terça-feira, 5 de outubro de 2010

Pesquisas x Urnas.

O Ibope errou feio mais uma vez no Paraná. Agora, errar na boca de urna é incrível e desmoraliza qualquer instituto. Isso tudo só da razão para o time jurídico do PSDB que barrou as pesquisas porque as considerava “incorretas” ou “tendenciosas”. Pois, pois, estavam certos.

Aliás, o que segurou a subida dos candidatos ao Senado da oposição, especialmente Gustavo Fruet, foi a divulgação de pesquisas absolutamente erradas que informavam que ele continuava em baixa, distante a vitória. Perdeu por diferença mínima para Requião, que se beneficiou dos ibopes equivocados.

Agora vejam o que nos conta o Anselmo Góis: Durante as eleições, o nome do Ibope é levado aos céus com direito a aparecer toda hora no “Jornal Nacional”. Mas a cada ano que passa o percentual das pesquisas políticas no faturamento da empresa míngua. Hoje é de uns 6%.

Na largada, Carlos Augusto Montenegro, do Ibope, pisou na bola ao minimizar a força de Lula na eleição.

Já Marcos Coimbra, do Vox Populi, errou feio nas contas de chegada. Agiu como torcedor de Dilma. Com todo respeito.

Fonte Fábio Campana,

Por Tutuca,

A indústria das pesquisas virou um instrumento de manipulação da opinião pública que está sendo usado pelos poderosos para ganhar as eleições .Tanto nos números da eleição presidencial como aqui no Estado do Paraná as pesquisas erraram feio.Como dizia o Osmar Dias se referindo ao Requião sobre a eleição de 2006; “Quem quer comprar peixe vai na peixaria,quem quer comprar pesquisa vai no Ibope

.A Justiça Eleitoral e a equipe jurídica de Beto Richa estavam certíssimos.

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