terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Falta comunicação ou educação?

O Brasileiro é mal educado, sub-desenvolvido, tutelado ou é Sugismundo mesmo .
www.superradiopiratininga.com.br/eduardopandelo

DA SÉRIE QUESTIONAMENTOS !

Esta semana de novo minhas memórias da infância me remeteram ao final da década de 70, o assunto é os maus hábitos da população brasileira, e a falta de educação do cidadão que joga lixo na rua!
Naquela época o Brasil era chamado de Sub-Desenvolvido e este rótulo era usado para justificar todos os defeitos e mazelas de um país que ao mesmo tempo era chamado de “País do Futuro”!
O Povo brasileiro subnutrido e subdesenvolvido já naquela época tinha muitos problemas com a Educação e a Cultura (ou falta dela) Brasileira, falta de informação, maus hábitos e costumes começavam a ser impostos, em frases do tipo: -Isso é coisa de Brasileiro !
Só no Brasil mesmo…e Piadas que ironizavam um país de maravilhas e belezas naturais, mas com um povinho que não sabe valorizar isso tudo !

Com o crescimento econômico do Brasil durante o período chamado de “Milagre Brasileiro”, fez com que o problema começasse a preocupar a saúde pública, com as doenças que provinham desse mau hábito, e o Governo resolveu agir lançou uma campanha publicitária para ensinar a população sobre os problemas causados pelo lixo e pela falta de higiene pessoal, e criou um personagem o SUGISMUNDO (daí a lembrança da minha infância), que em desenho animado fez grande sucesso na TV em uma campanha educativa que com certeza ainda deve ser lembrada pelos maiores de 40 anos.
Como o Brasileiro não gostava (e não gosta, pra isso foi criado o título: Países Emergentes) de ser chamado de Sub-desenvolvido o mote da campanha queria mexer com o orgulho do Povo e sentenciava:

O tempo passou e a “educação” do brasileiro melhorou muito, mas os maus hábitos e costumes não mudaram tanto assim! Tantas campanhas educativas, tantas ações de conscientização nas escolas, tantos esforços, mas o cidadão brasileiro hoje chamado de Emergente e Globalizado, continua jogando lixo nas ruas em todos os cantos de todas as cidades do Brasil.
O Novo crescimento econômico fez com que o volume de lixo (agora incrementado pelos eletrônicos) gerado por cada cidadão seja de em média 1,5 kg por dia. Muito mais orgânico, mas também, mais plástico, embalagens, papel, baterias e etc.

Estamos em 2012 cerca de 40 anos depois, o Brasileiro ainda encarna o Papel de Sugismundo ! Mal educado joga papel na sala de aula, no metrô, nas calçadas, nas praias, pela janela do carro. E Olha que o serviço do Governo melhorou: há lixeiras nas ruas (isso quando o vândalo não queima ou destrói), há exemplos de coleta seletiva de lixo, a coleta de lixo orgânico é feita porta a porta (conte isso para qualquer cidadão Europeu e ele vai achar que somos riquíssimos, ou mentirosos).

O Estado tutela o cidadão nesta questão, e quando o assunto é lixo nas ruas a culpa é sempre do Governo (Prefeitura) nunca do Cidadão.
Se tem lixo na rua foi a Prefeitura que não recolheu e não o cidadão que jogou no local errado. Ah mas se a prefeitura fiscalizar e multar ninguém fará mais isso ! Doce ilusão, o Sugismundo muda de lugar vai jogar em outro terreno ou beira de rio mais longe dos olhares da fiscalização, que claro não consegue estar em todos os lugares 24 horas por dia!

E ainda hoje na rádio, ouço sugestões de pessoas dizendo que faltam campanhas educativas! O Governo tem que investir na conscientização do povo! Sempre o Governo… alías isso me lembra uma personagem de Berta Loran na Escolinha do Professor Raimundo (Chico Anísio) que tinha esse bordão: A CULPA É DO GOVERNO! Não importasse o assunto sempre o Governo era o culpado!

Recentemente o Governo tomou algumas medidas, muitas delas vão gerar conseqüências que vão afetar as vidas dos cidadãos, das empresas e das próprias Prefeituras.

Um ano após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, instituída pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010), o País começa a entrar num novo estágio em relação à limpeza pública. Metas como: o fim dos lixões até 2014, a exigência de planos municipais e a logística reversa colocam uma série de desafios para o setor e a sociedade em geral.
Mas se o SUGISMUNDO não começar a agir e parar de reclamar nada vai mudar! Quem gera o Lixo é Responsável por Ele!

Um comentário:

  1. Quando o Sugismundo é a própria Prefeitura que joga o lixo diante de nossas casas sem se preocupar se a saúde o o bem estar da população não podemos deixar de falar sobre
    Aterro sanitário—leia-se LIXÂO
    Os moradores de antonina merecem respeito e a verdade
    Se forem esclarecer os fatos, por favor, esclareçam todos os fatos
    Esta licença é temporária concedida em caráter de urgência
    Moramos numa área de preservação permanente do meio ambiente
    Se derrubar uma arvore é multa, se matar um passarinho é cadeia, se
    Estiver de posse de tarrafas, gaiolas ou qualquer produto perigoso é apreensão
    E processo para que isto seja garantido temos o IAP e policia ambiental no entanto
    Autorizam jogar lixo em área de nascentes de água, rios e no meio de um vilarejo
    Coisas estas que a lei não permite
    ATERRO SANITARIO tem que ter garantias de preservação, NÂO TEM
    Barracão pra reciclar o lixo NÂO TEM
    Não pode ser em encosta de morro É EM CIMA DO MORRO
    Não pode ter nascente de água, e nem rio perto o local liberado é em cima
    De varias nascentes e esta localizado a menos de 100m de um rio
    Não pode ter casas a menos de 500 mts, esta localizado no meio de um vilarejo
    E quanto aos atos de vandalismo!!! se estes indivíduos praticam estes atos dentro da cidade
    Onde tem moradores e até policia imaginem no meio do mato sem ninguém guardando o local
    E quanto ao barro(chamado pomposamente de argila) onde esta o barro que foi tirado do buraco ? quem da licença pra jogar lixo em qualquer lugar ta negando pra tirar barro?
    Onde esta o barro que a chuva derrubou no KM4? Isto que foi postado no blog do tutuca
    São desculpas pra encobrir vários erros na construção do tal aterro ou como disse uma
    “Autoridade municipal ” LIXÃO METIDO A BESTA” e estão todos convidados a visitar o referido
    Local e quem sabe tomar uma aguinha que é retirada de um poço logo abaixo do lixão.

    ResponderExcluir