sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ongs, Corrupção em alta rotação.


RS Urgente

As ONGs – Organizações Não Governamentais -, entidades sem fins lucrativos foram originalmente instituídas para “estimular e promover ações políticas das populações excluídas com o objetivo central de construir uma sociedade fundada nos valores da democracia na busca de mais liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade.” Sua utopia inicial era a de “ajudar a construir a sociedade democrática com que todos sonham”. 

Em março de 1999, no início do segundo quadriênio do governo FHC, entrou em vigor a lei nº 9.790, que possibilitou que pessoas jurídicas – grupos de pessoas ou de profissionais – se qualificassem junto ao Poder Público para estabelecer parcerias e convênios, atendidos certos pré-requisitos a serem examinados e comprovados junto ao Ministério da Justiça. Surgem as OSCIPs – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Não esquecer que estamos no auge das políticas neoliberais do segundo governo “fernandiano”, cujos eixos centrais eram o “Estado mínimo” e um gigantesco programa de privatizações.

Estimulava-se a formação do chamado “Terceiro Setor”, formado por ONGs e OSCIPs visando reduzir o tamanho e as atividades do Estado via transferência de recursos públicos para entidades privadas. Um setor público “enxuto” passaria a dividir com elas os encargos de gestão, controle e prestação de contas.
Independente da avaliação do acerto ou do desacerto das políticas de estímulo ao Terceiro Setor e de criação de ONGs, a é verdade é que elas “pegaram”. A idéia contou com sólido apoio e iniciativas, a esquerda e a direita. Segundo o IBGE, em 2005 já tínhamos no Brasil quase 350 mil ONGs. 

Decorridos alguns anos já é possível afirmar que a extraordinária proliferação de convênios firmados pelas ONGs e OSCIPs com as três esferas de governo – União, estados e prefeituras – contribuiu para o aumento do desvio de recursos públicos. Não seria exagero dizer que as atividades do Terceiro Setor “escancararam as portas da corrupção” no país. 

Os anúncios de desvios, superfaturamento, pagamentos realizados sem contrapartida são diários, fazem parte do nosso cotidiano. Esta semana tivemos o episódio Ministério de Esportes, Orlando Silva. Embora a origem da denúncia – a Veja – seja altamente suspeita em decorrência da parcialidade e da falta de credibilidade da revista e do próprio denunciante, tudo indica que há sérios problemas. 

A conclusão que se chega é de que a proliferação dos convênios no Brasil ocorreu porque é uma forma de materializar a relação público-privado sem que se cumpram os ritos da licitação pública. Evita-se atender as exigências da lei 8.666, assumindo os riscos de uma relação negocial perigosa. Por trás da “fundação universitária”, da “associação comunitária”, da “cooperativa de servidores” se escondem interesses bem particulares, muitas vezes escusos: familiares eivados de nepotismo ou até partidários, dentre muitos outros. 

A porta está aberta, traz prejuízos, deve ser fechada. A licitação e o contrato devem ser a regra, o convênio a exceção e para acordos específicos e de pequeno valor. De preferência firmado entre entes públicos.

Por Tutuca,

O fato é que existem ONGs sérias, e que essas, apesar de batalharem muito por longos anos, sequer conseguem um ajuda do governo, muito menos um convênio.
Enquanto isso, outras conseguem repetidamente recursos milionários escancarando a corrupção no País.

Na matéria do RS Urgente ,o editor diz naquele momento, que a origem das denuncias no ministério dos esportes e a fonte  não eram confiáveis.
Bom, o final da estória todos já sabem, o Ministro do Esporte  caiu,  e pelo andar da carruagem o próximo é o Ministro do Trabalho, também envolvido em situações nebulosas com ONGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário