sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Eleições municipais 2012,que ronquem os motores...



Os números da última eleição no município de Antonina deixaram  nas entre linhas  algumas mensagens e  tendências para as eleições   Municipais  de  2012  .
Constatou-se através dos resultados nas urnas o fortalecimento de alguns grupos políticos e o enfraquecimento de outros.

Esses números transportados para o cenário de uma eleição municipal podem ficar sujeitos a variáveis  porque a realidade em uma eleição  local  é outra,mas mesmo assim os resultados das urnas em 2010 ainda servirão como baliza para os  futuros candidatos à prefeito de nossa cidade.

Todos nós sabemos que nenhum nome é favorito  o  bastante, para ganhar uma eleição Majoritária sozinho, o que prevalecerá mesmo é a habilidade para formar as  composições  e alianças .

Em outubro de 2011 se encerrará o prazo limite para as desfiliações e filiações partidárias ( só para quem não possui mandato eletivo ) o que já nos dará um cenário prévio do que serão as   definitivas composições para a corrida eleitoral, composições e alianças  que só se oficializarão no final de junho de 2012.  

Nas eleições proporcionais (vereadores) a novidade é que já estará valendo o aumento do nº de cadeiras para a Câmara Municipal que passará de 9 para 11 vereadores diminuindo assim o tal do coeficiente eleitoral que é o nº necessário de votos para que uma chapa eleja um vereador ,  nas eleições de 2008 esse número ficou em torno de 1100 votos,com o aumento de cadeiras esse número deve baixar e ficar em torno de 950 votos .

Segundo consta  existe um movimento no Congresso Nacional para que se tire do papel já em 2011, a tão necessária reforma política (eu duvido) o que mudaria consideravelmente toda e qualquer projeção feita nos dias de hoje. Até lá muita água vai rolar .

2 comentários:

  1. Tutuca.
    Tem postulante a pré-candidato contratando banca de advocacia na intenção de listar os possíveis "fichas-sujas" candidatos de todos os níveis, vereador a prefeito.
    Desejo sucesso ao postulante pré-candidato.
    É so o começo!
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  2. Tem candidato a prefeito que não sabe administrar a Câmara de Vereadores e quer administrar a cidade. Sob o motivo de corte de despesa mandaram todos os a a$$e$$ores pra rua . A verdade é que nas eleições esse povo gastou o que tinha e o que não tinha do caixa da Câmara. Também pra que vereador quer a$$e$$or ?

    ResponderExcluir