terça-feira, 29 de maio de 2012

Obra da Transpetro na Avenida Conde Matarazzo.

O que se espera é que com a construção da galeria plúvial na Avenida,se melhore consideralvelmente a vasão das águas que provocam enchentes no Jardim Maria Luiza . 


3 comentários:

  1. Tutuca que destino estão dando aos paralelepípedos retirados da Av. Conde Matarazzo? Bem que podiam terminar os históricos 200 m de calçamento faltantes na unica rua do Bairro Alto. Fico a disposição do município prá colaborar, afinal sou engenheiro de profissão, tenho muita experiência em obras.
    Modestamente.
    Mauricio Scarante (Masca)

    ResponderExcluir
  2. Desculpe dar meus pitacos...pois não sou engenheiro, mas me parece que as manilhas são pequenas demais para a vasão das águas. Consulte um bom engenheiro para confirmar meu achismo.

    ResponderExcluir
  3. Maurício,

    A informação que tenho é que esses paralelepídos serão sim usados para calçar alguns trechos no Portinho,Caixa D´Água,e na área rural e outros,mas não tenho conhecimento sobre programação de trabalho.Temos que prestar atenção também no material (camadas de asfalto) que está sendo retirado da avenida e poderá ser usado em diversos pontos da cidade.

    Ao amigo Bó...

    O que eu posso dizer é que também não sou engenheiro mas sou morador do Bairro e tenho algum conhecimento sobre o assunto.

    A melhoria na vasão das águas que descem do Morro e ficam represadas no Jardim ,dependem de um conjunto de medidas.

    O manilhamentodna avenida com certeza melhorará em muito a vasão das águas, mas outras ações terão que ser efetuadas, como a dragagem do leito natural do rio que vem após passar pela Avenida, passando pelo 29 de Maio e saindo ali ao lado do Bar Vagalume.

    Segundo os mais antigos aquele braço de maré ,a muitos anos, tinha uma profundidade de 3 a 4 vezes maior que a de hoje.É de fácil contatação que hoje o que temos ali é praticamente uma valeta.

    Outra situação no Jardim,é que cada morador que foi construindo a sua casa ao longo do tempo e cujo terreno passava o leito natural do rio, manilhou esse leito do rio com manilhas de pequena bitola,fazendo com o que o rio procure outro curso.

    Temos que contar também que aquela área da Avenida até a maré,está no nível do Mar. Logo ,quando coincidir, Chuva torrencial e Maré cheia a vasão natural das águas estará automáticamente prejudicada pois a maré alta se tornará uma represa natural das águas que descem do morro, passam pelo Jardim e desaguam no mar.

    Abraços.

    ResponderExcluir