domingo, 12 de agosto de 2012

Candidatos fichas-sujas ganham sobrevida

EM.COM.BR

O curto prazo que os promotores eleitorais terão para examinar os pedidos de registro de candidatura poderá acabar beneficiando fichas-sujas que pretenderem disputar as eleições municipais de outubro de 2012.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) terá cinco dias corridos para passar o pente-fino nas listas de prováveis concorrentes enviadas pelos partidos, conforme previsto em lei. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a Lei Ficha Limpa valerá a partir deste ano, o temor é de um acúmulo de apurações nas mãos dos promotores, que, além de investigar se os políticos têm condenações colegiadas, terão de averiguar outros pré-requisitos - que já eram previstos em disputas anteriores - para que o candidato obtenha o registro eleitoral.
O procurador eleitoral de Minas Gerais, Felipe Peixoto Braga Neto, afirma que o prazo é contra o interesse público. "Nas eleições de 2010 foram mais de 5 mil petições. É algo feito para dar errado", argumenta. Os cinco dias foram estabelecidos pelo Congresso Nacional em 1990. Uma mudança no prazo só pode ser feita por lei complementar. Na hipótese de falhar a peneira do Ministério Público, não há como impedir a ocorrência de candidaturas irregulares.

5 comentários:

  1. Celso: Tudo isso é só pra receber um misero salario de assessor? Não quer mais trabalhar, seu cachorro quente é o melhor da cidade e vc pode continuar ganhando muito dinheiro trabalhando honestamente. Para de direcionar a candidata que vai vencer como se fosse ficha suja através de suas insinuações. Vc sabe que ela teve inumeras denuncias infundadas e que ganhou todas na justiça, não queira ser inimigo gratuitamente de alguém que vai governar o municipio a troco de merrecas. Pense nisso. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Ao "amigo anonimo".

    Constatetei no seu comentário muitos equívocos,algumas ameaças,nada que não pudesse ser respondido se voce pelo menos tivesse a coragem de se identificar.

    O debate está em aberto, desde que voce se identifique.





    ResponderExcluir
  3. Tutuca, o anônimo está a te ameaçar nos mesmos moldes da velha política dos anos 90 na cidade. Eu me lembro, recém chegada por aqui, que qualquer coisa que se fizesse para criticar o "status quo" você sofria perseguição no trabalho, na vida pública e até na particular. Parece que o Sr. Anônimo está a sugerir que esses tempos estarão de volta, se por um acaso @ candidat@ dele for eleit@

    ResponderExcluir
  4. A cultura do anonimato que existe em Antonina é abjetamente repetida em época eleitoral.
    Escondidos sob biombos confortáveis, estes "valentões" ousam até mesmo ameaçar quem, como Tutuca, apresenta-nos suas posições e opiniões de forma aberta e clara, e paga o preço.
    Como sempre agi assim, inclusive dando caneladas - e muitas - em Tutuca, apresento aqui minha modesta solidariedade.

    ResponderExcluir
  5. Sonia e Paulo,
    Agradeço desde já pelas palavras.

    Todavia posso dizer que estarei firme até o final no meu propósito que é trabalhar para a vitória da candidatura Zé Paulo.

    A minha opção é calçada pelo livre arbítrio e pela democracia.

    Se o "amigo anonimo" subentende que eu sou um "inimigo",esse é um problema exclusivo dele e caso queira levar a situação para o lado pessoal,"os dois lados" terão que arcar com as consequências. É esperar pra ver.

    ResponderExcluir