quinta-feira, 16 de agosto de 2012

APPA apresenta primeiros resultados da dragagem.


Representantes da Colônia Z - 8 de Antonina estiveram presentes neste encontro.
A partir desta semana, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina coloca em prática a segunda etapa do Plano de Comunicação da dragagem de manutenção dos pontos críticos do Canal da Galheta. Além de apresentar os resultados da análise ambiental que antecedeu o trabalho, durante as reuniões as equipes ainda elaboram o Diagnóstico Socioambiental Participativo. Este faz parte do Programa de Educação Ambiental.

Na última terça-feira (14), as equipes da Appa e da DTA Engenharia, empresa contratada para a execução da dragagem, reuniram-se com os líderes comunitários das comunidades vizinhas, na Colônia de Pescadores Z1, em Paranaguá. Até o fim da semana, outras nove comunidades serão visitadas.

“Tão importante quanto manter a draga trabalhando é manter a comunidade do entorno informada. Assim garantimos segurança para a navegação e para a população. O objetivo de desenvolver planos de comunicação e educação ambiental – antes, durante e depois – é tirar as dúvidas e levar alternativas”, disse o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

RESULTADOS – De acordo Flavia Cristina Granato, oceanóloga da DTA, os resultados da campanha prévia à dragagem mostram um ambiente com boa qualidade ambiental. “Nenhum parâmetro químico atingiu o nível 1 da Resolução Conama 357/05, que diz respeito à qualidade de água nos parâmetros de Paranaguá (água salina e salobra)”, afirma.

Sobre a análise da área de despejo, a especialista comenta que esta “se mostrou altamente dispersiva, devido à sua localização (fora de barra), distância da costa (20 quilôemtros) e batimetria (profundidade)”. “Isso impede que os sedimentos retornem para a costa ou impactem locais importantes de pesca”, diz Flávia.

Novo monitoramento – Nesta semana também começou a 2ª Campanha de Monitoramento da água, sedimento, biota aquática e parâmetros oceanográficos, com coleta de dados no local. “Esta campanha corresponde ao monitoramento durante as atividades de dragagem. O objetivo principal é verificar se há alguma alteração significativa entre os dados adquiridos antes do início da dragagem e a situação durante a atividade”, afirma a oceanóloga.Agência de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário