domingo, 7 de novembro de 2010

O Enem é confiável ou não.


O Enem   – Exame Nacional do Ensino Médio  foi instituído em 1998 para ser aplicado, em caráter voluntário, aos estudantes e egressos deste nível de ensino. Realizado anualmente, tem como objetivo principal avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.

Em 2009

O Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria aplicada neste final de semana em todo o país. Há suspeita de fraude e de que o conteúdo da prova tenha vazado. Ainda não há nova data para a prova.

A decisão foi tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após ter sido alertado pela reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo' sobre a quebra do sigilo do exame.

Um homem, de acordo com a reportagem, tentou vender uma cópia da prova ao jornal por R$ 500 mil. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, por volta da 1 hora da madrugada desta quinta (1), por telefone
.

Em  2010

Um problema de impressão nas provas do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2010, preocupa os estudantes que estão fazendo as provas neste sábado, 6.
De acordo com o professor de história Paulo Brito, do curso Pré-Vestibular Em Ação, no caderno de provas as questões 1 a 45 correspondem à área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, enquanto as questões 46 a 90 são de Ciências da Natureza. Ocorre, porém, que no gabarito consta o inverso: as questões 1 a 45 representam a prova de Ciências da Natureza e a 46 a 90 à prova de Ciências Humanas.
Segundo ele, até que o problema fosse resolvido, os estudantes estavam impedidos de preencher o gabarito. Procurada, a assessoria do Ministério da Educação informou que o problema não se restringe às provas de Curitiba e que os fiscais de prova já foram avisados. Eles devem orientar os estudantes a preencher o gabarito respeitando a numeração da prova, ignorando o cabeçalho errado.
Além das questões invertidas no caderno de questões e no cartão de respostas, o funcionário público Silvano Andrade, 35 anos, encontrou uma série de outros problemas na prova. Segundo ele, alguns exercícios aparecem mais de uma vez, com numerações diferentes. "Estou tentando identificar outros problemas, mas existe pelo menos meia dúzia de erros. Fonte Gazeta do Povo.
Um erro de digitação causou confusão e correria entre os estudantes que fazem neste sábado a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2010, na Faculdade Facet, no centro de Curitiba. O documento enviado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aos candidatos continha um erro de digitação: no endereço do local constava o número 70, enquanto o correto era 470.

Para MPF e OAB, erro pode anular Enem.

O problema na impressão do cartão de resposta do Enem pode levar à anulação da prova, de acordo com a procuradora Maria Luíza Grabner, do Ministério Público Federal em São Paulo. Ela recomenda que estudantes que se sentirem prejudicados pelas falhas procurem o órgão para fazerem uma representação.
A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de São Paulo (OAB-SP), também avalia que o erro de impressão gráfica é motivo suficiente para anulação do exame.
Fonte Gazeta do Povo.

Por Tutuca,

O Enem foi criado para aferir o desempenho  dos alunos ao término da escolaridade básica. Com todos esses erros do Ministério da Educação na elaboração e  execução do exame (que vem acontecendo seguidamente), está na hora de saber se este mecanismo  é ou não confiável como parâmetro para a avaliação da educação básica no Brasil.

Primeiro é vazamento de Gabarito ,depois falhas na elaboração das provas ,o que será que está acontecendo com o Ministério de Educação do Governo Lula. Será que estavam todos trabalhando na campanha da Dilma ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário