quarta-feira, 27 de abril de 2011

Esporte largado às traças em Antonina.

                              
A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Turismo divulgou no início desta semana, o Calendário de Eventos Esportivos de 2011.
No calendário, além do nome da competição esportiva que acontecerá no ano que vem, também é possível saber o mês de realização, as datas das reuniões, o período de inscrição e ainda a data prevista para o início de cada competição.

O Calendário de Eventos Esportivos pode ser acessado no site da prefeitura municipal www.pmerechim.rs.gov.br no link Agenda de Eventos, ou ainda no menu da Secretaria de Cultura Esporte e Turismo em Competições Esportivas e CMD.
- Diário da Manhã.

Por Tutuca,

Já postei aqui no blog anteriormente, matérias sobre a situação do esporte em nossa cidade.
A matéria acima tem o objetivo de salientar como o esporte poderia e deveria ser tratado  aqui em Antonina.

Abnegados e resultados.

É do conhecimento de todos que o esporte local vive, e não é de hoje, do trabalho de alguns abnegados (Barreto futebol de salão, professor Luizinho capoeira, o Maurício do judô, Germano handebol de quadra e de areia, Nite futebol de campo).Essas pessoas  ainda conseguem de maneira heróica, realizar algumas ações e com muito sacrifício conseguem ainda, ganhar competições intermunicipais.

Modelo preguiçoso.

Infelizmente a Prefeitura Municipal optou em adotar um modelo preguiçoso para tocar o esporte, modelo usado também por administrações anteriores, modelo que se resume em somente dar “apoio” aos trabalhos iniciados por esses abnegados.
Um ônibus para disputar uns jogos aqui, um lanche para o outro pessoal ali, uma roçada no campo do 29 de Maio, acolá... , sabemos também que a prefeitura disponibiliza a Pousada dos Peregrinos para o pessoal do Judô.

Vamos e venhamos, essas ações são pouco pontuais e um tanto descompromissadas.
A prefeitura pelo quadro de funcionários que tem poderia se quisesse fazer muito mais e melhor,planejando,organizando e realizando os eventos esportivos.

Inércia

Em 2 anos e 4 meses do atual mandato ,não consegui visualizar sequer uma ação mais abrangente,  planejada, organizada e realizada pelo pessoal do esporte da prefeitura .

Estrutura mínima já existe.

É notório que praticamente todas as escolas municipais hoje, possuem uma quadra poliesportiva, o que acontece também com as escolas estaduais o que nos faz crer que locais para a realização de competições e eventos esportivos existem na cidade e pelo menos os jogos inter-colegiais,  poderiam ser reeditados.

Calendário Esportivo.

O setor responsável da prefeitura poderia copiar outras cidades que levam o esporte a sério e implantar um calendário de eventos esportivos, com um circuito de competições que fosse baseado principalmente na faixa etária que vai dos 10 aos 16 anos. Tenho certeza que com a existência de um porojeto bem planejado  muitos parceiros da iniciativa privada contribuiriam para a realização dessas competições.

Esporte como combate e prevenção às drogas.

A prefeitura se assim procedesse, estaria atuando através do esporte, em uma faixa etária importantíssima. Um período da vida dos jovens em que o esporte pode ajudar em muito na formação do caráter desses novos cidadãos.
Com uma tacada só, se promoveria a inclusão social, se combateria e preveniria as drogas e de quebra revelaria muitos talentos nas diversas modalidades de esportes.
Matéria prima para isso nós temos.

3 comentários:

  1. Tutuca, e desde quando a Prefeitura, representada pelo Sr Prefeito e Secretários estão preocupados com nossos jovens? Na realidade eles nem estão preocupados com o que nós pensamos, isto é, os munícipes.Parece até que eles não foram jovens ou tem filhos jovens.Pensei que o pessoal de Antonina estivesse acordado sobre tudo o que está acontecendo, mas não, vivem a vidinha deles, preferem falar pelas costas e não tomar uma providência sobre, pelo menos, alguma coisa, que pudesse ocupar esses jovens e crianças para uma prática saudável, legal.
    Pergunto: A quem interessa isso de não estar olhando por esses jovens e pelas nossas crianças? Quanto mais eles estarem perdidos na droga é melhor? A quem interessa isso?

    ResponderExcluir
  2. Uma sugestão porque o Sr. prefeito não chama todos estes abenegados citados acima e cria uma comissão para tocarem o esportes neste restante de mandato que resta, pois os atuais responsáveis pela pasta dizem abertamente que o papel principal deles é "apoiarem" na verdade o que estes abengados recebem são meras esmolas.
    Ou por fim porque não convidam um dos citados acimas para assumirem o Esportes, com certeza na mão de qualquer um deles (abenegados) estará bem entregue e veremos com certeza a integração juventude, esportes funcionando...

    ResponderExcluir
  3. TEMOS ALUGUNS POLÍTICOS EM NOSSA CIDADE QUE NÃO TEM INTERESSE ALGUM EM TIRAR OS NOSSOS JOVENS DAS DROGAS. ELES TEM OS SEUS MOTIVOS OU ESTOU FALANDO ALGUMA MENTIRA? TUTUCA, AS ELEIÇÕES VEM AÍ PRECISAMOS LIMPAR DA VIDA POLÍTICA ESSES APROVEITADORES POLÍTICOS DA NOSSA CIDADE. PRECISAMOS DE UM MOVIMENTO FORTE PARA BANIR DE VEZ ESSES CANALHAS DA VIDA PÚBLICA. BEM QUE VOCÊS DOS BLOGUES DO BÓ, DO REGINALDO, JEQUITI E DO BACUCU COM FARINHA PODERIAM COMEÇAR ESTA CAMAPANHA.

    OBRIGADA PELO ESPAÇO.

    ResponderExcluir