quarta-feira, 28 de março de 2012

Demostenes Torres. Encurralado.




Por Luciana Marques e Gabriel Castro, na VEJA Online:

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, deve encaminhar nos próximos dias ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito para investigar o relacionamento entre o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e Carlinhos Cachoeira, chefe da máfia que controlava os caça-níqueis em Goiás. A informação foi divulgada por parlamentares da Frente Mista de Combate à Corrupção, que se reuniram nesta terça-feira com o procurador-geral, em Brasília.
Participaram do encontro o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), o deputado Francisco Praciano (PT-AM) e o deputado Paulo Rubem Santiago Ferreira (PDT- PE). A assessoria da PGR informou que Gurgel está analisando o caso e que tomará as medidas cabíveis em breve. Segundo o órgão, a investigação correrá sob sigilo.

A decisão do procurador-geral foi comemorada por parlamentares. “Todos nós ficamos contentes porque isso é um dever funcional da PGR”, disse o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA). “Gurgel poderia ter feito isso sem que nós apresentássemos a representação, mas ele preferiu assim”, completou. O pedido de abertura de investigação foi feito por PSOL, PT, PSB e PDT.
Os parlamentares cobraram do procurador-geral cópia do inquérito da Polícia Federal sobre o caso. Após a análise do documento na Corregedoria do Senado, os senadores decidirão sobre a necessidade de abertura de investigação também no Conselho de Ética. O líder tucano, senador Álvaro Dias (PR), avalia que a casa não deve começar a investigação do zero. “Há um inquérito e isso é suficiente para dissipar os questionamentos do Senado”, disse.

Afastamento

Na berlinda após as acusações, Demóstenes Torres pediu nesta terça-feira afastamento da liderança do DEM no Senado. O presidente do partido, senador José Agripino Maia (RN) vai substituí-lo no cargo.
Agripino não descartou a possibilidade de expulsão de Demóstenes do partido, assim como ocorreu com o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, em 2009. “O partido não vai hesitar nem um minuto em tomar as mesmas providências, se as evidências se mostrarem iguais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário