quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Antonina e a Copa .


O governador Beto Richa determinou ao secretário especial para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, a realização de levantamento dos estádios, centros de treinamentos e áreas de lazer e turismo do Paraná, para que todos os municípios venham a se envolver com a Copa do Mundo de 2014, que tem Curitiba uma de suas doze cidades-sedes.

"A intenção nossa, a pedido do governador Beto Richa, é fazer um levantamento do interior, junto com o gestor da Copa em Curitiba, Luiz de Carvalho, e com o apoio dos técnicos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba)", afirmou Mario Celso nesta quarta-feira (12), momentos antes de se despedir da comitiva da Fifa, que durante dois dias vistoriou oito locais selecionados em Curitiba.
Segundo ele, a preocupação do governador Beto Richa é promover o envolvimento e a integração dos municípios do Paraná, para que todos se sintam valorizados com a Copa do Mundo. "O nosso foco é reunir de maneira bem significativa todos os municípios, ou na área de turismo, de integração ou do esporte, fazendo com que participem decididamente deste importante evento esportivo. Vamos fazer da Copa um evento do Paraná".
Mario Celso Cunha lembrou que as principais "portas de entrada" no Paraná estão no interior. "Para quem vem do Paraguai, Argentina e Chile a via de entrada é Foz do Iguaçu. Vamos precisar de boas rodovias e sinalização adequada para que turistas possam viajar e chegar ao destino com tranquilidade e segurança.
Outra parte de turistas virá pelo Porto de Paranaguá, que deve receber muitos navios de passageiros. "E, também, temos o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, que é um ponto de referência. Vamos ter muitos voos extras e de fretamento, que representaram 90% do movimento nas copas do mundo da Alemanha e da África do Sul. Não deve ser diferente no Brasil", disse.
Para o secretário especial, a preocupação do governador Beto Richa é global, porque vamos ter no Paraná cerca de 3 milhões de turistas internos e um milhão de turistas estrangeiros, que virão conhecer o Paraná e suas atrações turísticas.
De um jogo para o outro, haverá um intervalo de 76 horas, tempo suficiente para que o turista faça suas compras e conheça atrações turísticas do Paraná. Em Curitiba, por exemplo, há o Jardim Botânico, a Opera de Arame e uma série de atrações. No interior, não é diferente. No Paraná, existem mais de 70 pontos de atrações turísticas. São pólos turísticos e que serão aproveitados durante a Copa do Mundo. Fonte Paraná On line.

Por Tutuca,

O trabalho para que o município de Antonina seja inserido como destino turístico da Copa 2014 foi iniciado já em 2009  pelo vereador Hélio de Freitas Castro.
A primeira iniciativa do Vereador foi enviar ofício(006/2009) ao Dep. Alexandre Curi para que esse intercedesse  a favor do pleito antoninense junto ao Governo Estadual e ao Comitê Organizador da Copa 2014.



Esse trabalho teve prosseguimento em 2010, quando o Vereador foi o proponente da indicação 001/2010 que tinha como objetivo o envio de ofício pela Câmara de Vereadores solicitando ao Executivo Municipal a criação do Grupo Gestor "local" para assuntos da Copa 2014. A proposta do Vereador Hélio foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara.

A inserção de Antonina como destino turístico da Copa 2014 é o objetivo principal a ser alcançado  nesse momento,haja visto que essa conquista habilitará o município a captar recursos do Governo Federal destinados a realização do evento Copa 2014, recursos esses que deverão ser aplicados em infra estrutura e Turismo.

5 comentários:

  1. Adélia,
    Parabéns pela iniciativa do vereador que pelo visto vem fazendo o seu dever de casa.
    Agora a Prfeitura está fazendo a parte que lhe é de responsabilidade?
    A cidade não está preparada nem para receber turistas de final de ano .Imaginem os Turistas da Copa?

    ResponderExcluir
  2. durma com barulho desses.

    ResponderExcluir
  3. CANDUCA 100%
    apenas para constar,se possível,o Blog ANTONINA VIVA,só tem matéria copiada,será que não existem matérias a serem publicadas com assuntos diretamente relacionada a nossa comunidade mais especificamente.

    ResponderExcluir
  4. CANDUCA 100%
    Parabéns a equipe de saúde,pois com a construção do novo Hospital,isso dará mais evidência até como referência para o projeto copa 2014.

    ResponderExcluir
  5. Turistas na Copa? agora com a estrada da graciosa interditada, pelo desmoronamento ocasionado pela chuva de quinta-feira (13-03) e com previsão de ficar interditada pelos próximos 6 meses, vai atrapalhar bastante. Claro que se tem acesso pela 277, mas a "graça" de se descer a serra pela graciosa, se acabou neste período.

    ResponderExcluir