segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Meio Ambiente




Milhares de peixes aparecem mortos na Baía de Paranaguá
Pescadores encontraram milhares de peixes mortos na Baía de Paranaguá, Litoral do Paraná, nos últimos dias. Na quinta-feira (30), eles começaram a sentir um cheiro forte e desde então começaram a aparecer centenas de peixes, principalmente sardinhas e xingós, mortos. Ainda não se sabe o que está provocando a morte dos peixes.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que, por precaução, ninguém consuma peixe no município. De acordo com o órgão, não foi registrado nenhum caso de intoxicação alimentar após ingerir pescado em Paranaguá, porém, até que saiam os laudos dos órgãos oficiais, a orientação deve ser seguida.
Segundo o presidente da Federação das Colônias de Pescadores de Paranaguá, Edmir Manoel, cerca de 60 toneladas de peixes apareceram mortos de maneira misteriosa principalmente nas proximidades do Porto de Paranaguá e na costa da Ilha de Amparo. Além de sardinhas e xingós, também foram encontrados corvinas e bagres. Apenas na Ilha do Amparo havia 15 toneladas de peixes mortos.
Algumas hipóteses para a morte dos peixes foram levantadas na tarde desta segunda-feira (3) em uma reunião em Paranaguá, da qual participaram representantes da prefeitura de Paranaguá, da Defesa Civil do município, do Porto de Paranaguá e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A primeira hipótese é de que tenha ocorrido derramamento de produtos químicos na água. Outra é de que os peixes tenham sido descartados por um navio pesqueiro na Baía de Paranaguá. Além disso, cogita-se que pode ter havido desequilibro ambiental.

Laudo

Segundo o IAP, pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estiveram em Paranaguá e fizeram a coleta de amostras. A previsão do órgão ambiental é de que o resultado da análise do CEM deverá ficar pronto na terça-feira (4). Após ter acesso ao laudo, o IAP deve comentar o fato.

Pescadores prejudicados

Os pescadores afirmaram que os peixes afetados são de águas mais profundas e acreditam que algum produto tóxico causou as mortes. A primeira estimativa dos pescadores era de que seis toneladas de peixes tinham morrido.

Segundo Manoel, a preocupação é com os pescadores. “Eles estão desde quinta-feira sem poder vender”, comenta. Ele teme que a população que vive da pesca tenha prejuízos financeiros com a proibição do comércio. Fonte Gazeta do povo.

Por Tutuca,
Quem esteve  no trapiche municipal ali pelos dias 31/12 e 01/01 pode visualizar a grande quantidade de peixes mortos no local . Pelo visto estes peixes vieram lá das bandas de Paranaguá, trazidos pela maré. Vamos esperar o resultado do laudo que será divulgado provavelmente amanhã dia 4 conforme a matéria.


Um comentário:

  1. ... por falar em Meio Ambiente,quem é o (ir)-responsável por deixar a cidade suja entre o natal e a semana de final de ano?Por acaso não sabem fazer um plano de ação para amenizar tal situação;é difícil comentar com as pessoas que "nos visitam que temos TENDÊNCIA para o turismo",ELES não acreditam que seja verdade,e aí nos perguntam,como?e aí para responder,danou-se.

    ResponderExcluir