segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Privatizando.


A presidente Dilma Rousseff pretende entregar os aeroportos internacionais de Guarulhos (SP) e Viracopos (Campinas-SP) à iniciativa privada, incluindo a ampliação e operação de novos terminais de passageiros, segundo reportagem do jornal "Folha de S.Paulo". A medida provisória com as novas regras pode ser editada ainda neste mês.

As maiores empresas aéreas do país, TAM e Gol, já manifestaram interesse na construção e operação dos terminais. O prazo da concessão deve ser de 20 anos.
Além das privatizações, a decisão inclui a abertura do capital da Infraero (Empresa Brasileira de Infra estrutura Aeroportuária) e a criação de uma secretaria ligada à Presidência com o objetivo de cuidar da aviação civil. Com isso, o Ministério da Defesa não teria mais controle sobre o setor.

Um novo terminal no aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, também faria parte dos planos do governo. Hoje, o aeroporto opera com apenas um terminal, com capacidade anual de 10 milhões de passageiros  --em 2009, a demanda foi de 12,2 milhões.

Segundo o próprio governo, a Infraero não terá condições técnicas de investir os R$ 5,5 bilhões previstos para a modernização e ampliação dos 13 aeroportos da Copa.
Fonte - Portal 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário