segunda-feira, 9 de maio de 2011

Copa 2014 e a farra do boi.


Em 30/10/2007
A Copa do Mundo é nossa!
Depois de mais de cinco décadas de espera, o Comitê Executivo da Fifa confirmou nesta terça-feira, na sede da organização, em Zurique, na Suíça, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014.
Em Maio de 2011...

Obras nos aeroportos atrasadas.

Dos 13 aeroportos que atenderão as cidades-sede da Copa do Mundo de futebol em 2014, oito apresentam atrasos de mais de um ano nas obras. São eles Brasília, Confins, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e Guarulhos.
Três projetos de ampliação - em Natal, Recife e Salvador - podem ser afetados pois dependem de licença ambiental, aval do Tribunal de Contas da União ou da elaboração dos projetos. Apenas dois aeroportos têm seus empreendimentos dentro do prazo, Viracopos, em Campinas (SP), e o Galeão (RJ).
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou que, dos 13 aeroportos brasileiros que receberão investimentos para modernização e aumento de capacidade, nove não ficarão prontos a tempo da Copa de 2014. Agência Estado.

Obras atrasadas também nos estádios.

BRASÍLIA - O Brasil está pelo menos um ano atrasado na organização da Copa do Mundo de 2014, disse o presidente nacional do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), João Alberto Viol. A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira, durante audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, em Brasília.
"Estamos a 38 meses da Copa do Mundo e a 26 meses da Copa das Confederações (em 2013). Há tempo, mas é escasso. Os cronogramas já estão sem as gorduras, sem os espaços necessários, riscos podem existir, desde períodos chuvosos, greves operárias, problemas com licenças ambientais", afirmou Viol. "Faltou planejamento, já se passaram 41 meses desde que o Brasil foi homologado (como sede). Estamos pelo menos um ano atrasados".

Novas regras para dar celeridade às obras da Copa.

A aprovação das novas regras de licitação propostas pelo governo, que visam a dar celeridade às obras da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, depende das negociações com a oposição. PSDB e DEM consideram o projeto muito abrangente e defendem mudanças no texto para garantir limites e evitar “o caminho aberto para a corrupção”.
O novo sistema, denominado Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), vai permitir ao Palácio do Planalto correr com as licitações, sem ter que seguir as restrições impostas pela legislação atual. O problema apontado pela oposição é que a proposta, que valia apenas para as obras em aeroportos, foi estendida para tudo aquilo que for considerado “necessário” para a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, para a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014.

Por Tutuca,

Incrível não?

Lá se vão 4 anos que o Brasil foi escolhido como país sede da Copa 2014 .Como vemos nas matérias acima as obras estruturais para o evento estão praticamente, todas atrasadas.
O interessante que o governo federal é o mesmo já a nove anos ,portanto não houveram nesse período problemas de transição política ou de mudança no planejamento ,contudo  o atraso nas obras é flagrante.

Pois é!! Quem levou a culpa pelos atrasos das obras da Copa e a inoperância do governo?  A lei LEI Nº 8.666/93, lei de licitação. 

Aí vem o RDC (Regime Diferenciado de Contratações Públicas)
Todos sabem que a  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993 lei de licitação,  possui mecanismos elaborados para diminuir a corrupção e a festa das empreiteiras mas mesmo assim, é burlada todos os dias pelos governantes.   Imaginem  agora com o congresso  na eminência de aprovar essas “novas regras de licitação” propostas pelo governo com o pretexto de  dar celeridade as obras da copa?

E a oposição?

A oposição é lógico,  não vai intervir, pois também tem interesses ,haja visto que em muitos estados que detém o mando político também acontecerão  obras relacionadas à Copa e muitos milhões estarão por lá circulando,logo a farra do boi (ou das empreiteiras) estará decretada e tudo é lógico por um  motivo nobre .
Viva a Copa do mundo no Brasil.

2 comentários:

  1. falando de futebol, aqui um comentario na hora do almoço de um torcedor '"fanatico"',- gente ainda bem que o nosso jogo contra o coxa nao foi no Couto Pereira,senão virava 6 acabava 12 ... sergio - ctba

    ResponderExcluir
  2. nao estou conseguindo acessar o blog naocaiano contodasereia.....vcs estão ?

    ResponderExcluir