sábado, 30 de julho de 2011

Audiência Pública em Paranaguá. Mais um "Enroleition".



Com audiência pública, Appa dá mais um passo para dragagem nos portos - 29/07/2011 17:11

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) promoveram na noite de quinta-feira (28) uma audiência pública em Paranaguá para apresentar e discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) das obras de dragagem de aprofundamento dos canais de navegação, berços de atracação e bacias de evolução do sistema aquaviário dos Portos de Paranaguá e Antonina.

De acordo com o EIA/Rima apresentado pela empresa Acquaplan, responsável pelo documento, o objetivo da Appa com a obra é aumentar a profundidade do canal externo de acesso ao porto de Paranaguá para 16 metros. Na área interna, a profundidade passará a ser de 14 metros. Hoje, a profundidade da bacia de evolução é de 12 metros, em média, e inferior em alguns berços, o que limita a operação de navios de grande porte e reduz a competitividade do porto paranaense frente a outros terminais nacionais.

A área total a ser dragada é de aproximadamente 30 quilômetros. A estimativa é que sejam retirados oito milhões de metros cúbicos de sedimentos, num período de nove meses de obras. A área de despejo do material dragado ficará a cerca de 40 quilômetros do cais comercial do Porto de Paranaguá, em mar aberto. O custo total da campanha é estimado em R$ 90 milhões e será pago com recursos da Appa (50%) e do PAC, do governo federal.Fonte Agência de Notícias .

Por Tutuca,

Confesso que não estive presente nesta audiência pública acontecida no Clube Olímpico em Paranaguá,mas conversando com alguns antoninenses que lá estiveram, me pareceu patente que “se” o nosso Porto Estatal  for beneficiado com algum tipo de dragagem será uma dragagem de manutenção ,logo, para o nosso Porto essa ação ,por assim dizer, pouco irá resolver,  pois o que realmente precisamos é de uma dragagem de aprofundamento do calado ,portanto até segunda ordem a minha opinião é que esta audiência Pública em  Paranaguá não passou de mais um “enroleition” por parte do governo estadual . É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário