terça-feira, 12 de outubro de 2010

Chacoalhando a árvore.

Plano Real foi um programa brasileiro com o objetivo de estabilização econômica, iniciado oficialmente em 27 de fevereiro de 1994 com a publicação da Medida Provisória nº 434 no Diário Oficial da União. Tal Medida Provisória instituiu a Unidade Real de Valor (URV), estabeleceu regras de conversão e uso de valores monetários, iniciou a desindexação da economia, e determinou o lançamento de uma nova moeda, o Real. O programa foi o mais amplo plano econômico já realizado no Brasil, e tinha como objetivo principal o controle da hiperinflação que assolava o país. Utilizou-se de diversos instrumentos econômicos e políticos para a redução da inflação que chegou a 46,58% ao mês em junho de 1994, época do lançamento da nova moeda. A idealização do projeto, a elaboração das medidas do governo e a execução das reformas econômica e monetária contaram com a contribuição de vários economistas, reunidos pelo então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso. O presidente Itamar Franco, responsável pelo Plano Real, autorizou que os trabalhos se dessem de maneira irrestrita e na máxima extensão necessária ao seu êxito.

O Plano Real mostrou-se nos meses e anos seguintes o plano de estabilização econômica mais eficaz da história, reduzindo a inflação (objetivo principal), ampliando o poder de compra da população, e remodelando os setores econômicos nacionais.

Frases sobre o Real...


“Aqui jaz a moeda que acumulou, de julho de 1965 a junho de 1994, uma inflação de 1,1 quatrilhão por cento. Sim, inflação de 16 dígitos, em três décadas. Ou precisamente, um IGP-DI de 1.142.332.741.811.850%. Dá para decorar? Perdemos a noção disso porque realizamos quatro reformas monetárias no período e em cada uma delas deletamos três dígitos da moeda nacional. Um descarte de 12 dígitos no período. Caso único no mundo, desde a hiperinflação alemã dos anos 1920.” (Joelmir Betting)


A estabilidade monetária é o fator condicionante. A prosperidade econômica é o fator condicionado.” (Pedro Malan)


Quando a gente é de oposição, pode fazer bravata porque não vai ter de executar nada mesmo. Agora, quando você é governo, tem de fazer, e aí não cabe a bravata.”

Luiz Inácio da Silva (Opositor do Plano Real)


Fonte Wikipédia


Por Tutuca,


Resumo da Ópera ,


"O que os Petistas sempre souberam fazer é chacoalhar as árvores para apanhar os frutos que no chão caem. O que eles não sabem fazer é plantá-las..."

3 comentários:

  1. Boa tentativa, Tutuca, muito boa. Devo lembrar ao prezado amigo que FHC teve participação menor na criação do Plano Real e Serra, meu caro, nenhuma.
    Eu sei porque voto na Dilma. Você não consegue, nem mesmo quando fala do Plano Real, achar um único argumento positivo para o serra. E, como sempre, bate no PT. Você não vota a favor do Serra, eu já disse isso. Vota é contra o PT, só isso.

    PAULO ROBERTO "SHAKING THE TREES" CEQUINEL
    THE SHAKING TREES ORNITORRINCO COMPANY

    ResponderExcluir
  2. Tutuca.
    A boa notícia permanece:

    O DELEGADO ESCALADO PARA PEDIR VOTOS PARA SERRA.
    O delegado federal Fernando Francischini está em Brasília. Foi convocado pela bancada do PSDB para se enagajar de corpo e alma na campanha de José Serra. Ele virou menina dos olhos no ninho porque foi o deputado federal mais votado do partido na região Sul (130.522 votos). Vai rodar o país pedindo votos para o segundo turno e foi escalado para visitar 10 grandes cidades do Paraná com o mesmo propósito.
    (Fonte: http://jornale.com.br/zebeto/2010/10/11/o-delegado-foi-escalado-para-pedir-votos-para-serra/#respond)

    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir