sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Festa do Caranguejo se inicia hoje.


  Sem desequilíbrio: apenas a captura dos crustáceos machos e com mais de 6 cm está liberada.

O final de semana promete ser animado em Antonina, no litoral do Paraná. A primeira Festa do Caranguejo do município, proporcionada pela prefeitura local, começa hoje e segue até domingo.
Quem estiver na festa, além de aproveitar o tradicional e saboroso caranguejo da região, poderá curtir o aquecimento para o Carnaval da cidade. A expectativa da prefeitura é que pelo menos 12 mil caranguejos sejam comercializados durante a festa, que acontece ao lado do Mercado Municipal de Antonina.

A festa aproveita o período de defeso do caranguejo, cuja captura fica parcialmente liberada entre o começo de dezembro e o final de março, conforme explica o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado.
“Temos um respeito e cuidado muito grande com o caranguejo. O consumo elevado nessa época não chega a dar desequilíbrio, pois a orientação é que apenas animais machos e acima de determinada medida (seis centímetros de carcaça) sejam capturados”, explica. Caranguejos abaixo dessa medida são devolvidos ao mangue.

Pontapé

O evento, que conta com o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado, promovido em parceria com as escolas de samba e blocos carnavalescos de Antonina, terá ainda apresentação de artistas locais, blocos carnavalescos, baterias das escolas de samba de Antonina e baile popular.
“A festa será como um pontapé para a abertura do Carnaval em Antonina. Trata-se de um evento que será abrilhantado pelos artistas locais. O palco será tomado, entre outras atrações, pela filarmônica antoninense, que vai fazer uma composição especial para esse Carnaval”, adianta o prefeito.

Comerciantes da cidade estão animados com a possibilidade de aumento das vendas durante o final de semana. “A festa representa muito para os empresários. É o momento das pessoas experimentarem as melhores receitas feitas com esse produto de Antonina”, afirma Joaquim Ferreira dos Santos Filho, proprietário de um restaurante no Mercado Municipal da cidade. Segundo ele, a expectativa é que o movimento aumente cerca de 70% durante a festa.

Incentivo

O prefeito de Antonina explica que o caranguejo será vendido em barracas pelas próprias escolas de samba envolvidas com o Carnaval. “A festa vai proporcionar maior renda para as escolas de samba e para os blocos de Carnaval. Trata-se de um incentivo para geração de renda, que servirá para financiar parte da festa do próximo mês”, ressalta o prefeito.
“Convido a todos para a festa na nossa cidade. Serão muito bem recebidos e poderão degustar um caranguejo maravilhoso, que não fica devendo nada para os produtos de outras regiões”, garante Machado. Fonte Paraná On Line


2 comentários:

  1. Gostei bastante da festa a banda que tocou era super animada, mas os caranguejos que estavam sendo servidos, tadinhos, pequenos e desnutridos, deveria existir um controle quando a venda dos bichinhos, porque da porção que comi que vinham 6 unidades, juntando os 6 não dava 50g de carne. =/

    ResponderExcluir
  2. Pelo tamanhico dos bichos servidos, o nome pro evento deveria ser "Festival do Caran...CREDO!!!"

    ResponderExcluir