quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Carnaval 2012. A avenida não afundou e a segurança melhorou.



Apesar da grande expectativa criada pelos Cavaleiros do Apocalipse, o Carnaval 2012 terminou  e a avenida Dr.Carlos Gomes da Costa não afundou.

O ápice do evento ficou sem dúvida por conta do Domingo (dia do desfile das escolas de samba) e a segunda (dia do desfile das escandalosas).

Em um resumo final, creio que o balanço da festa de momo foi positivo.

Erros e acertos na execução do evento ainda acontecem. Um dos erros que posso citar , é a colocação das enormes caixas de som nas calçadas, dificultando em muito a passagem dos pedestres, principalmente nos dias em que a avenida foi fechada com grades de proteção.

O que me chama a atenção, e esse é sem dúvida um fato positivo, é a grande evolução que o carnaval antoninense vem apresentando no item segurança. Até o ano de 2004, o índice de ocorrências, briga de gangues, agressões, roubos e todo tipo de violência apresentadas no evento, era em muito, preocupante. 

No final de 2004 início de 2005, com a implantação do CONSEG,(Conselho Comunitário de Segurança), foi executado pelo comando da  Polícia Militar, já no Carnaval de 2005, o programa de ação  denominado “Tolerância Zero”. O trabalho avalizado pelo CONSEG e iniciado pelo comando da Polícia Militar, tinha como objetivo diminuir drasticamente o índice de violência no evento.

A estipulação do horário do término dos bailes públicos e a inversão no sentido da localização do palco (antes trio elétrico) na avenida do samba, foram fatores determinantes para que o índice de violência chegasse ao nível satisfatório dos dias de hoje.

Segundo o comando da Polícia Militar, a grande dificuldade encontrada na época, era estancar os ditos “pontos de fuga” na avenida, pontos esses, usados tanto pelos brigões de plantão, como pelos  larápios que se aproveitavam do tumulto para aprontar e fugir.

O modelo de hoje, com as ruas transversais da avenida bloqueadas, tornou a Dr Carlos Gomes da Costa um grande “salão de carnaval", onde quem vem com a intenção de aprontar ,tem que pensar duas vezes, pois não tem pra onde correr.

Na visão do comando da PM, é possível dessa maneira,  otimizar o policiamento preventivo e diminuir consequentemente a ação de policiamento ostensivo e o mais importante, com um menor efetivo policial.

O CONSEG, no pouco tempo de sua existência iniciou um trabalho que hoje, resulta no sucesso do resgate do ”Carnaval Família” para a cidade de Antonina. Agora é só manter.

2 comentários:

  1. O Secretário de Obras e a máquina de picotar papéis

    Um servidor público estava saindo da Secretária de Obras quando vê o Secretário de Obras do município em frente à máquina de picotar papéis, com um documento na mão.

    - Por favor! - diz o secretário - Isto é muito importante e a engenheira, minha secretária já saiu. Você sabe como funciona esta máquina?

    - Lógico! - responde o servidor público. Ele liga a máquina, enfia o documento e aperta um botão.

    - Excelente! Muito obrigado. - agradece o secretário - Eu preciso só de uma cópia.

    ResponderExcluir
  2. A Voz do Povo:
    Sem polemizar,mas a quantidade de pessoas que esteve no carnaval deste ano ficou muito,muito abaixo a do ano passado.Tivemos recursos para o carnaval?sim,quanto?e como foi administrado este recurso?TRANSPARÊNCIA!Desde o inicio desta gestão não se apresenta "prestação de contas";02 anos com Luis Carlos,e agora com o Dr.Marcio Balera,será que a presidência da cãmara irá tomar alguma atitude.

    ResponderExcluir