domingo, 30 de setembro de 2012

Sinais da ditadura ou; O jeito 45 de ser...



Fonte ferramentasblog
A internet tem se mostrado como um grande espaço para debates, confronto de idéias, manifestações e mobilização social. Tem seu lado ruim e é mal usada por diversos grupos e pessoas. Mesmo assim, os benefícios de um espaço de comunicação como esse são maiores, é mais democrático que outros meios e, acessível para praticamente qualquer pessoa. O que está em jogo aqui é nossa liberdade de expressão e direito à informação, juntamente com nossa responsabilidade individual.
Um dos assuntos mais complexos que temos que abordar hoje em dia é a relação entre “Liberdade de expressão Vs. Responsabilidade” quanto ao uso da internet e seus meios. Nós blogueiros estamos no meio do fogo cruzado, principalmente por sermos protagonistas de um novo meio de comunicação e propagação da informação.
O melhor da internet hoje é que já não dependemos mais dos grandes meios de comunicação, nem de dinheiro, equipamentos, equipes e profissionais, para fazermos nossa voz ser ouvida e propagada. Cada indivíduo com um computador, tablet ou celular com acesso à internet pode ter seu blog ou um perfil em rede social, até mesmo um simples e-mail, e fazer voar pela rede o que achar conveniente para suas interações.

Não somos empresas, nem órgãos de comunicação ou entidades. Somos pessoas, indivíduos conversando sobre o que queremos, com quem queremos e de forma direta, sem intermediação de terceiros, sem nos deixar levar por opiniões alheias (ou nos deixando levar, mas escolhendo quem realmente nos influencia).

Sim. Podemos escolher quem vamos deixar nos influenciar. Não estamos presos aos poucos canais da TV ou aos poucos jornalistas canonizados pela mídia tradicional. Nem mesmo a propaganda convencional tem sido eficiente para vender produtos ou serviços, onde até a linguagem da política está precisando ser repensada.

Isso não nos exime da responsabilidade, das leis e do Direito. A democracia plena para a liberdade de expressão prescinde o direito do outro, o espaço do outro. A internet não é lugar sem lei ou sem regras, não é um vale-tudo. Não tenho a resposta sobre tudo isso e ainda vamos levar algum tempo para saber como usar efetivamente a internet. Mas ainda é melhor do que tudo o que já tivemos.


Por Tutuca,

Este texto traduz de maneira bem sintetizada o que são os blogs e como devemos nos manifestar perante a opinião pública.

Existem pessoas que pensam que ainda estão no tempo da ditadura...

Seria neste caso, qualquer semelhança uma mera coincidência??? 
 
É só lembrar do caso de Pontal do Paraná,onde um certo deputado , sem representação nenhuma no cenário político do estado, e digá-se de passagem, sem nenhum serviço prestado à nossa querida Antonina, foi flagrado em vídeo tentando de maneira anti democrática  "tirar da jogada" uma pessoa que era contra o candidato apoiado por este.

Estarei presente nesta segunda feira no fórum da cidade a fim de me interar sobre uma representação impetrada contra o BLOG DO TUTUCA/CELSO WISTUBA.   

A leitura que faço deste ato é que se trata de uma clara tentativa de intimidação contra quem de maneira democrática vem ao longo deste período eleitoral se manifestando CONTRA OS INTERESSES dos poderosos.
 
Em breve trarei  informações detalhadas sobre esta situação.
 
UM ABRAÇO À TODOS.

7 comentários:

  1. Na condição de um dos seus desafetos favoritos, receba minha irrestrita solidariedade.

    ResponderExcluir
  2. Tutuca, embora tenhamos diferentes posições políticas, conte comigo, se a sua liberdade de expressão foi cerceada.

    ResponderExcluir
  3. Outra coisa: nós, blogueiros, precismos nos unir contra esses abusos.
    Conte comigo!

    ResponderExcluir
  4. Tutuca
    estou tomando conhecimento disso agora, mas conte com minha solidariedade,

    abraços,

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO Á TODOS PELA MANIFESTAÇÃO DE APOIO.

    Estive no fórum para acompanhar esta situação e fui informado que a juiza "indeferiu" a representação contra o Blog do Tutuca/Celso Wistuba.

    O motivo foi a falta de consistência nos argumentos apresentados pela candidata Munira Peluso.

    Um abraço à todos.


    ResponderExcluir