes do inquérito que corre no Ministério Público Federal, o que significa que novas denúncias poderão ser apresentadas. O relatório da CPI dos Correios também poderá se juntar ao processo. É quase certo que ocorram outros pedidos de indiciamentos.Até agora, foram arroladas 41 testemunhas.

    Antônio Fernando de Souza ressalta que “a organização criminosa era estruturada em núcleos específicos, cada um colaborando com o todo criminoso, em busca de uma forma individualizada de contraprestação. O procurador assinala que, “como dirigentes máximos, tanto do ponto de vista formal quanto material, do Partido dos Trabalhadores, os denunciados, em conluio com outros integrantes do Partido, estabeleceram um engenhoso esquema de desvio de recursos de órgãos públicos e de empresas estatais e também de concessões de benefícios diretos ou indiretos a particulares em troca de ajuda financeira”.

    ResponderExcluir