sábado, 28 de maio de 2011

Temmer X Palocci.



Pressionado pelo Planalto, o PMDB usou sua "reserva" de senadores rebeldes para tornar o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, refém do partido e avisar a presidente Dilma Rousseff de que não aceitará retaliações por ter confrontado o governo na votação do Código Florestal.

Na aritmética da pressão, o PMDB obteve dos sete senadores independentes do partido o compromisso de que se absteriam de assinar um eventual pedido de CPI no Senado - que exige o apoio de 27 parlamentares - para investigar o aumento patrimonial de Palocci. Se somados aos 19 senadores de oposição (PSDB, DEM, PPS e PSOL) e demais insatisfeitos da base, os "independentes" da legenda podem tornar certa a Comissão Parlamentar de Inquérito.

"Se contemporizando já está difícil, não é hora de colocar combustível nessa relação. Não dá para aceitar isso", diz um cacique do partido, sobre as ameaças verbalizadas por Palocci. Segundo informação publicada na coluna de Dora Kramer, no jornal O Estado de S. Paulo, no dia da votação do código Palocci telefonou para o vice-presidente Michel Temer dizendo ter um recado de Dilma de que todos os ministros do PMDB seriam demitidos se o partido votasse contra seu desejo. Palocci teria insistido ainda sugerindo a possibilidade de demissão de Wagner Rossi (Agricultura), indicação pessoal de Temer. O vice-presidente interpretou a ação como ameaça.

Temer fez um café da manhã, na quinta-feira, no Palácio do Jaburu, quando juntou sete peemedebistas incomodados com o governo Dilma: Jarbas Vasconcelos (PE), Roberto Simon (RS), Luiz Henrique (SC), Casildo Maldaner (SC), Ricardo Ferraço (ES), Waldemir Moca (MS), Eduardo Braga (AM). Eles se comprometeram a não assinar o requerimento da CPI - houve uma "fuga", porque Jarbas assinou, mas, mesmo assim, Palocci ligou no final da tarde para Temer e agradeceu pelo serviço de contenção política.

Outro integrante do PMDB destaca que a ligação de Palocci a Temer não foi a única ação deselegante no episódio. Ele lembra que em discurso na tribuna o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que uma derrota levaria a Câmara a ficar sob ameaça. "A Casa fica sob ameaça, no regime parlamentarista ou no regime presidencialista, quando o governo é derrotado. Aí é que a Casa fica sob ameaça", disse o petista durante a votação.

Para este peemedebista, a resposta a essas ações já foi dada. "A chantagem não foi aceita. O plenário da Câmara já se posicionou e não aceitou esse tipo de ação". A avaliação é que setores do PT que duelam dentro do governo e do Congresso tem procurado jogar a pressão para o PMDB para minimizar as disputas internas.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o episódio precisa ser esclarecido por Palocci e Temer e destacou a situação de fragilidade do ministro diante das denúncias sobre sua evolução patrimonial. "Essa ação não combina muito com ele (Palocci), ainda mais na situação em que ele se encontra". Fonte nominuto.com

Por Tutuca,

A coisa ta feia lá pelos lados do Planalto.
A Presidenta Dilma ao meu ver, titubeou e mostrou que realmente não é política e deixou o caldo entornar tanto na questão do “kit gay”,quanto no caso Palocci. A aparição de Lula para apagar o incêndio enfraqueceu em muito a figura da presidenta.
Quando alguns pensam que essas acusações  contra o Palocci vem da oposição se enganam, elas partem de dentro do próprio planalto essa é a maneira que o PMDB joga. O PMDB já mandou o recado para a presidenta “O PMDB não perde por esperar, ganha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário