terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mudando o discurso.

A senadora eleita Gleisi Hoffmann, do PT paranaense, é citada na matéria que dá a manchete da Folha de São Paulo de hoje. O assunto é a legalização do aborto. De acordo com a Folha, o PT pretende revisar sua posição em favor de descriminalização.

A declaração de Gleisi diz que algumas alas do PT podem até defender a legalização do aborto. Mas pode "custar a Presidência da República" para Dilma.

Essa é, realmente, a primeira vez que a questão do aborto parece estar bombando em uma disputa presidencial. Uma declaração de Dilma à revista Marie Claire e outra na sabatina da Folha mostram que a candidata do PT defendia abertamente, antes da campanha, a descriminalização do aborto.

Agora, Dilma diz ser pessoalmente contra e prometeu a cristãos e evangélicos não tomar nenhuma iniciativa pela legalização. Deixaria o assunto a cargo do Congresso.

Só para se ter uma idéia de quanto o assunto pesa. Só o posicionamento do Pastor Piragine, da Primeira Igreja Batista de Curitiba, pedindo para os fiéis não votarem no PT em função desse ponto, já chegou a 2,8 milhões de visitas.

Outro petista paranaense é ouvido na matéria. O deputado federal reeleito André Vargas, que é secretário de Comunicação do partido, afirma que foi um erro o PT se deixar levar por feministas que pediam a descriminalização do aborto.

"Agora é hora de envolver mais dirigentes na campanha. Foi um erro ser pautado internamente por algumas feministas. Eu e outros fomos contra", disse o deputado.

Fato é que o PT por mais de uma vez tomou posições a favor da descriminalização. Se agora decidisse rever a postura por questão de consciência, seria mais nobre.

Não dá para dizer, porém, que a revisão de postura por motivos eleitorais seja espúria. Assim funciona a política. Se o povo exige dos homens públicos uma posição, faz pressão e convence, é justo que haja mudança de posicionamento.

De qualquer jeito, por incrível que pareça, a questão se tornou realmente importante no debate presidencial brasileiro. Nunca havia imaginado isso. Parece que o PT também não.

Fonte Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário