sábado, 10 de setembro de 2011

7 de Setembro,Conferência da Juventude,Corrupção.

Os estudantes estão há quatro meses protestando no Chile e dizem que não vão ceder. O governo, igualmente, não cede. Discutem-se posições: a universidade paga, que passou por governos socialistas, e que alegadamente tolhe o acesso dos que precisam de gratuidade no ensino superior. Lá, as duas posições têm seus motivos.

Aqui no Brasil, é bom lembrar, que os protestos do 7 de setembro não têm posição antagônica, porque ninguém seria capaz de ser a favor da corrupção, a não ser o próprio corrupto e o que se beneficia de alguma forma com a corrupção, ou mesmo o que se omite.
O ponto alto das manifestações, que chegaram a 50 cidades, foi na capital do país. Brasília tem corruptos que vêm de fora, nomeados pelo voto ou pelos interesses partidários; e também têm seus próprios. Mas Brasília também tem capacidade de reação. Foram os caras-pintadas de Brasília que deram o combustível para tirar Collor.

Agora foram para as ruas em uma manhã de sol quente e com a umidade de 10%. Foram, ao todo, 40 mil cidadãos, eleitores e contribuintes com a conclusão de que se for estrangulado o esgoto por onde sai o dinheiro dos impostos de todos, haverá recursos para a saúde e para a educação.

Não houve a força de mobilização de partido ou de sindicato, o que aconteceu na queda de Collor. Foi convocação pela internet ou por certa geração espontânea, em que a reação cidadã decidiu extravasar. Não havia bandeiras de partidos, só aquela verde e amarela, que traz escrito "Ordem e Progresso".

Ordem é lei, lei é honestidade e não corrupção, que atrapalha o progresso. No dia do aniversário do grito de ‘Independência ou morte’, na Esplanada, às margens dos ministérios, ouviu-se um grito contra a dependência da corrupção, que é a morte do futuro. Fonte Bom Dia Brasil.

Por Tutuca,

Infelizmente  a corrupção tem ocupado a agenda política do iniciante governo Dilma Rousseff. 

Três ministros já caíram por desvios, vamos dizer assim, “éticos”. 
No Congresso, a situação não é melhor: mesmo flagrada recebendo dinheiro sujo, a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) escapou da cassação graças à conivência e o corporativismo dos colegas. 
Os protestos contra a corrupção no País se multiplicam e a população o que me parece já está no limite. 
A participação da juventude em movimentos  contra a Ditadura,  a favor das "Diretas Já" e o Impeachment de Collor sempre foram decisivas. Fica aí a minha sugestão aos jovens que estão a ingressar na política, principalmente aqui em Antonina.
Levantar a bandeira contra a corrupção no País seria uma boa luta a ser enfrentada.

Eis aí um ótimo tema ser discutido na 2ª Conferência  da Juventude a ser realizada em Antonina  a partir do dia 13 de Setembro.

2 comentários:

  1. Boa sugestão Celso wistuba. A Juventude hoje organizada no Brasil seja Partidária, Religiosa, Social não mede esforços na luta contra a canalhice da corrupção no Pais, pesemos no macro e muito mais no micro (Município). Ocorreram mudanças sim, no médio e logo prazo.
    Somos a cara da NOVA POLÍTICA EM TODO PAIS.

    Comecemos a faxina por Antonina.

    Abraço Socialista
    Marlon Everton JPT Antonina.

    ResponderExcluir
  2. É o que todos esperamos ,haja visto que no ambito federal a corrupção está predominando no governo e os escandalos proliferam a uma velocidade espantosa.
    Quanto aos prazos para a mudança e reformas no cenário "macro"vejo que o governo PT já teve o tempo necessário para implantá-las(quase 10 anos) e até agora nada.

    Palocci,Ereneci,Jenuino,Denit,Ministério do Turismo,Correios e aí vai.
    No cenário micro(município),o PT já está a praticamente 8 anos fazendo parte da base aliada dos governos ,portanto ninguém mais habilitado para se posicionar sobre eventuais erros de administração.
    Um abraço e continue participando.

    ResponderExcluir