quarta-feira, 30 de março de 2011

O debate está aberto.




Em ter, 29/3/11, Valter escreveu:

De: Valter
Assunto: Re: SAMAE X SANEPAR
Para: "ANSELMO FERNANDES" , "Dalton - PMA/SAMAE" , eng.sergio.lima@hotmail.com, helio.sanfelice@funasa.gov.br, sonia.borba@funasa.gov.br, "HENRIQUE SAMAE" , clebercezarino@hotmail.com, deoclecio_millezi@oi.com.br, "EDSON SAMAE" , claudio.samae@bol.com.br, claudiomoises1969@yahoo.com.br, maria@crisa.vet.br, laudeci@samaedeantonina.brte.com.br, viviane_evangeluz@hotmail.com, paulobroska@hotmail.com, jeronimo@samaescp.com.br, adalberto.camara@funasa.gov.br, "Samae Ibiporã Helio" , cismae@cismae.com.br, "Sadi Coutinho"
Data: Terça-feira, 29 de Março de 2011, 13:26
PREZADOS COMPANHEIROS.

Com relação a materia transmitida abaixo pelo companheiro Anselmo Fernandes, gostaria de contribuir para a discussão.
Primeiramente informo que não estou inteirado totalmente da realidade da cidade de Antonina, sendo que desta forma posso até estar faltando com alguma verdade.
Porém, informo que sempre tivemos e é nossa intenção continuar o relacionamento frutuoso, mantido desde 1989, com a FUNASA, que na época chamava-se Fundação SESP.
Até 1989, Jussara era o único e ultimo SISTEMA PARTICULAR DE SANEAMENTO, portanto totalmente PRIVATIZADO..
Era um caos. E isso perdurou de 1968 a 1989.
Em 1989, quando a tarifa da Companhia PARTICULAR já era 15% maior que a da SANEPAR, e o Dono da Cia. PARTICULAR queria um aumento de mais 15%, o prefeito à época, se cansou e encampou o sistema de água, pagando-o em 36 parcelas fixas.
Com o "abacaxi" na mão, tomou a primeira decisão que lhe apareceu, e que qualquer um tomaria, que foi ir até Curitiba, procurar a SANEPAR. Ocorre que conhecendo o péssimo sistema de água de Jussara (esgoto nem se falava), a toda poderosa SANEPAR disse que não tinha interesse, porque Jussara era deficitário e não compensava investir nesse municipio.
De volta a Jussara continuaram com o "abacaxi" na mão.
Como DEUS não tira férias. O vice-prefeito na epoca, recem formado advogado, voltando de São Paulo, passando por Ibiporã, viu um reservatório com os dizeres SAMAE e FSESP. Perguntou ao colega de assento, que "por acaso" era de Ibiporã e "por acaso" jogava bola junto com o eng. Leandro e o pessoal do SAMAE.
Chegando a Jussara ele ligou para a Residencia de Engenharia de Ibiporã. Marcaram uma reunião na semana seguinte com Curitiba com o Eng. Kalinke, Eng. Hélio, Eng. Sérgio...
Acertaram tudo como deveria ser... e uma semana depois, mesmo estando no mes de Junho/89, com o orçamento já em execução, o Eng. José Sergio de Lima, já estava sentido o calor e o pó da terra vermelha de Jussara. Poucas semanas depois estava o Adalberto, já iniciando os trabalhos da criação da autarquia... e até hoje o municipio de Jussara tem certeza que acertou verdadeiramente, em  criar o SAMAE, em  realizar a parceria com a FUNASA.

Não tinhamos nada... começamos o sistema de água do "zero", do poço ao cavalete, como costumamos dizer... mas hoje temos água tratada para 100% da população da zona urbana e para uns 30% da população rural.
E na parte do SISTEMA DE ESGOTO... temos hoje, 100% de tratamento de esgoto e 70% de rede coletora de esgoto.
Somos associados a um Consórcio Público de Saneamento; recebemos recursos do PAC/FUNASA - Esgoto, (aquém do que desejavámos, mas suficientes para avançar).
E tudo graças a que ?
Ao destino ?
Tudo graças a um prefeito e ao pessoal do SAMAE que quando foi procurado pela FUNASA se queria implantar o sistema de Esgoto, disseram SIM.
E não veio tudo de graça não... Os investimentos próprios do SAMAE foram e são maciços.
Mas tudo isso aconteceu, porque "por acaso" existia um(a) prefeito(a) numa cidade chamada ANTONINA que queria "vender", ou melhor CONCEDER o seu sistema de água e esgoto a Companhia Estadual SANEPAR.
Graças e "por acaso" a esse(a) prefeito(a),  os investimentos da FUNASA foram direcionados a JUSSARA e Ribeirão Claro.

Agora sob essa ótica, analise o porque de Antonina não ter sistema de esgoto.

Uma decisão do PASSADO, reflete-se no PRESENTE..
Uma decisão do PRESENTE refletirá no FUTURO...

Conclamamos os senhores gestores e cidadãos de Antonina a buscar os recursos nas fontes "certas" e reinvestir o máximo possivel dos recursos pagos pelos usuários e tenham certeza que "por acaso", dias melhores virão...

Espero ter contribuido com a discussão.

Cordialmente

Valter Luiz Bossa
Diretor do SAMAE de Jussara/Pr
-- Original Message -----
Sent: Tuesday, March 29, 2011 10:37 AM
Subject: SAMAE X SANEPAR

A matéria abaixo saiu no blog do Tutuca, em outros blogs mesmo raciocínio inclusive enquetes tipo SAMAE x SANEPAR. Existe entendimento que com a extinção de um órgão extingue-se também extingue o vínculo empregatício. Quem poderá nos defender.

Por Tutuca,

Recebi agora a noite este email do amigo Anselmo Fernandes...

Vejo que a matéria postada na segunda feira sobre a situação da SAMAE em nossa cidade, como outras postadas em outros blogs antoninenses, vem repercutindo, na minha opinião,  de maneira positiva, trazendo para  o debate  um assunto que não podemos mais deixar para depois. 

O relato do diretor do SAMAE de Jussara (PR), senhor Valter Luiz Bossa é muito importante para sabermos um pouco da história da autarquia em nossa cidade.
Pelo que eu entendi, por uma manobra do passado, de um ex- prefeito que não convém citar o nome neste momento, a SAMAE deixou de receber investimentos da FUNASA que seriam destinados a instalação da rede de esgoto em nossa cidade.

Bom... Não sou eu quem vai dizer quem estava certo ou errado nesse episódio acontecido a mais de 20 anos em nossa cidade.

A questão agora, e essa é a minha opinião, é que se traga ao debate a situação do SAMAE “hoje” e a intenção é pensar e discutir o futuro das novas gerações de antoninenses.

Se existe a real condição do SAMAE investir a médio prazo,  não só na renovação da rede de água da cidade, mas principalmente investir em um sistema de coleta e tratamento de esgoto para o município de Antonina.
Os próprios funcionários do SAMAE nos passam informações que as tubulações de água no município possuem aproximadamente 50 anos e suas peças são de difícil reposição, o que dificulta em muito a manutenção.
O que nos faz entender que; se a empresa não tem condições financeiras de renovar a tubulação de água, muito menos terá condições de investir na coleta e tratamento de esgoto.
Que fique bem claro que a minha intenção, e creio que seja a dos outros bloguistas , não é procurar culpados e crucificá-los, quem fez ou quem deixou de fazer, e sim que sejam apresentadas as medidas concretas e efetivas para que Antonina saia desta situação vexaminosa.

Sobre a extinção dos cargos numa eventual concessão a outra empresa, e essa é uma opinião de um leigo no assunto, creio que a situação poderia ser discutida e resolvida no contrato de concessão, colocando em cláusula que; o emprego e os salários dos funcionários de carreira do SAMAE  fossem absorvidos e preservados de maneira irrestrita pela nova empresa.

Um abraço a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário