sábado, 17 de dezembro de 2011

A militancia vai quebrar a Cama...


Em meados de 2008, Lula procurou o então senador Osmar Dias (PDT) pedindo apoio à candidatura da Gleisi Hoffmann (PT) para a prefeitura de Curitiba. Era o primeiro passo de uma aproximação para lá de enrolada e que acabou se concretizando apenas dois anos depois. O episódio, decisivo para o resultado das últimas eleições, serve como modelo do que pedetistas e petistas não querem repetir no ano que vem com Gustavo Fruet.
Como se sabe, Osmar apoiou a reeleição de Beto Richa (PSDB) em 2008 na expectativa de que o gesto fosse retribuído em 2010 na disputa pelo governo do estado. Mas o tucano decidiu depois concorrer ao Palácio Iguaçu e restou a Osmar se abraçar à antiga proposta de Lula.

Trocando em miúdos, a campanha foi um festival de ambiguidades. Como Beto conseguiu se desvencilhar delas um pouco melhor, venceu.
O fato é que são raras as eleições vencidas no Brasil (e em grande parte do mundo) sem parcerias estranhas. O próprio PT só chegou ao Palácio do Planalto porque adocicou o discurso e Duda Mendonça inventou o “Lulinha Paz e Amor”. Sem contar a escolha estratégica de José Alencar para vice, um empresário conservador que era do PL e depois foi para o partido dos bispos, o PRB.

No ano passado, José Serra deu um chute nas raízes vanguardistas do PSDB e incorporou um tom moralista e religioso para tentar derrubar Dilma. Por sua vez, a hoje presidente com passado guerrilheiro não dispensou o apoio de um balaio de gatos partidário que incluía o PP de Paulo Maluf, herdeiro legítimo da Arena.
Como já disse um outro paranaense famoso, tem gente que se alia até com o capeta para ganhar uns votinhos. Mas nem tudo é tão demoníaco quanto parece. Em um sistema político fragmentado como o brasileiro, com 29 legendas em atividade, é natural construir alianças para se atingir maiorias.
A questão é que o eleitor, apesar de tolerante, não engole qualquer conversa. No ano passado, havia um cenário de disputa de quem traiu quem no Paraná. Beto havia sido desleal por deixar a prefeitura e concorrer a governador ou Osmar foi um traidor por se coligar com petistas e, principalmente, com o PMDB do antigo desafeto Roberto Requião?
Beto saiu-se melhor porque começou a contar sua versão três meses antes, quando renunciou à prefeitura. Já Osmar ficou amarrado a uma decisão que saiu do dia para a noite. Repetindo: o povo tolera, mas cobra pelo menos uma história bem contada.

É isso que Gustavo Fruet, que acaba de trocar o PSDB pelo PDT, tenta fazer a partir desta semana ao anunciar que está “pronto” para uma parceria com os petistas para concorrer a prefeito. Aliado de Beto e opositor ferrenho à gestão petista no governo federal até o ano passado, ele quer antecipar a discussão e ganhar tempo para se explicar. De novo, duas versões: foi Fruet quem traiu o PSDB ou o PSDB quem o traiu por não permitir que ele fosse candidato?
Esse nível de confronto é, como em outros casos, algo que só faz mal ao aspecto mais primordial das eleições, o debate de propostas para a gestão pública. Perde-se mais tempo com costuras partidárias do que com projetos concretos.

Talvez por isso ninguém saiba até hoje distinguir com clareza as diferenças dos programas de governo apresentados no ano passado por Beto e Osmar, Dilma e Serra.
Nesse aspecto, será um serviço aos curitibanos que se esgotem as balelas político-partidárias o quanto antes. Se for para escolher um prefeito, que seja pelas idéias que ele apresenta para a cidade. Que o horário eleitoral tenha menos blá-blá-blá e as narrativas fiquem para outro horário. O das novelas. Fonte Gazeta do Povo.

Por Tutuca,

Não tem mais volta.

A costura PDT/PT para as eleições à prefeitura de Curitiba em 2012 já está definida.

Agora é só arrumar uma maneira, um jeitinho, de enfiar goela abaixo da ala petista (aquela mais a esquerda, que entre outros tem em suas fileiras o pero no mucho estrebuxante Rosinha,e o  sazonal Veneri) que, a cúpula do PT lá em Brasília prefere apoiar o ex-tucano Gustavo Fruet para a prefeitura de Curitiba em detrimento da candidatura própria.

É lógico que com o poder na mão, o pessoal de Brasília facilmente acalmara os ânimos dos “militantes”(a turma do me engana que eu gosto) que com um agrado aqui, outro ali, prontamente estarão nas ruas de bandeira em punho pedindo voto pro Tucanasso Fruet. 

Daí aquele militante mais entusiasmado e não menos "lobotomizado" pergunta, e o Che Guevara e a revolução socialista ?? Bom, tudo tem um preço meus amigos , até porque pra quem já fez aliança com Collor,Sarney,Malluf e outros, o que é pedir uns votinhos pro Gustavo?? 

Isso tudo me lembra aquela estória do marido traído que, ao chegar em casa mais cedo, pega a mulher com outro na cama.

Numa reação legítima, instintiva ,selvagem, e em defesa da honra, ele sem pestanejar ...
...Quebra a Cama.

11 comentários:

  1. Pensei que você tinha desistido desta prática lamentável de gozar com o paui dos outros, prezado Tutuca.
    Vamos, você é capaz, sei disso. Defenda esta coisa fedida chamada PRTB sem atacar o PT.
    Mas não ouse comparar o que não existe - este seu partido fantasma - com o PT.
    Eu, que me desfiliei agora em novembro, exijo respeito, meu caro.

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo,

    Também pensei que voce tinha desistido dessa istória de tucano esverdeado e coisas do genero.
    (matéria públicada no seu blog sábado 17/12 às 10;16)

    Você é sabedor que eu não defendo partido u idelogia,muito menos faço comparação entre eles, eu "até certo ponto" acredito nas pessoas,até porque se eu defendesse um partido que gasta milhões com a sua militancia, pregando "na teoria" uma idelogia, e "na prática" este fizesse tudo ao contrario, eu faria o que voce fez, me desfiliaria.

    O PRTB, por hora, é um partido que atende a necessidade do nosso grupo de trabalho, devido justamente, a não existência de imposições idelógicas descabidas.

    Para mim é só uma sigla que identifica um pequeno grupo de pessoas que querem mostrar o seu valor,simples assim.

    Por isso é melhor acreditar nas pessoas e no trabalho e não complicar muito as coisas mais do que elas já são.

    Quem tiver essa proposta realista de vida e de trabalho pode contar comigo.

    Nada de jogo de cena,nada de doutrinas sem propósito ,mais trabalho,menos vaidades.

    Tenho como princípio de vida respeitar as pessoas e com voce não seria diferente,mesmo que ultimamente a recíproca esteja em falta no mercado.

    Um abraço .
    Tutuca

    ResponderExcluir
  3. Sua resposta me permite dizer: exata e precisamente como queríamos demonstrar.

    ResponderExcluir
  4. Bem, a militância do PT pode até mesmo quebrar a cama ou o sofá, porque tem camas e sofás pra quebrar, meu caro.
    Este teu partidozinho lamentável, em contrapartida, não tem nem mesmo uma banquinho de madeira ou um peniquinho de plástico pra quebrar.

    ResponderExcluir
  5. quem é esse sujeito mal educado? eu nunca ouvi falar dele,já foi alguma coisa ai em Antonina ?Tutuca parabens pelo seu blog,leio tds os dias,porem como diz o ditado : não perca seu tempo dando milho para bode ...Horácio ctba

    ResponderExcluir
  6. Entendi tudo!!! O partido serve para agradar interesses de alguns do PRTB, mas me responda agora: O PRTB vai com o PT junto com o PSD do Canduca e do Dr. Márcio ?

    ResponderExcluir
  7. Ao amigo Horácio,

    Creio que voce não conheça o Cequinel,mais eu conheço.

    Posso dizer que se trata de uma pessoa muito inteligente, muito educada(quando quer)e que defende os seus princípios com unhas e dentes e isso faz parte da sua personalidade forte e por isso eu o respeito.

    Vez em quando fechamos o tempo por pensarmos,digamos assim de maneira diferente em algumas questões mas são só posicinamentos diferentes.

    Eu gosto muito da frase de Joseph Joubert "O objetivo do argumento e da discussão não deve ser a vitória e sim o progresso".

    E uma coisa ele tem razão, o PT hoje é o poder no Brasil ,tanto financeiro como político. Isso é uma realidade que constatamos na eleição da Colônia de Pescadores aqui em Antonina n mes passado.

    O PRTB??

    Bom o PRTB ganhou as eleições com 90% dos votos.

    Um abraço ao amigo Horácio e continue a participar do Blog.

    ResponderExcluir
  8. O PRTB não ganha eleição alguma, meus caros, mesmo quando elege, aqui e ali, um ou outro dos seus "candidatos" a qualquer cargo ou função. Explico.
    O PT pode perder - como perdeu de lavada as eleições na Colônia - e Tutuca tem nisso completa razão.
    Mas Tutuca entrega o jogo, de bandeja, quando proclama que "O PRTB, por hora, é um partido que atende a necessidade do nosso grupo de trabalho, devido justamente, a não existência de imposições idelógicas descabidas".
    Tutuca está a dizer, com todas as letras, que amanhã o tal "grupo de trabalho" pode decidir bandear-se para um outro partido qualquer desde que este não faça "imposições idelógicas descabidas".
    Perceberam porque o PRTB não ganhou coisa alguma ou terei que desenhar?
    Prezado Horácio: com efeito, você nunca ouviu falar de minha modesta e dispensável pessoa mas, creia, já fiz algumas coisinhas por aqui, muito pequenas e desimportantes, é certo, mas já fiz.
    Búúúúúú´!!!!

    ResponderExcluir
  9. Após uma noite de segunda muito quente e de muito trabalho aqui estou novamente a divagar sobre a política sua dinamica.

    É lógico que as eleições na colônia naquele momento, não foi colocada nesses termos, PRTB X PT ,pelo menos não da nossa parte.Se alguém quiser pensar assim...,pois bem, então aí já vencemos uma eleição,já é alguma coisa.

    Mas sabemos que o PT jogou todas e mais algumas fichas nesse pleito.

    Em outros cenários, é lógico também, que o PRTB nunca ganhou uma eleição sozinho,mas o que nos conforta é que nenhum partido "no mundo" ganha uma eleição "sozinho".O que ganha eleição é aliança,é composição.

    ResponderExcluir
  10. "Se alguém quiser pensar assim...,pois bem, então aí já vencemos uma eleição,já é alguma coisa".

    ...caro Tutuca isso é uma porradinha para a turma do Canduca que tentou de todas as formas ganhar as eleições do Colégio Moises Lup... e se ferrou?

    ...é algum tipo de mensagem subliminar ou coisa do gênero?

    ...mais uma coisa meu brother, me ajuda aí, divulgue a matéria da privataria tucana no seu blog... rss

    Já ao Horácio, cara, não queira saber quem é o Cequinel..., ele é um comedor de goiabinhas e flatulento de elevadores... não provoque esta química o seu blog é pior que a bomba do livro do Amaury... rsss

    Um abraço ao Tutuca, Horácio e meu caro Cequinel.

    ResponderExcluir
  11. desejo a todos os leitores desse blog um ano de 2012 melhor que 2011,com muita saude ,paz e sabedoria, a todos...Horácio ctba

    ResponderExcluir