terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O poder do Marketing.


João Santana o Mágico do Marketing.

Contratado eventual do PT, Santana também atuou como consultor de imagem de Lula nos últimos quatro anos. Jornalista de formação, o marqueteiro baiano foi o criador de algumas das marcas e siglas mais famosas do lulismo, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o Minha Casa, Minha Vida (cujo nome inicial proposto pela burocracia do governo era o anódino "Casa para Todos").
P - Como era sua equipe na campanha?

R - Tive a felicidade de formar um "dream team". Cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas. Alguns já trabalhavam comigo há muito anos como Eduardo Costa, meu braço direito e um dos grandes responsáveis pelo sucesso da campanha. Outros se reaproximaram e foram fundamentais como Marcelo Kértesz, Lô Politi e Giovani Lima, como diretores de vídeo. Sem falar da presença essencial de Mônica Moura, minha mulher e sócia.
 “Tínhamos a missão de fazer Dilma conhecida e ao mesmo tempo amada; uma personagem original, independente, de idéias próprias e, ao mesmo tempo, uma pessoa umbilicalmente ligada a Lula; uma pessoa capaz de continuar o governo Lula mas também capaz de inovar.

P - Os candidatos, no segundo turno, deram respostas eficientes a esses recados dos eleitores?

R - Nenhuma campanha (ou governo) em nenhum lugar do mundo, responde a todas as perguntas, preenche todas dúvidas, nem atenua, completamente, os conflitos racionais e emocionais dos eleitores. Uma campanha (ou governo) “será sempre” um copo com água pela metade, meio vazio pra alguns, e meio cheio pra outros.
Folha - O sr. fez o marketing das duas últimas campanhas presidenciais vitoriosas no Brasil. Quais as diferenças e semelhanças?
João Santana - Foram campanhas profundamente dessemelhantes.
Entre os vários pontos de dessemelhança, eu gostaria de frisar apenas um, e que diz respeito diretamente à minha área: apesar das aparências, a campanha de 2010 foi de uma complexidade estratégica, e principalmente tática, imensamente maior do que a de 2006. Eu diria, até, que do ponto de vista do marketing, esta talvez tenha sido a campanha presidencial mais complexa dos últimos tempos no Brasil. Fonte -Folha.com

Por Tutuca,

Esses são trechos de uma entrevista com João Santana, profissional responsável pelo marketing da campanha da candidata eleita Dilma em 2010 e da campanha de Lula em 2006 e assessor permanente  do presidente .

É bom lembrar que o trabalho desses profissionais está muito valorizado hoje no mercado nacional e internacional chegando a custar  alguns milhões de reais aos seus contratantes. Só para se ter uma idéia  o também marqueteiro Duda Mendonça,   responsável pela campanha vitoriosa de Lula em 2002 e envolvido direto no escândalo do mensalão, pediu ao então candidato ao governo do estado de Minas Gerais ,agora em  2010,Hélio Costa, nada menos que 15 milhões de reais pelos seus serviços só para o primeiro turno das eleições caso houvesse segundo turno no estado, outro contrato teria que ser discutido (fonte - Voto Consciente).

Quanto custaria então uma campanha presidencial ou um assessoramento permanente desses profissionais? Uns 20,30,40 milhões por turno ou ano ? Esse luxo é claro, só pode ser praticado por candidatos e governos que tenham muita “bala na agulha”. 
Portanto não se enganem ,tudo o que vemos e ouvimos sobre esse ou aquele candidato ou governante, independente de questão partidária, tem que passar pelo crivo  desses  profissionais, que tem como função monitorar e decidir cada passo, cada gesto,cada palavra a ser dita por esse candidato ou governante. 

No caso da candidata Dilma e do presidente Lula , um exército  de 200 pessoas prestavam  e prestam esse serviço. Seriam então esses políticos  poderosos resultado de uma mentira ?de uma imagem fabricada ? seriam eles produtos   do marketing ?? Eu penso que não, nos casos específicos da presidenta eleita Dilma e do presidente Lula, é óbvio que cada um deles possui os seus pontos positivos e negativos  como qualquer ser humano, eles são um copo de água pela metade. 

Fica fácil notar também que esses marqueteiros tem como missão fazer principalmente do presidente Lula um Deus acima do bem e do mal o que ele obviamente não o é. 
Alguns exemplos das “jogadas” de marketing desses  profissionais em questão são;  a estória  da aprovação popular do presidente de 83% e do jargão “nunca antes na história desse País” .

Devemos tirar o chapéu para esses competentes e caros profissionais, diga-se de passagem, que conseguiram transformar ,nesse caso,  Dilma e Lula, de simples copos de água pela metade no mundo real, em copos meio cheios para alguns em um mundo virtual. 
É o poder do Marketing, segundo João Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário