terça-feira, 2 de agosto de 2011

Governo do Paraná estuda nova política de destinação de resíduos sólidos


Meio Ambiente.

02/08/2011

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, apresentou nesta terça-feira (2) uma proposta de Política de Resíduos Sólidos, que vai integrar uma série de projetos que já deverão ser implantados ainda este ano pelo governo do Paraná.

O projeto, que conta com a parceria do Ministério do Meio Ambiente, está baseado em princípios, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, e prevê ainda a disposição final compartilhada dos resíduos do Estado.
 
“O objetivo é integrar a sociedade civil e as organizações público-privadas com base em ações de logística reversa, coleta seletiva e indústrias e recicladoras”, informou o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria, Vinício Bruni. “O descarte correto desses resíduos podem ser reutilizados dentro da cadeia industrial”, completou.

CONSELHO - O anúncio foi feito à integrantes do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cema) reuniram-se, em Curitiba, para a primeira reunião ordinária do ano. Foram discutidas a aprovação final da Resolução dos artigos 20 e 24 do regimento interno do grupo e ainda definidas as representações de espaço das instituições nas Câmaras Temáticas.

O objetivo é estabelecer projetos e posicionamentos conjuntos entre a sociedade e diversos órgãos que compõem o conselho, como estratégia de ações do grupo para os próximos anos.

Entre outros assuntos, os 16 conselheiros presentes aprovaram questões relacionadas ao Bioma, Biodiversidade e Educação Ambiental; Economia e Meio Ambiente; Controle e Qualidade Ambiental, e Assuntos Jurídicos, temas que compõem as representações dentro do Conselho. 

“Nessa reunião ficou estabelecida toda a estrutura da Câmara Temática que é responsável pela elaboração dos temas e diretrizes para a política ambiental do Paraná”, disse João Batista Campos, secretário executivo do Cema. Fonte Agência de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário