segunda-feira, 14 de março de 2011

Mineropar e UFPR mapeiam áreas atingidas pelas chuvas


AE Notícias
Técnicos da Minerais do Paraná (Mineropar) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) mapeiam as áreas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias no litoral. O trabalho vai orientar ações do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e das prefeituras na definição das áreas que apresentam riscos geológicos e devem ser desocupadas.

“Esse é um trabalho a curto prazo, de avaliação da situação do solo, das encostas, para definir se o local é seguro para a população e se as casas podem permanecer habitadas ou devem ser abandonadas”, explica o diretor-técnico da Mineropar, Rogério Felipe. “O próximo passo é elaborar amplo mapeamento das áreas de risco geológico na região.”

O trabalho de orientação da Mineropar impediu tragédia ainda maior em Antonina. Geólogos da empresa inspecionaram alguns morros do município, entre eles o Laranjeira, na sexta-feira (14), e alertaram a Defesa Civil que os moradores deveriam deixar imediatamente as suas residências. A medida permitiu que várias pessoas saíssem dos locais de risco antes dos deslizamentos.

Diagnósticos
No sábado e no domingo, equipes da Mineropar e da UFPR, sob coordenação do professor Renato Eugênio de Lima — que é representante da Organização das Nações Unidas para desastres naturais –, fizeram levantamentos e diagnósticos nas localidades de Portinho e Graciosa de Cima, em Antonina.

O diagnóstico foi feito apenas em Antonina, com dezenas de possíveis deslizamentos diagnosticados, mas será ampliado para outros municípios. “Estamos trabalhando com urgência para avaliar as áreas. Com essas informações as prefeituras poderão programar ações em relação à construção de casas e a definição de acampamentos e locais para abrigos”, afirma Felipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário