quarta-feira, 30 de junho de 2010

Festival de Inverno , Programação .

ESPETÁCULOS DO FESTIVAL

Dia 10 | Dia 11 | Dia 12 | Dia 13 | Dia 14 | Dia 15 | Dia 16 | Dia 17

Todos os espetáculos são gratuitos, com entrada franca.
Para as apresentações das 18h30 e 21h00 no Theatro Municipal, é preciso retirar o ingresso na bilheteria do Theatro, a partir das 12h00, no dia da apresentação. Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa. Não é obrigatório, mas quem quiser colaborar com entidades beneficentes de Antonina, poderá trocar seu ingresso por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou um agasalho.

Sábado 10 de julho de 2010


12h30 – Theatro Municipal
“Seu Bala” – Itaercio Rocha

O novo espetáculo solo de Itaercio Lopes Rocha traz o frescor dos terreiros das festas populares para as dimensões do teatro de bonecos, em diálogo com a platéia, com seu forte poder de cantador, contador de histórias e animador de bonecos e objetos. “Seu Bala” busca a leveza do brincar infantil com o brincar das manifestações populares, apresentando soluções cênicas e plásticas que levam a platéia a observar as muitas possibilidades que o brincar, animando objetos, apresenta.

14h00 – Praça
“ABC da Segurança” – Cia de Teatro Spação

João Esperto e sua turminha, com histórias lúdicas e claras, vão passar informações educativas, que servirão de orientação para crianças, como não falar com estranhos, cuidados no caminho de casa para a escola e outros, que incentivam as crianças a cuidar da própria segurança. Direção: Bruno Laurindo. Elenco: Larissa Yeda, Daniele Bilinski, Israel Dali Munhoz e Marcio Bosi.

16h00 – Theatro Municipal
Projeto “Coral Infantil” – UFPR
O Projeto “Coral Infantil” é promovido há cerca de três anos pelo Grupo de MPB da UFPR e tem como principal objetivo oferecer gratuitamente uma formação musical para jovens de 7 a 14 anos. Através de atividades lúdicas, abordam-se elementos da estrutura musical, como ritmo e melodia, além da coordenação motora e socialização. O repertório conta com músicas folclóricas de várias culturas e músicas infantis brasileiras que não fazem parte do cotidiano das crianças. Coordenação do Projeto: Doriane Rossi. Regência: Éderson Marques. Assistente e Pianista: Letícia Kruger Lass. Piano: Roger Borges. Músicos Convidados: Marc Olaf e Thiago Ramalho.

18h30 – Theatro Municipal
“Orquestra Filarmônica da UFPR”

A Orquestra Filarmônica da UFPR foi fundada em 1962, e é uma das primeiras do Paraná. Realiza em média 10 concertos ao ano, levando a arte a um público heterogêneo nos mais diversos espaços culturais. No concerto desta tarde, a Orquestra vai executar peças de Ludwig van Beethoven e Leopoldo Miguéz. Regência: Márcio Steuernagel. Direção Artística: Harry Crowl.

20h00 – Igreja Matriz
“Quarteto Pantalla” – Música de Câmara Brasileira

O “Quarteto Pantalla” homenageará os compositores Alberto Nepomuceno e Heitor Villa-Lobos. Nos violinos, Marcos de Lazzari e Cristine Marquardt. Na viola, Aldo Villani e no violoncelo, Samuel Pessati.

21h30 – Palco Principal
Abertura Oficial

22h00 – Palco Principal
“Ciranda de Ritmos”

"Essa ciranda quem me deu foi Lia que mora na Ilha de Itamaracá..." Lia, Ilha de Itamaracá e Ciranda. São palavras indissociáveis. Lia de Itamaracá, incontestavelmente, faz parte da história da nossa cultura popular brasileira.
É sem dúvida referência nacional em se tratando de ciranda, com ressonâncias até em âmbitos internacionais e fora até dos circuitos folclórico, regional ou de cultura popular. E para receber Lia de Itamaracá, os Grupos Mundaréu e Voa Voa vão subir ao palco e promover uma grande festa, contagiando com muita alegria o público de Antonina.

Domingo 11 de julho de 2010

12h30 – Rua (em frente ao Theatro Municipal)
“As Aventuras de Uma Viúva Alucinada” Companhia PalavrAção de Teatro da UFPR

A Companhia de Teatro Palavração da UFPR marca sua estreia no teatro de bonecos com “As Aventuras de uma Viúva Alucinada”. A peça, escrita por Januário de Oliveira – Mestre Ginú (1910-1977/PE), conta a história de uma viúva que, com as dificuldades da vida e a falta do seu marido, procura ajuda de um compadre que tudo faz para ela se alegrar, até que a viúva endoidece e é levada para o inferno juntamente com seus filhos. Direção: Alaor Carvalho.
Elenco: Alaor Carvalho, Larissa Yeda, Lívia Dechermayer, Mariane Assis, Michelle Carneiro, Cláudio Andrade, Max Carlesso, Willy Bortolini e Marcio Bosi.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
“Grupo de MPB da UFPR”

O Grupo de MPB da UFPR apresenta “Todos os Sentidos”, um espetáculo com canções de diferentes compositores, escolhidas e selecionadas pelos integrantes do Grupo. A tônica desta apresentação está centralizada na busca da sensibilização, razão pela qual traz ao palco elementos de experimentações sonoras descobertas durante o processo de elaboração, conduzindo o público a uma experiência tanto musical quanto sensorial. “Todos os Sentidos” conta com a direção musical de Doriane Rossi e direção cênica dos próprios cantores, sob a supervisão de Luiz Berthier.

20h00 – Igreja Matriz
“Coro da UFPR”

Com equilíbrio e paixão, Brahms elabora texturas sonoras de um tipo de beleza fecunda, que causa enlevo e faz buscar o lugar onde, dentro de cada um, a paz é de todos. É com este espírito que os integrantes do Coro da UFPR se apresentam sob a regência do maestro Alvaro Nadolny. Pianista: Karina Ferrer Gineste da Silva. Bolsista Correpetidor: Hermes Drechsel.

22h00 – Palco Principal
“Banda Jukebox”

Fundada em setembro de 2002, a Jukebox vem se destacando como uma das mais requisitadas bandas no sul do país, com mais de 400 shows no Paraná, São Paulo e Santa Catarina. Apresenta um repertório extremamente dançante, com uma dinâmica de show bem singular, mesclando o que há de melhor de pop-rock e dance music e pitadas das melhores músicas sertanejas.

Segunda-feira 12 de julho de 2010


12h30 – Rua (em frente ao Theatro Municipal)
“As Espertezas de Arlequim” – Grupo Arte da Comédia

O Grupo se dedica à pesquisa de uma linguagem de teatro popular a partir da tradicional técnica da “Commedia dell’Arte”. Trabalha com máscaras, expressão corporal, acrobacias, “gags” e jogos de cena, sem deixar de abordar os temas com riqueza estética e profundidade de argumento. O objetivo é comunicar-se com distintos públicos, tendo em vista que o teatro contribui para a construção da identidade cultural e da cidadania.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Bolacha Maria – Um Punhado de Neve que Restou da Tempestade” – A Armadilha – Cia de Teatro

Peça contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte, “Bolacha Maria” surgiu da pesquisa da obra do escritor Manoel Carlos Karam. Os textos oferecem elementos populares e eruditos numa literatura múltipla em gêneros, não linear e contemporânea. São bem humorados, críticos, surreais; seus temas são universais, mas também abordam personagens, comportamentos e temas regionais. Direção: Nadja Naira. Elenco: Alan Raffo, Diego Fortes, Ranieri Gonzales, Tatiana Blum. Iluminação: Beto Bruel. Sonoplastia: Alexandre Nero. Figurinos: Fabianna Pescara e Renata Skrobot. Cenário, adereços e produção: Erica Mityko. Texto: Manoel Carlos Karam.

20h00 – Igreja Matriz
“Concerto de Sitar e Tabla” – Diego Hauptman e Rodrigo Fonseca

O duo apresentará um concerto de música indiana composto de ragas, músicas devocionais e folclóricas. Todo o dinamismo e sutileza desta arte farão com que a platéia e músicos experimentem sensações de paz e harmonia.

22h00 – Palco Principal
“Mulheres e Canções – Feminino com Arte”

O espetáculo é um diálogo que entrelaça música, poesia, dança e artes plásticas. Uma caixinha de surpresas que convida o público a conhecer canções inéditas e a ouvir grandes obras da música brasileira com novas interpretações. Criação e musicalidade em uma produção que reúne todo o encanto e todo mistério do universo feminino. Janaina Fellini (vocalista), Luis Otávio Almeida e Du Gomide (violonistas), Fábio Abu (contrabaixista), Marcelo Oliveira (clarinetista), Du Vicenzi (pianista) e Raphael Araújo e Graciliano Zambonin (percussionistas). Participação da bailarina Raquel Bombieri e do artista plástico Juliano Grus.

Terça-feira 13 de julho de 2010


12h30 – Theatro Municipal
“Ópera de Carvão e Flor” Cia de Teatro Filhos da Lua

Musical que utiliza atores cantores e bonecos de animação direta.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Flamenco” – Grupo Carmem Romero Dança Flamenca

A música acompanhada pelo ritmo da guitarra e melodias dos “cantes flamencos” pontuam a dança através dos bailes de gestos fortes, sapateados vibrantes e dramaticidade cênica.

20h00 – Igreja Matriz
Duo Parole – Alberto Battistella e Raul Passos

Alberto Battistella (voz) e Raul Passos (piano) interpretarão compositores do período romântico dando especial atenção a Schubert e Schumann.

22h00 – Palco Principal
“Paraná Gury” – Orquestra de Viola e Cantoria

A “Orquestra Viola e Cantoria”, criada em 2006, faz um trabalho de pesquisa e preservação da música caipira e da estética da arte popular regional.

Quarta-feira 14 de julho de 2010


12h30 – Theatro Municipal
“Lendas Joponesas” – Direção Pretto Galiotto

Elenco: Guilherme Fernandes, Léa Albuquerque, Patrícia Kamis, Tarciso Fialho e Tiago Luz. Texto: Patrícia Kamis, Assistente de Direção: Tiago Luz, Cenografia: Fernando Marés, Iluminação: Anry Aider, Sonoplastia/Composição Musical: Vadeco.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Elas Nunca Mais Foram Vistas” – Direção Cleide Piaseck

Duas velhas conhecidas que saíram de sua cidade com o intuito de “vencer na vida” e nunca mais foram vistas. Ninguém sabe onde estão ou o que aconteceu com elas. Ambas queriam ficar ricas e famosas. Uma queria ser atriz e a outra cantora. Nenhuma conseguiu atingir seu objetivo, por falta de talento e por causa de “acidentes de percurso”.

20h00 – Igreja Matriz
“Mujeres Latinas: homenagem à Mercedes Sosa” – Ave Duo

O Show “Mujeres Latinas” é um tributo à cantora argentina, falecida em 2009. O repertório está composto por canções que representam diferentes fases da carreira da cantora, considerada a grande voz feminina da América Latina e a principal influência para outras artistas latino-americanas.

22h00 – Palco Principal
“Banda Locomotiva Duben”

A “Locomotiva Duben” faz um som com influências que vão desde a música negra africana até o funk soul americano, além de brasilidades autênticas que fazem parte do imaginário de cada um dos integrantes.

Quinta-feira 15 de julho de 2010


12h30 – Theatro Municipal
“Sonho de Uma Noite de Verão” – Direção Maurício Vogue – Companhia do Abração

Em “Sonho de Uma Noite de Verão”, quatro velhinhos utilizam-se de objetos para contar a estória dos encontros e desencontros de dois casais. Brincando de faz-de-conta com objetos simples do cotidiano, captam o mundo da criança e todo o seu imaginário.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Mulheres de A a BB” – Direção de Ade Zanardini

Um elenco só com mulheres acima de 50 anos que complementa os trabalhos da direção de Teatro para Maturidade. O resultado é um espetáculo diferente, emocionante, com pitadas de humor e reflexões sobre a vida.

20h00 – Igreja Matriz
“Madrigal da UFPR“

Formado por integrantes do Coro da UFPR, o Grupo tem como proposta principal o estudo individual de repertório, reunindo-se apenas em ensaios para a montagem dos concertos. Nesta noite, apresenta peças do período Renascentista.

22h00 – Palco Principal
“Banda Os Tripulantes”

“Os Tripulantes” prometem um contagiante show com composições próprias e canções consagradas de artistas nacionais e internacionais, como Barão Vermelho, Capital Inicial, J. Quest, Nenhum de Nós, REM, Credence, Queen e um “medley” de músicas dos cantores Roberto Carlos e Raul Seixas. Com irreverência e profissionalismo, a proposta é não deixar ninguém parado.

Sexta-feira 16 de julho de 2010


12h30 – Theatro Municipal
“Quando a Criança Era Criança” – Messe Produções Culturais

O Espetáculo é uma visão poética da infância e mescla, com certa nostalgia, o universo fabuloso e sonhador de um garoto que cresceu viajando com uma trupe mambembe de teatro com os modernos recursos eletrônicos que invadem a vida das crianças atualmente. Essa fusão de tempos diferentes, passado e presente, favorece a possibilidade da comunicação com a criança e também com o adulto. Direção: Maurício Vogue e Richard Rebello. Cenário: Eduardo Giacominni. Figurino: Maureen Miranda. Sonoplastia: César Sarti. Iluminação: Marco Antonio Cruz.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
“Diacronia” - Téssera Companhia de Dança da UFPR

O espetáculo DIACRONIA faz parte da programação comemorativa antecipando os 30 Anos da Téssera Companhia de Dança da UFPR (1981-2011) e apresenta remontagens coreográficas que marcaram a trajetória histórica do grupo, rompendo o fluxo da dança moderna e apostando em elementos do teatro, simbolismos e signos da pós-modernidade, tais como: “High Society”, “Tanzen”, Das Gericht” e o solo “Blasfemale” ao lado das coreografias inéditas criadas especialmente para a ocasião: “Acros, Uno” (solo) e “Vaptvupt”. Com duração aproximada de 1 hora, DIACRONIA apresenta obras dos coreógrafos Rafael Pacheco e Cristiane Wosniak, a partir da trilha sonora criada por César Sarti e iluminação de Luis Tschannerl.
A abertura do espetáculo, em Antonina, apresenta a coreografia Vórtice da coreógrafa Juliana Virtuoso, com os alunos do Curso de Dança Moderna da UFPR.

20h00 – Igreja Matriz
“Edu Lobo – Fernando Lobo e Du Gomide”

Espetáculo de música brasileira fundamentado na obra de Edu Lobo. Apresenta variadas combinações entre instrumentos e vozes, utilizando como roteiro a exploração acústica do ambiente em um mapa sonoro exposto em atuação ao vivo. Experimentando o som de diversas formas, no ouvir e no produzir.

22h00 – Palco Principal
“Filarmônica Orquestra Show”

Formada por alunos e músicos da Filarmônica Antoninense, entidade que há mais de 34 anos trabalha na formação e capacitação profissional de jovens antoninenses, a “Filarmônica Orquestra Show” apresenta um show vibrante, no qual são mostrados diferentes estilos de música do Brasil e do mundo, em arranjos de categoria. Já se apresentou em vários estados brasileiros e este ano traz ao Festival um repertório totalmente renovado.

24h00 – Rua (saída em frente ao Theatro Municipal)
“Grupo de Seresta Canto do Mar”

“Amigos da Música de Antonina”, se apresentaram pela primeira vez em 2003, no Festival de Inverno e continuam até hoje fazendo serestas nas casas cujas fachadas possuem placas impressas com nomes de músicas e autores da MPB.

Sábado 17 de julho de 2010


10h00 – Theatro Municipal
Resultado das Oficinas

16h00 – Theatro Municipal
“Banda da Filarmônica”

O objetivo deste espetáculo é mostrar ao público de Antonina os resultados atingidos com os trabalhos realizados na oficina de “Prática de Banda Sinfônica”. Sob a regência do maestro Dietmar Wiedmann, os músicos apresentarão um repertório com músicas originais para bandas sinfônicas.

20h00 – Igreja Matriz
“Terra Sonora Toca Rogério Gulin”

No repertório do show, o “Terra Sonora”, em formato de quinteto interpreta as composições dos CDs “Tempestade e Orvalho”, ambos de Rogério Gulin. Rogério Gulin – viola. Plinio Silva - flautas doce, harmônio. Giampiero Pilatti - flauta transversal. Hely Souza – contrabaixo. Gustavo Proença – percussão.

21h00 - Palco Principal
Encerramento Oficial

22h00 – Palco Principal
“Meu Brasil Brasileiro” – Lizzy da Maya e Marcelo Cecyn

Espetáculo musical que tem como proposta trazer ao público a diversidade rítmica que a nossa música popular brasileira vem somando desde os tempos do maxixe, dos sambas de Carmem Miranda aos frevos e axés que arrebanha multidões nas grandes manifestações musicais da atualidade. O show apresenta em sua linha de frente dois nomes da música paranaense: Lizzy da Maya (Curitiba) e Marcelo Cecyn (Antonina), cantores que se conheceram quando disputavam e venciam a cada domingo o quadro “Super Talentos” do programa Raul Gil, na Band TV. Participação do Grupo Teatral Jovens Atores Capelistas, coordenado por Rita de Cássia (Antonina) e de participações especiais que vem ao encontro dessa viagem que passa pelos momentos da Bossa Nova, a Jovem Guarda, do Pop dos anos 80 aos Raps de Marcelo D2.


Embaixo do mesmo Teto .

O senador Osmar Dias (PDT) finalmente tomou sua decisão, ontem: será candidato ao governo do Paraná coligado com o PT. Isso ocorrerá independentemente do irmão de Osmar, o também senador Alvaro Dias (PSDB), ser confirmado ou não como vice do candidato tucano à Presidência, José Serra. Como Osmar dará palanque à presidenciável pe­­­tista Dilma Rousseff no estado, os dois irmãos poderão estar em lados opostos nas eleições deste ano.

Após anunciar que seria candidato, o pedetista falou rapidamente com a Imprensa e disse que o povo vai entender sua decisão, que pode le­­­var a uma disputa política em família. Osmar disse ter um projeto para o estado, que já vinha sendo elaborado há muito tempo, bem como Alvaro tem o seu projeto político diferente. E justificou a decisão: “Não posso ficar esperando até depois do dia 30 [hoje, último prazo legal para a definição das candidaturas] para decidir o meu futuro”, disse, fazendo referência à indefinição em torno da vaga de vice de José Serra.

Por Tutuca –

Situação no mínimo constrangedora esta , Osmar Dias é defensor do Agro Negócio e das monoculturas por origem, crítico feroz do MST inclusive chamando este movimento de “terroristas” em uma certa oportunidade.

Um dos discursos de Osmar Dias contra o MST “…De um lado, essa intransigência, a intolerância de algumas lideranças que promovem invasões em propriedades produtivas, que saqueiam propriedades produtivas, que tiram das suas máquinas os trabalhadores de fazendas produtivas, que assaltam as sedes das fazendas produtivas, expulsam os proprietários dessas fazendas e promovem um verdadeiro assalto nas mesmas…”

Hoje em uma aliança com o PT partido defensor incondicional do MST "eles" terão que conviver embaixo do mesmo teto . “Tudo pelo poder”. Como é que ficam aqueles idealistas do PT aqueles que vão pra rua e são usados como laranjas ,e sempre lutaram contra o latifúndio no Brasil ?

Frase de uma ala do PT que é contra a aliança com Osmar Dias. “Abrir mão de uma candidatura própria e apoiar Osmar Dias significa ajudar a eleger um conhecido representante dos latifúndios, banqueiros e industriais. Enfim, um legítimo porta-voz dos nossos inimigos de classe e que governará contra os interesses dos trabalhadores e das bandeiras históricas de nosso partido”, diz o cabeçalho do abaixo assinado que circula na base do PT do Paraná.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Confirmação do trabalho .

O governador Orlando Pessuti assinou, nesta terça-feira (29), durante a realização da Escola de Governo, convênios do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimentos (Recap) no valor aproximado de R$ 70 milhões com prefeitos de 321 municípios do Paraná. “Estamos honrando os compromissos assumidos pelo governo”, declarou. Os recursos são do Tesouro do Estado e as prefeituras terão contrapartidas entre 8 a 25% do valor conveniado.
Os recursos previstos nos convênios podem ser utilizados nas seguintes modalidades de obras: recape asfáltico, recape sobre paralelepípedo e pedras irregulares e para pavimentação de vias. Os municípios terão que elaborar o projeto, fazer a licitação do processo, contratar a empresa responsável pela obra e fazer a fiscalização. A análise dos projetos e a liberação dos recursos serão feitas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano.
Fonte Agência de Notícias. Em 29/06/2010.


Por Tutuca –

Já no final de 2009 em reuniões com a assessoria do Deputado Alexandre Curi tivemos a informação que Antonina estaria incluída na lista dos primeiros municípios a serem contemplados com este programa , onde chegamos a publicar a notícia no informativo eletrônico do Vereador Hélio de Freitas Castro como mais um resultado do trabalho de representação do Deputado Alexandre Curi. Segundo informações ainda não oficiais este programa será usado para o recapeamento do trecho que vai do bairro do Guapê até o km 4 .

Vale Tudo .