terça-feira, 16 de agosto de 2011

Um Peso duas Medidas.



Alguns pronunciamentos sobre o uso de  algemas no caso da prisão da máfia do Ministério do Turismo...

Zé Dirceu .

O ex-ministro José Dirceu disse nesta sexta-feira (12), em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte), que houve “exagero” da Polícia Federal na Operação Voucher .
“Sou contra prisões desnecessárias, o uso ilegal de algemas, a exposição desnecessária, o pré-julgamento e o linchamento, até porque fui vítima disso”.

O Ministro da Justiça Zé Cardozo.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, questionou nesta quarta-feira a Polícia Federal pelo uso de algemas na Operação Voucher, que prendeu 35 pessoas na terça-feira (9).
Em ofício enviado à instituição e obtido pela Folha, Cardozo cobrou explicações em "caráter de urgência" e afirmou que, "caso constatada qualquer infração às regras em vigor, determino a abertura imediata dos procedimentos disciplinares cabíveis". 

A presidenta Dilma .

A presidente Dilma Rousseff ficou “furiosa” ao ver, logo na manhã desta quarta-feira (10) uma foto de um dos detidos chegando algemado a Brasília. Ela chamou de “acinte” a forma como a PF conduziu a ação policial. Fonte Folha .com

O ex-Presidente Lula .

“Não é aceitável que uma pessoa com endereço fixo, RG e CPF seja presa como um bandido qualquer, algemada, como em uma exposição pública”.  Fonte O Estadão

Delegados da Polícia Federal.

Em uma nota pública, divulgada neste sábado, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal reagiu às críticas ao uso de algemas na operação contra fraudes no Ministério do Turismo, que partiu entre outras autoridades do líder do governo no Congresso, Candido Vaccarezza (PT-SP) e disparou:

 "Qualquer criminoso tem como primeira providência tentar desqualificar o trabalho policial. Quando ele não pode fazê-lo pessoalmente, seus amigos ou padrinhos assumem a tarefa em seu lugar."

A associação ainda informou que "colocará todo seu empenho" para esclarecer quais seriam os objetivos de "quem tenta desqualificar a atuação da Polícia Federal". Em nota pública, a superintendência da PF negou qualquer irregularidade.

 "O uso de algemas na Operação Voucher ocorreu com estrita observância da súmula vinculante (...) que determina sua utilização para segurança do conduzido e da sociedade, ao invés de proibi-la terminantemente. Até o momento, não se constatou qualquer irregularidade no uso das algemas que possa justificar a instauração de Procedimento Disciplinar."

Enquanto isso no mundo dos simples mortais...

Diariamente, humildes cidadãos brasileiros são ostensivamente "esculachados" por policiais nas ruas das cidades brasileiras, colocados contra qualquer parede, com o propósito de serem publicamente constrangidos, ao serem submetidos a vexatórios "baculejos", sem que nenhuma autoridade desse Brasil Tiririca tenha um mínimo de interesse de demonstrar qualquer tipo de revolta e/ou solidariedade.
 
Já quando os envolvidos em ações policiais são "corruptos oficiais", agentes dos tais "crimes do colarinho branco", qualquer tipo de atuação mais explícita é imediatamente contestada, seja por parlamentares, em falaciosos discursos proferidos nas tribunas das Casas Legislativas, ou mesmo nos gabinetes governamentais. Fonte Brasil Wiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário