quarta-feira, 27 de junho de 2012

Chuvas de 2011; Antonina X Teresópolis.


Rafael Lemos/Veja Em  10/04/2012

Só agora, um ano e três meses após da tragédia que matou mais de 900 pessoas na região serrana, o governo do estado do Rio e o município de Teresópolis conseguiram resolver o impasse para liberar o terreno onde serão construídas casas para os desabrigados. Nos próximos dias, o governo estadual fará um depósito de 11 milhões de reais referente à desapropriação da Fazenda Ermitage. É o fim de uma longa negociação. A área de 190 hectares dará lugar a um bairro com 1.600 moradias, construídas pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida .

Por Tutuca,

Comparando com Teresópolis, podemos constatar que a questão da construção das casas destinadas aos desabrigados do desastre natural de 2011 em Antonina, está em muito adiantada.

Vale lembrar que no caso específico de Antonina ainda houve um contratempo judicial na questão do terreno no Bairro do Batel, contratempo esse que atrasou por mais de 50 dias o início da construção das moradias. Já por lá conforme a matéria da Veja, a questão do terreno a serem construídas as casas, só foi definida agora no mês de abril/2012.

Outra situação que chama a atenção é que lá em Teresópolis, quem comprou o terreno foi o estado/RJ e aqui em Antonina,quem teve que arcar com a disponibilização e infraestrutura da área foi a própria prefeitura.

As casas em Teresópolis contarão com espaço de 50m², com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Já os apartamentos têm área de 42m², com os mesmos compartimentos.

Um comentário:

  1. 1. Nossa, que prefeitura heróica, a nossa! Foi lá, retomou o terreno que lhe pertencia e, com grana federal, está a construir as casas, creio que umas 60, o que é - afirmo aqui - uma bela iniciativa, uma das poucas do governo Canduca.
    2. Comparar os trâmites, prezado Tutuca, para desapropriar uma área para construção de 1.600 casas com a a retomada do terreno que já era da prefeitura aqui em Antonina, para construir menos de 100 residências, bem, é forçar um pouco a barra.
    3. Compare os prazos: em Teresópolis e em Antonina o tempo decorrido é, seja honesto, o mesmo, ou com uma diferença de uns poucos meses.
    4. Mas isso deve ser culpa do PT, não é mesmo, Tutuquinha?

    ResponderExcluir