sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Continuismo.

Da Gazeta do Povo.

O tucano Beto Richa foi eleito governador do Paraná prometendo iniciar um novo ciclo político no estado, balizado por um “choque de gestão” desde o primeiro dia à frente do Palácio Iguaçu. A meta era reduzir as despesas do custeio da máquina administrativa e “fazer mais e melhor gastando menos”. Passados mais de dez meses de gestão, porém, a austeridade prometida ficou apenas no discurso. E, em vez de se distanciar das práticas do antecessor, Roberto Requião (PMDB), lançou mão de muitas delas. A opinião é de especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo.
Na semana que passou, Richa conseguiu aprovar na Assembléia o aumento nas taxas do Departa­mento Estadual de Trânsito (Detran), sob o argumento de que o dinheiro será investido na segurança. Requião havia proposto, sem sucesso, o reajuste de até 250% nas tarifas do Detran.
Mais recentemente, contrariando o discurso de enxugamento da máquina, criou 295 cargos em comissão – de indicação política, sem concurso público – e ainda aumentou entre 63% e 128% o salário dos cerca de 4 mil comissionados do governo estadual.

Contradições 

Veja algumas medidas do governador Beto Richa (PSDB) que contradizem a promessa de implantar um “choque de gestão” no governo e modernizar o Paraná depois de duas administrações de Requião:

Moratória

Na primeira semana de governo, suspendeu os pagamentos do estado por 90 dias, exatamente como havia feito Roberto Requião (PMDB) ao assumir em 2003.
Familismo
Colocou a esposa, Fernanda Richa, para comandar a Secretaria da Família e Assistência Social; e indicou o irmão José “Pepe” Richa Filho como secretário de Infraestrutura e Logística – a mesma prática feita por Requião, de nomear parentes para o primeiro escalão.

Mais comissionados

Promoveu uma reforma administrativa na estrutura do estado e em algumas secretarias, criando mais 295 cargos comissionados – de livre nomeação (sem concurso público) –, a um custo de R$ 8,6 milhões por ano.

Aumento salarial

Aumentou o salário dos servidores comissionados entre 63% e 128%, beneficiando cerca de 4 mil pessoas que estão no Executivo estadual por indicação política. O custo mensal da medida foi calculado em R$ 7 milhões.

Tarifaço do Detran

Enviou à Assembleia e conseguiu aprovar o reajuste nas taxas do Detran, além de criar 20 novas tarifas. Em 2007, quando Requião mandou mensagem semelhante ao Legislativo, a atual bancada de apoio de Richa classificou a proposta como “tarifaço” e fez com que o peemedebista retirasse a matéria.

3 comentários:

  1. Band ctba ontem 17/11/11, jornalista jose wille disse: requiao deixa mais de 700 milhoes em dividas parar o porto de Pngua,advogada do ex-gov. nao convenceu os interessados no caso...

    ResponderExcluir
  2. não achei caro as novas taxas do detran,num país onde morrem mais de 40 mil pessoas por ano e deixa 200mil com sequelas,causando um gasto p o governo de 8 bilhoes de reais,carro deveria ser levado mais a serio,hoje se tira uma cnh por 800 reais parcelados em 3,4 vezes,renovei a minha cnh por 61.98 e tem validade de 5 anos ,muito barato,os maus motoristas sempre reclamam ja notaram ? Horácio -ctba

    ResponderExcluir
  3. aqui em ctba temos em media 4 leiloes por semana,sao em media 300 veiculos recuperados de financiamento,eu mesmo ja fui em um leilao sao quase 1.200 veiculos por mes ...as pessoas compram por impulso e pelas facilidades de credito e nao conseguem pagar as prestaçoes ,depois os veiculos sao tomados pelo banco que financiou,e o coitado fica ainda com uma divida e o nome sujo,fiquei sabendo que se o sujeito nao tem renda comprovada ,sao vendidos holerites e comprovantes de salario p que este possa financiar o carro...depois reclamam de taxas do detran que sao caras ... por favor,inteligencia passa longe...

    ResponderExcluir