segunda-feira, 14 de março de 2011

Tragédia anunciada.


O clima do planeta vem todos os dias nos dando sinais da sua transformação, seja aqui no Brasil, no Japão, na Austrália...

Enquanto essas situações de tragédia e terror não acontecem nas nossas casas com os nossos vizinhos ou com nossos amigos, nós fazemos de conta que não é com a gente. Uma enchentezinha aqui uma quedinha de barro ali...
Agimos como se a situação fosse banal. Essa reação tem até uma explicação agimos assim negligenciando essa realidade climática porque usamos como parâmetro relatos de pessoas com mais idade dizendo que a nossa cidade é uma cidade abençoada  e que aqui nunca aconteceu nada de grave . 
Os tempos são outros e quando as proporções desses acontecimentos aumentam a cada dia e muitas pessoas começam a morrer e outras perdem todos os seus bens por conta dessas tragédias, aí sim a ficha cai.
Não precisava ter nenhuma bola de cristal para saber que era só uma questão de tempo para que uma tragédia dessas proporções acontecesse em Antonina.
Numa quarta- feira 09 de fevereiro, postei matéria no Blog sobre o resumo da seção legislativa acontecida na CMA . Um dos assuntos em destaques foi o requerimento do vereador Hélio que tratava sobre a prevenção sobre as tragédias ambientais e foi relatado assim na matéria postada neste Blog.

Vereador Hélio e a prevenção contra tragédias ambientais.
[...] Entre esses requerimentos foi votado e aprovado por unanimidade o requerimento do Vereador Hélio de Freitas Castro solicitando o envio de ofício ao Executivo Municipal pedindo informações do setor competente da prefeitura sobre a existência de estudos de mapeamento de áreas de risco no município de Antonina.

O Vereador citou como uma das justificativas ao requerimento, [...] “é do conhecimento de todos que; Antonina pela sua situação geográfica possui varias áreas habitadas em situação crítica, e os riscos para as populações que ali habitam  são eminentes.”
“Sendo que, é do interesse desse vereador, obter informações do Executivo Municipal sobre a existência de estudos prévios nesse sentido, os quais serão essenciais para que, com um conjunto de medidas se elabore um plano de contingência para prevenir eventuais tragédias ambientais no Município de Antonina.”

Se não me engano no Paraná a única cidade que tem um plano de contingência sobre tragédias é Curitiba. A intenção do vereador foi alertar e de alguma maneira enfatizar o assunto, já que em Antonina se faz necessário  possuirmos esse plano de contingência devido a situação geográfica do município.

Temos aí um Plano Diretor que diz no seu artigo 34 parágrafo XXII, ser necessário Relocar o maior número de famílias possível que se encontram sobre áreas de preservação permanente como encostas e mangues; Trocando em miúdos chegaremos a conclusão que;  bairros como a Graciosa de Baixo e a Graciosa de Cima teriam que ser totalmente relocados já que, de um lado existem moradias que tem como quintal o mangue, e do outro lado existem  moradias que tem como quintal a encosta do morro, outros bairros estão em situação semelhante em nossa cidade como;Caixa d’agua, Tucunduva, Laranjeiras, Portinho...
Uma ação desse porte só pode ser realizada com  integração dos governos Federal Estadual e Municipal e aí senhores a coisa vai demorar um pouco.
O brasileiro não tem como cultura  a prevenção para tragédias, portanto a prioridade nesse momento seria reverter esse quadro e acelerar os planos de contingência para que dessa maneira se possa ao menos salvar vidas e atender vítimas com mais agilidade e coordenação.
Sou morador do Bairro Jardim Maria Luiza e como é de conhecimento de todos  algumas ruas do bairro sempre tiveram este problema de pequenas enchentes. Dessa vez foi diferente, o pânico se instalou no rosto das pessoas e o cenário foi de guerra .
Infelizmente a mesma situação se estendeu por toda a cidade.
Eu como muitos tive prejuízos, todos de ordem material, outros perderam tudo, alguns correram risco de morte, outros ainda correm esse risco, alguns não conseguiram escapar e perderam a vida.
O povo antoninense em sua essência é hospitaleiro e solidário e saberá socorrer os mais atingidos pela fúria da natureza.
Ficam aqui os meus pêsames aos parentes dos que perderam a vida, principalmente ao meu amigo Luiz Formiga ,cujo pai, Pedro Crates, faleceu soterrado no Bairro das Laranjeiras.
Para os que foram atingidos de uma maneira ou de outra com o acontecido, desejo muita força para o recomeço.




7 comentários:

  1. Pede para o verador ler o art. 74 da Lei Orgânica onde estabelece que um Plano de Diretor só pode ser aprovado por Lei Complementar e não por lei ordinária, como foi o nosso plano, desta forma de pleno direito é nulo ou ele que proponha transformar essas leis do Plano diretor em Lei complementar, senão qualquer atitude em relção ao Plano poderá ser contestada na justiça.

    ResponderExcluir
  2. Ao anonimo,
    Hoje a prioridade é sem dúvida um plano de contingência para o município de Antonina .A situação é crítica e não precisamos do Plano Diretor nesse momento ,precisamos do bom senso dos governantes para primeiro impedir que a popopulação continue contruindo nessas áreas de risco ,se dermos uma volta nos bairros graciosa de cima e de baixo ,portinho ,jardim maria luiza ,nas encostas dos morros ,iremos notar que existem por lá até mansões,casas com dois ou mais pavimentos ,isso é crime e quanto mais essa gente investe nessas áreas mais dífícil será retirá-las desses locais.Que a prefeitura desaproprie áreas ociosas da cidade e disponibilize essas áreas para a construção de moradias para esse pessoal.Mas que todos fiquem sabendo tirar esse pessoal dessas áreas é tarefa muito díficil.

    ResponderExcluir
  3. Caro dono de blog, primeiro olhe o que você escreveu no início desse assunto. Primeiro fala-se em plano diretor, depois em plano de contigência. Peça pro seu vereador ler a lei orgânica, só isso e ele que tome atitude.ão adianta distribui lixeiras em conhecer a lei orgânica. O Boaideiro fez isso também e não se reelegeu.

    ResponderExcluir
  4. Creio que o está havendo uma confusão sobre o projeto do vereador Hélio com o projeto do vereador Boiadeiro.O vereador Boiadeiro fez lixeiras aéreas cujo lixo poderia ser retirado por qualquer baderneiro e jogado ao chão ou arrancado por qualquer cachorro de maior porte.O projeto do vereador Hélio visa com as caixas coletoras, um melhor armazenamento do lixo e caso a coleta do lixo não venha a acontecer por um ou dois dias o lixo estará seguramente armazenado.Talvez tenha faltado voce observar esse detalhe. Sobre Plano diretor e Plano de contingência continuo pensando que o plano de contingência é a prioridade e essa é uma opinião minha.Publiquei por esses dias uma foto aérea de Antonina e se for para seguir esse plano diretor a risca a população de Antonina terá que ser relocada quase que na sua totalidade. Para onde ninguém sabe.
    Caso queira continuar comentando aqui no Blog peço que se identifique pois aqui ninguém morde.

    ResponderExcluir
  5. vc trabalha pra helio que vc e asesor de helio ok que ria saber quanto que ele paga pra vc ser asessor dele. vc tem ate carteira de pescador por causa dele.quanto neum pescador sabe eu sei que vc tem. ok

    ResponderExcluir
  6. Bom primeiro não é o vereador Hélio quem me paga e sim a Câmara,e por assim dizer todos que contribuem pagando os seus impostos.OK! E o salário que recebo é de R$ 535 reais. Segundo as informações sobre eu ter carteira de pescador estão totalmente equivocadas OK! Se quiser checar é só consultar o setor competente do Ministério da Pesca e Aquicultura, que é o orgão federal que monitora essa questão de carteira de pescador, e assim vc tirará sua dúvida.OK!Seria muito importante primeiro vc se informar para depois poder falar com propriedade OK! Continue participando e se puder se identifique pois aqui ninguém morde OK!

    Um abraço OK!

    ResponderExcluir
  7. Grande Tutuca!

    Queria deixar exposto em seu blog minha indignação no que diz respeito a Morretes e Antonina, por que há tanta diferença entre cidades tão próximas?
    Infelizmente não resido mais em Antonina, mas meu coração sempre pretencerá a esta terra maravilhosa onde nasci, cresci e morei por muito tempo.
    Há algumas semanas atrás estive aí para passar um dia com minha família, fiquei muito triste ao me deparar com a cidade ainda bastante destruida pelas chuvas, principalemente na Nenê Chaminé, não ví nenhuma máquina trabalhando e tampouco sinal de recuperação daquele local, além da cidade estar completamente vazia.
    No mesmo dia ao ir embora resolvi passar pelo centro de Morretes e reparei que lá já não existe nenhum sinal de que houve a pouco tempo atrás uma grande enchente, a cidade estava lotada de turistas.
    Antonina sempre foi, é, e sempre será uma cidade linda, com pessoas acolhedoras que só encontramos aí, coisas lindas como o pessoal da Carioca (Ismael, Maria, seu Anamar, João Alberto entre outros), a Filarmônica Antoninense, que por diversas vezes foi a melhor banda do Brasil, o pessoal da seresta,a nossa igreja matriz enfim... só precisamos explorar mais estas belezas que só Antonina tem.

    Grande abraço.

    João Maria.

    ResponderExcluir