quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Política é Circunstância, o resto é jogo de cena.

Discurso...

O 4º Congresso Nacional do PT, em Brasília, aprovou a tática eleitoral e política de alianças para as eleições municipais de 2012, que permite coligações somente com os partidos da base aliada do governo federal.
Com a decisão, os diretórios municipais petistas ficam proibidos de aprovar coligações com partidos de oposição ao governo federal, notadamente PSDB, DEM e o PPS.
Sobre o ainda não oficializado PSD, criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente do PT, Rui Falcão, afirmou que não se faz restrições a uma legenda que ainda não existe.

Realidade... 

PT ampliou alianças com PSDB, DEM e PPS nos municípios
A coligação de petistas com tucanos e integrantes do DEM e do PPS vem se tornando cada vez mais frequente nas eleições para prefeito.
Nas três disputas de 2000, 2004 e 2008, o DEM/PFL subiu progressivamente sua presença nas alianças feitas pelo PT: de 9,9% (2000), passou para 17,3% (2004) e chegou a 21,9% (2008). A participação do PSDB em alianças integradas por petistas, que era de 23,2% e 23,1%, cresceu para 25%. Ou seja, na última eleição municipal, em um quarto das coligações do PT, os tucanos estiveram juntos com seu maior adversário nacional.

A presença do PPS é ainda maior. Era de 27%, subiu para 28,3%, e caiu levemente para 25,6% em 2008.
O levantamento, feito pelo cientista político Vitor de Moraes Peixoto, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), mostra como a política nacional de alianças do PT esbarra nas realidades locais - diante do objetivo maior da legenda de se expandir e se ramificar pelos rincões.
"Por mais que a lógica nacional tente se sobrepor aos municípios e o PT trace diretrizes, não há como atender ao objetivo de crescimento do partido sem fazer estas alianças", afirma.
Pela resolução do PT, as coligações com PSDB, DEM e PPS não poderão ocorrer na formação de chapas, sem explicitar quais. Petistas mineiros já tentam dar uma interpretação mais flexível, que não abrangeria a eleição para vereador. www.valor.com.br

Por Tutuca,

O quadro revelador está aí.  As alianças desses partidos “opositores” principalmente nas pequenas cidades, só cresce a cada eleição,então como explicar aos mais radicais desses partidos a realidade escancarada dos números?
Política é circunstância. 

O óbvio é que; cada município possui a sua realidade política. As alianças são seladas de acordo com o cenário político local. Os diretórios ou provisórias, invariavelmente atendem os interesses e as ordens da cúpula do partido , que passa como um rolo compressor sobre qualquer tentativa de insubordinação. 

O que fica díficil mesmo é a sustentação daqueles discursos "congelados" (tipo Pigs,Petralhas, DemoTucanos), daquelas alas mais radicais desses partidos.

No papel e no discurso todos esses partidos tem a sua ideologia ,mais na prática a ideologia é uma só, a ideologia da política de circunstância. Alguém duvida???

4 comentários:

  1. Exata e precisamente por ser incapaz de fazer jogo de cena, meu caro, é que me tornei definitivamente um petista no exílio.
    Por favor, pare de justificar o seu bailado das circunstâncias tratanto de meter todos no mesmo baile.

    ResponderExcluir
  2. Paulo ,
    É verdade. Formalmente você não está mais filiado ao PT, o que nos faz deduzir então, que, você quando ainda filiado, também praticava esse tipo de política ou baile, como queira, até porque, essas alianças anti- ideológicas acontecem desde sempre.

    Tudo bem vá lá. Em contra partida mesmo após estar desfiliado você continua a defender com unhas e dentes, os que todos os dias, usam e abusam dessa prática. Qual é a diferença??

    ResponderExcluir
  3. Tutuca,a resposta para essa sua pergunta é que ,não existem pessoas mais ou menos honestas ..ou são ,ou não.Parabens pelo seu blog .Abreu-cajuru

    ResponderExcluir
  4. 1. É que na minha já provecta idade bailar é atividade muito complicada.
    2. Gozado: quando o PT era mais durão, mais radical, Tutuca dizia, horrorizado, que os petistas eram praticantes de um "discurso congelado". Agora que muita gente, por assim dizer, "descongelou", Tutuca reclama que a cerveja está muito quente, ou muito fria e, crendiospai!, até elogia aqueles militantes mais "glaciais".
    3. Vou mandar meu termostato para uma revisão.

    Paulo Roberto "Frigidaire" Cequinel
    The Artic Ornitorrinco Corporation

    ResponderExcluir