terça-feira, 14 de junho de 2011

Pontal do Pré Sal.


O Governo do Paraná entregou nesta segunda-feira (13) a licença ambiental de instalação à multinacional italiana Techint para a ampliação e modernização da sua unidade em Pontal do Paraná. No local, serão produzidas duas plataformas fixas de petróleo com investimentos de cerca de R$ 1 bilhão e a geração de mais de 4 mil empregos diretos. 

É o primeiro empreendimento ligado ao pré-sal a se instalar no Paraná. “O Pontal do Pré-sal começa a partir desse licenciamento. Estamos analisando outros pedidos de licença e em negociação com empresas que querem aproveitar a boa localização geográfica do Paraná para o fornecimento de bens e serviços à Petrobras e suas parceiras”, afirma Ricardo Barros. 

Entre as empresas estão a Odebrecht (montagem de navios), a Galvão Óleo e Gás (construção de plataformas) e a Subsea 7 (produção de cabos de transporte), que já possui área no Litoral. “São empreendimentos que vão gerar mais de 10 mil empregos em todo o Litoral do Estado”, informa Ricardo Barros. 

O diretor-geral da Techint, Ricardo Ourique, explica que a maior parte da mão de obra do empreendimento será local e aposta em treinamento e cursos de qualificação para suprir a demanda. “Queremos utilizar ao máximo possível o trabalhador local. Vamos qualificar aqueles que ainda não possuem os requisitos necessários”.
A empresa possui a unidade no Paraná desde o início da década de 80, mas a última utilização do local foi entre 2004 e 2006, quando produziu peças para uma plataforma da Petrobrás. Na época estavam empregadas cerca de 1,5 mil pessoas. 

LICENCIAMENTO – Para emissão da licença de instalação, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) exigiu o atendimento a algumas condicionantes. Entre elas estão a implantação de medidas mitigadoras dos impactos gerados na utilização das rodovias PR-407 e PR-412 e seus acessos, devido à circulação de veículos necessários à operação do empreendimento.
Durante a etapa de instalação o empreendedor também deverá controlar as emissões atmosféricas e os ruídos – conforme os padrões estabelecidos pela legislação estadual e federal. 

PONTAL DO PRÉ-SAL – O Pontal do Pré-sal é uma ação de articulação do Governo do Estado com os setores público e privado para colocar o Paraná como um dos principais fornecedores de materiais e serviços de suporte à exploração do pré-sal.
O objetivo é aliar o interesse do governo em atrair empreendimentos à demanda de fornecedores nacionais de bens e serviços da Petrobras para os próximos anos. O governo trabalha pela união de esforços de entidades públicas, privadas, associações, federações, prefeituras e sindicatos para atrair investimentos de diferentes portes e perfis. 

As duas plataformas foram encomendadas pela OSX Brasil S/A, empresa de petróleo do grupo do empresário Eike Batista. A previsão é de que seja investido R$ 1 bilhão na construção das estruturas, que pesam 25 mil toneladas cada. “Temos um contrato de 33 meses que já está em andamento. Devemos iniciar a operação imediatamente”, afirma Ourique.Fonte Agência de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário