domingo, 9 de janeiro de 2011

Nova pintura do casario antigo.


Preservar um belo patrimônio histórico e, de quebra, conseguir atrair mais turistas. Este é o objetivo da Prefeitura de Antonina, no litoral do Estado, ao recuperar a fachada de 65 imóveis antigos, alguns deles de suma importância para o município, como o edifício da própria prefeitura - onde há relatos que o então imperador Dom Pedro II passou a noite quando visitou a cidade - e o Teatro Municipal, construído em 1875.
A ação contou com apoio do governo do Estado. Para readequar os casarões, foram gastos pouco mais de R$ 200 mil e o trabalho levou 180 dias para ser concluído.



Comerciantes estão animados com mudanças.

Muitos dos imóveis que tiveram a fachada recuperada são comerciais. Um desses espaços pertence ao comerciante Atef Tassi, que possui uma loja de roupas. Ele revela ter gostado dessa mudança.

“Ainda precisamos melhorar muita coisa na nossa cidade, mas acredito que essa recuperação é um ótimo ponto de partida”, diz. Segundo ele, a fachada de sua loja ficou ótima. Em conversas com turistas, Tassi percebeu que eles também gostaram da mudança. “Ficou melhor do que era antes. Vejo também que outros comerciantes estão bastante animados. Acredito que essa melhoria vai fazer com que todos passem a cuidar melhor do patrimônio que possuem”, opina.

O farmacêutico André Luiz Picanço Carraro, que conserva sua farmácia com um visual antigo, faz coro em relação às melhorias que as fachadas trouxeram para cidade. “Antes a gente via as fachadas abandonadas, sujas e tinha a sensação de abandono. Agora esta situação se inverteu”, afirma. “Meu estabelecimento, por conta de seu jeito de farmácia do tempo em que se escrevia com “ph’, já era um ponto turístico e acredito que isso pode aumentar. De um modo geral, a cidade ganha mais um impulso para atrair o turista”, avalia.  Fonte Paraná On Line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário