segunda-feira, 28 de março de 2011

NEGLIGENCIANDO O FUTURO.

OU


???????????

Mais de 70% da população do PR deve ter esgoto até 2014

72% da população urbana do Paraná deve ter coleta e tratamento de esgoto até 2014. O anúncio foi feito nesta sexta pelo presidente da Senapar, Fernando Ghignone. Hoje 62% dos paranaenses têm acesso ao serviço. A média nacional é de 50,6%. 
Fonte Blog da Joice.

Por Tutuca, 

Após as tragédias ambientais acontecidas em nossa cidade as discussões sobre o futuro da SAMAE como empresa abastecedora de água em nosso município vieram novamente á tona.
Se pensarmos em matéria de saneamento básico , e olharmos do ponto de vista da situação atual, veremos que a médio e a longo prazo as perspectivas não são nada animadoras para Antonina.  Sendo mais realista, não existem perspectivas.
O Samae não tem condições de investir nessa área , o que nos faz ser o único município do litoral paranaense que não coleta, e portanto, não trata esgoto.
Até a simpática e longínqua cidade de Guaraqueçaba já iniciou o seu processo de coleta e tratamento do esgoto. 
A situação chega a ser vexaminosa para o nosso município, já que Antonina é uma das cidades mais antigas do estado Paraná,  e está situada em uma das regiões mais ricas do País. 

Situação contraditória esta. 
O município de Antonina como todos sabem, é “protegido” por leis ambientais que proíbem a pesca em grande escala, a caça, o desmatamento desenfreado, recebendo dessa maneira, todos os tipos de impedimentos causados por essas leis ambientais .  

Nada mais justo, pois devemos sim preservar o meio ambiente, mas aí vem a grande contradição.
Nos dias de hoje quase 20 mil habitantes depositam  o seu esgoto in natura (sem tratamento,) direto na Baia, direto no mar, poluindo absurdamente o meio ambiente.
Estamos em pleno século 21 e ainda com práticas ambientais do século 18. 
Até quando iremos ficar assim, parados no tempo?

Quanto ao abastecimento de água...

O abastecimento de água no município como todos sabem está fragilizado e a tubulação de água está em visível estado de sucateamento. 
Tudo isso devido a flagrante falta de investimentos, reais, no setor.
Devemos sim reconhecer e enaltecer o trabalho dos funcionários do SAMAE que trabalham dia e noite para que não falte água na cidade. Esses funcionários tem que ser preservados e valorizados. 
A autarquia SAMAE, é que não pode mais viver de remendos e discursos interesseiros.

A pergunta que fica é a seguinte; O que estamos deixando de herança para as gerações futuras? O que está sendo feito hoje, para melhorar a nossa cidade  amanhã

Penso que devemos passar esse tipo de prestação de serviços ao estado e acabar com essa história que a tarifa da SANEPAR é muito mais cara. 
Temos que pensar nas gerações futuras.

É imperativo nessa questão que um processo de concessão seja confeccionado de maneira transparente, e com a participação ampla e efetiva da sociedade organizada. 

É preciso que nesse processo de concessão se preserve principalmente, os funcionários do SAMAE. 
Digo mais, em um eventual processo  de concessão se deve defender o princípio da empregabilidade para o trabalhador capelista, principalmente aquele trabalhador que "realmente trabalha".

Menos cabides de emprego, mais valorização para o trabalhador...

Caso o SAMAE empregue hoje 50 pessoas em seu quadro funcional, que esse número de cargos sejam mantidos para "cidadãos antoninenses", durante o período total da concessão.
Metas de atendimento no abastecimento de água e metas para a implantação do sistema de tratamento de esgoto também devem ser previamente traçadas.
Todo o recurso arrecado com a outorga deve ser depositado em Fundo Municipal de meio ambiente onde a sua aplicação seria fiscalizada pelos membros de um Conselho Municipal do Meio Ambiente.
Essa é a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário