domingo, 11 de setembro de 2011

Dinheiro custa a “pingar”


Desabrigados de Antonina e Morretes permanecem à espera de moradia. Situação deve perdurar por mais sete meses em Antonina e Morretes


Cidades atingidas pelas chuvas no litoral paranaense receberam somente 60% dos recursos previstos para a reconstrução. Dos R$ 25 milhões prometidos para as quatro cidades mais atingidas pelas chuvas (Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba), apenas R$ 15 milhões foram liberados até agora. 

Segundo o secretário de Governo de Morretes, Marcy Alves Pinto Jr., a primeira parte do repasse (60%) foi feita pelo Ministério da Integração Nacional ao governo do estado, responsável por gerenciar os recursos e executar as obras, de acordo com as prioridades apontadas pelos municípios.

O restante da verba (40%) deve ser liberado após a prestação de contas do dinheiro já empenhado. 

O prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, explica que todos os projetos de reconstrução sofreram diminuição de 40% nas verbas. Segundo Machado, por um entendimento do Ministério da Integração Nacional não será possível utilizar os recursos disponíveis para priorizar um projeto em detrimento de outro, como a construção das casas, por exemplo. 

A regra é a mesma para as demais cidades atingidas, que contam com o dinheiro para tocar os projetos previstos no plano emergencial, como a recuperação de rodovias, contenção de encostas e construção de casas. O repasse dos recursos em duas etapas explica porque somente 53 das 88 casas previstas em Antonina serão construídas. A mesma situação ocorre em Morretes, onde serão feitas apenas 33 das 56 casas. Gazeta do Povo.


Por Tutuca,

Muito interessante e esclarecedora esta matéria da Gazeta do Povo.

Não sei por que cargas d'águas o Ministério da Integração Nacional resolveu diminuir em 40% os recursos destinados a reconstrução da cidade conforme a declaração do Prefeito Canduca,fica aí uma boa pergunta a ser respondida pelos representantes do Governo Federal.

Pelo o que eu entendi, lendo um pouco sobre o assunto, as responsabilidades aqui no estado, quanto a recosntrução do que foi destruido pelas chuvas , ficaram assim determinadas .

O município é o responsável por entregar a área destinada para a construção das casas, já preparada ,e com toda a infraestrutura necessária como; Saneamento básico, Iluminação, terraplanagem ,enfim, estrutura para  a construção das moradias.  

E o Governo do Estado ,ficou responsável por gerenciar os recursos liberados pelo governo federal  e executar as obras ,tanto de contenção dos morros como a construção das moradias. 

A boa notícia é que a semana passada estive em Paranaguá juntamente com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente ,Heleundir Gonçalves, e conseguimos a liberação por parte do IAP Regional ,do material a ser usado para finalizar o aterro e a terraplanagem da área destinada para a construção das casas.

Estivemos também em Curitiba em reunião com o Deputado Alexandre Curi solicitando a sua interseção junto ao governo do estado para estender o prazo de permanência das máquinas do DER (Patrulha Rural) em nosso município, pedido feito também pelo Prefeito Canduca e prontamente atendido pelo Deputado Alexandre Curi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário