segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ideologias despropositadas e suas viúvas.


Como já escrevi aqui no Blog, não acredito em ideologias político/partidárias e seus fins. 

Essas ideologias no meu entender ,são usadas como  pretexto por uma meia dúzia de espertos para  recrutar alguns soldadinhos e usá-los como propagadores e defensores de uma causa. 

O incrível é que depois "que os espertos chegam à cúpula do poder, eles ignoram essas ideologias fazendo alianças com todos e com tudo o que eles  antes diziam ser contra, e deixam os soldadinhos bitolados, “propagadores da causa”, lá no seu mundinho míope, se achando uma peça útil no jogo da conquista do poder.

Esse tipo de míope manipulável, tem como estilo usar métodos  e procedimentos retóricos típicos da contra informação como;a demonização, a pressuposição,a desqualificação pessoal o uso de falácias, mentiras, omissão sobre informação,descontextualização,negativismo,generalização, metáfora, eufemismo, desorganização do conteúdo, uso de adjetivos dissuasivos, estereotipagem ou reserva da última palavra ou ordenação. 
Para ele, todos que se dispõe a externar uma  opinião que seja contrária sobre certas ações de  governos e governantes de sua simpatia, imediatamente são “rotulados e estereotipados” com adjetivos dissuasivos e demarcatórios, ex- Fulano é de direita, Fulano é de esquerda, Fulano é limpinho, Fulano é “perigoso”.
Externar opiniões sobre governos e governantes nada mais é que  um exercício de democracia conhecido como; Controle Social. Conceito que se define como; O controle exercido pela sociedade sobre o governo

Por meio do controle social, a sociedade é envolvida no exercício da reflexão, crítica e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva.

Mas o "soldadinho ideológico" não enxerga assim. Todos que criticam o seu governo ou governante “adorado”, imediatamente por conta de um treinamento recebido na época da doutrinação partidária, têm que ser rotulados e estereotipados.
Se essas ideologias tivessem razão de ser, Fernando Henrique Cardozo que se denominava de esquerda, que foi exilado político e lutou contra a ditadura, não faria aliança ,com o já falecido, Antonio Carlos Magalhães, coronel da política brasileira e simpatizante da ditadura.
Se essas ideologias funcionassem, Lula e o PT que sempre pregaram o  discurso da esquerda ,não fariam alianças com Zé Sarney,Fernando Collor,Renan Calheiros representantes vivos “e bem vivos” do coronelismo, da ditadura, da direita .
No Brasil os políticos fazem alianças para chegar ao poder quando o certo seria fazer alianças depois de chegar ao poder, fazer alianças para governar. 
Isso prova que; nenhuma ideologia ou partido político tem força o suficiente para chegar ao poder com suas próprias pernas ou argumentos. 
Aqui em Antonina estou filiado ao PRTB, Partido Renovador Trabalhista Brasileiro.
E Daí? Teria esse partido alguma ideologia? É claro que sim, como todos os outros 27 partidos que existem no Brasil. Mais nenhum deles praticam o que pregam em seus discursos ideológicos. Portanto para mim o PRTB é só mais um partido.
Creio que devemos ser objetivos, “acreditar e votar nas pessoas” e não em ideologias partidárias. 
Não precisamos cultuar ideologias e ficar presos a amarras como zumbis, pagando dízimos e micos ideológicos. 
É simples, se o sujeito ao qual você deu o seu voto está correspondendo e trabalhando pelo seu Município, Estado, ou País, muito bem você acertou ao votar nele, caso contrário , reconhecemos o erro e partimos pra outra. 

A vida é assim, temos que ser dinâmicos e práticos, nada de fundamentalismos, sejam políticos, religiosos, ou futebolísticos, nada de lavagem cerebral, nada de exessos.
Muitas vezes não conseguimos viver nem com a mãe dos nossos filhos pela vida toda, por que haveríamos de ficar para resto da vida cultuando e defendendo partidos políticos e pessoas que não cumprem o que prometem e estão cantando e andando para nós? 
Em outra oportunidade escreverei sobre “a ideologia” que “historicamente” roda a bolsinha em Antonina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário