segunda-feira, 30 de maio de 2011

Medindo a Febre


Alceuzinho Maron (PPS) em Paranaguá e Helder Teófilo (PMDB) em Morretes aparecem como favoritos para prefeitos de suas cidades a um ano e cinco meses das eleições.

Levantamento feito pelo Paraná Pesquisas no início de maio mostra que a maioria dos eleitores das duas cidades ainda não tem candidato definido.

Quando o entrevistado tem de apontar um nome espontaneamente, 74,30% dos parnanguaras responderam que não sabiam e 2,32% responderam ,“nenhum”. Índice semelhante ao de Morretes, com 73,93% de “não sei” e 3,21% de “nenhum”. Fonte Paraná Pesquisas.

Por Tutuca,

Tanto em Paranaguá como em Morretes os pré-candidatos já começaram a medir a febre para o pleito majoritário. Pelos números apresentados  ainda é muito cedo para qualquer diagnóstico e os resultados dessa primeira pesquisa do Paraná Pesquisas mostram que quase 75% do eleitorado ainda não sabe em quem votar nas duas cidades vizinhas.

Em Antonina muitos nomes, pouca definição.

Até agora não foi divulgada nenhuma pesquisa mais segundo informações, alguns candidatos  já encomendaram esse trabalho para também medir a febre em terras capelistas.
O que vemos nesse primeiro momento é a aparição de vários nomes, todos lançados de forma extra-oficial até esse momento. Marigel, João Domero , Luis Carlos, Fernando Matarazzo, Jeferson Fonseca, Munira, Zé Luiz,o próprio prefeito atual.

 Na hora do gargalo...

Se levarmos em conta o cenário atual, teremos hoje mais de 10 candidatos à Prefeitura de Antonina. É obvio que com o passar do tempo várias composições irão acontecer e na hora do gargalo  o número de candidatos à prefeitura não deverá ultrapassar a 4 nomes.

O PT será novamente coadjuvante?

Temos conhecimento também que o PT irá lançar candidatura própria para a majoritária e o nome a ser escolhido pode estar incluído nessa listagem aí citada.
Está mais do que na hora do PT traçar o seu caminho e deixar de ser mero coadjuvante no cenário político local. O que se nota é que nas duas últimas eleições o PT foi peça importante nas campanhas e nas vitórias dos candidatos que apoiou mais com o passar do tempo foi sendo deixado de lado e ao final dos mandatos esteve sempre relegado a um segundo plano. 

Filiações até Outubro de 2011.

Até o mês de outubro de 2011, data limite para as filiações partidárias, algumas situações já estarão alinhavadas, e um esboço do cenário político já estará desenhado, as definições mesmo só acontecerão em junho de 2012.

Um comentário:

  1. Na Assembléia!

    Os deputados estaduais possuem 2 pesquisas sobre candidatos a prefeito pela cidade de Antonina.

    Canduca está em 4ºlugar,e caindo.

    ResponderExcluir