segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os partidos políticos e seus Dízimos.

 
Dízimo do PT acumula aumento de 700% na Era Lula.
 
O partido cobra contribuição entre 2% e 20% de todos os eleitos pela legenda e também dos filiados em cargos de confiança.

 
O PT espera arrecadar R$ 3,6 milhões neste primeiro ano de governo Dilma Rousseff só com as contribuições de parlamentares e ocupantes de cargos de confiança filiados ao partido. 


O valor é um pouco superior ao que foi amealhado no último ano de mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar da eleição de um número maior de deputados e senadores e do aumento da participação de integrantes do partido no primeiro escalão do governo.
 
Os R$ 3,6 milhões mostram, porém, que a arrecadação cresceu mais de 700% em relação ao valor arrecadado em 2002, antes da chegada do PT ao Palácio do Planalto. O partido cobra contribuição entre 2% e 20% de todos os eleitos pela legenda e também dos filiados em cargos de confiança. 


O porcentual varia de acordo com o valor do salário e é maior para os parlamentares.
A cobrança do dízimo pelo PT vem sendo contestada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2005. 


Naquele ano, foi proibido o desconto na folha de pagamento. Mas o estatuto do partido foi alterado em 2007 e mantém a obrigatoriedade do pagamento mensal. Os inadimplentes ficam sujeitos até a serem expulsos da legenda. Mas essa inadimplência é “pequena”, garante o tesoureiro petista João Vaccari Neto. Fonte Gazeta do Povo.

Por Tutuca,

 
Estive lendo os estatutos de alguns partidos e constatei que , não é só o PT que cobra esse “Dízimo”. Praticamente  todos os partidos usam dessa prática.

 
Essa cobrança imposta pelos partidos políticos se assemelha aos dízimos impostos por muitas religiões. Tudo em nome da ideologia é claro, ou seria em nome da religião?



Nenhum comentário:

Postar um comentário