quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O egocêntrico.


Egocentrismo é a característica que define personalidades que consideram que tudo gira ao seu redor.

Invariavelmente esse Indivíduo só anda acompanhado pelo seu melhor amigo, o seu ego . Ele acredita que tudo deve caminhar a seu favor, por achar que é o único a merecer atenção, não tem o mínimo de preocupação com o direito de opinião do próximo. Para esse tipo  de indivíduo não basta discordar, ele tem que discordar e “na marra” tentar fazer que as pessoas pensem como ele, objetivo que ele nunca consegue alcançar. Quando ignorado fica sujeito a crises de hemorróidas que só vem a melhorar após ouvir aquela musiquinha Lula “Láahhhh!”. 

A impossibilidade de trabalhar em grupo e principalmente com pessoas que divergem do seu ponto de vista, é a característica marcante desse indivíduo. É muito conhecido na cidade onde reside como o “espalha patota” “ou boca de burro” quando ele chega não fica um para trocar umas idéias. Mesmo assim “por educação” todos fingem que gostam dele. 

A frustração e a incapacidade do mesmo em mudar velhos hábitos e atitudes  reflete o seu grau de flexibilidade o que indica debilidade no seu nível de saúde mental. Quanto mais inflexível for, maior será o tempo de reação a situações novas, criando profundos transtornos para este e aos poucos que o rodeiam. Com a chegada da idade a situação só tende a piorar. Alguns especialistas denominam esse tipo de comportamento como egocêntrismo ou a Síndrome do Alectura lathami que queria ser o Pavo Cristatus . Texto extraído (sem anestesia) do Livro Ciência e Comportamento escrito por Francisco Everardo Oliveira.

Um comentário: